Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668949) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28474013
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Existe um sistema de custeio, em que a contabilidade de custos tem a preocupação de determinar e controlar os custos por meio dos departamentos, setores, processos produtivos e após essa determinação ela faz a divisão destes custos pela quantidade produzida durante determinado período. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sistema de custos fixos.
	 b)
	Sistema de acumulação por processo.
	 c)
	Sistema de custos conjuntos.
	 d)
	Sistema de acumulação por ordem.
	2.
	O custo padrão também pode ser analisado como um objetivo fim ou uma meta para os produtos da organização, pois considera todas as características da cadeia de produção, possuindo assim, três tipos de classificação. Sobre essas classificações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Parcial, estipulado e ideal.
	 b)
	Corrente, estimado e parcial.
	 c)
	Estipulado, ideal e corrente.
	 d)
	Ideal, estimado e corrente.
	3.
	Por meio do custo padrão é possível fazer a cobrança de responsabilidades dentro da organização. O custo padrão também pode ser analisado como um objetivo fim ou uma meta para os produtos da organização, pois considera todas as características da cadeia de produção. Sobre o custo padrão ter alguns objetivos principais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Calcular um custo padrão para o produto.
(    ) Fazer a consideração parcial do custo do produto.
(    ) Determinar o custo real.
(    ) Antecipar as possíveis variações, analisando as possíveis causas e efeitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A contabilidade de custos é imprescindível para a determinação de lucro da organização no controle de suas operações, pois se tem a necessidade de saber o que de fato se está fazendo e na tomada de decisões, para que, a partir de então, as ações de produção e prestação de serviços sejam realizadas. Portanto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A departamentalização dos custos é um método que deve ser evitado, pois não permite o controle e o rateio de forma mais adequada dos custos indiretos de fabricação.
(    ) O equivalente de produção é uma forma de atribuição de custos unitários de produção a bens fabricados na sistemática da produção por processo.
(    ) O pressuposto do sistema de custeio ABC é atribuir mais custos indiretos de fabricação aos produtos que são mais representativos no faturamento total da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	Saber como diferenciar despesas e custo pode ser um desafio para muitas pessoas na hora de classificar seus gastos. Saber o que consiste cada um destes termos, no entanto, é essencial para uma gestão eficaz dos negócios e para não ter problemas na contabilidade. Sobre os custos e as despesas de uma empresa que produz dois tipos de tecido de algodão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A depreciação do prédio onde funciona a fábrica é um custo fixo indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio variável.
	 b)
	O algodão consumido na produção é um custo variável direto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
	 c)
	Os gastos com propaganda, específicos para um dos dois tipos de tecido, são um custo fixo direto e devem compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
	 d)
	O valor referente às horas trabalhadas pela supervisão da produção, comum aos dois tipos de tecido e cujo salário é mensal, é um custo variável indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio pleno.
	6.
	Na apuração de custos, existe o método de custeio por absorção e o método de custeio variável. Quando considerar o método de custeio por absorção, é necessário um referente para estabelecer o rateio dos custos indiretos. Sobre os conceitos desse sistema de custeio e a departamentalização dos custos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O método de rateio direto é o único que pode ser aplicado na hora de distribuir os custos indiretos aos produtos produzidos.
	 b)
	O método de rateio por meio da departamentalização (montagem, acabamento e distribuição) tem como objetivo corrigir algumas iniquidades recorrentes da aplicação por rateio direto ao produto.
	 c)
	O método de rateio direto é o melhor, pois não produz margem de erro no momento de interpretar os custos indiretos nos diversos produtos produzidos.
	 d)
	A apuração de custos indiretos por meio de rateio e por meio da departamentalização é a maneira de enxergar como os custos variáveis impactam nas receitas de uma instituição e nos projetos de investimento.
	7.
	Em algumas fábricas, é possível produzir dois ou mais produtos acabados a partir de uma única matéria-prima ou de um único processo de produção. A partir da mesma matéria-prima formam-se diversos produtos. Nesse tipo de produção surgem diferentes tipos de custos. Sobre esses custos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Custos fixos que são atrelados a despesas obrigatórias da empresa.
	 b)
	Custos indivisíveis, não identificáveis com os produtos.
	 c)
	Custos rateados por cada tipo de produto, atrelados aos impostos que devem ser recolhidos em virtude de se usar um único processo de produção.
	 d)
	Custos variáveis, pois são atrelados a toda matéria-prima.
	8.
	Os métodos de custeio das organizações são ferramentas importantíssimas, uma vez que um método de custeio é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização no atual mundo globalizado. Nesse sentido, pode-se enfatizar que os métodos de custeio têm o intuito de informar o custo preciso dos produtos, para assim poder se estabelecer o preço, a produção de novos produtos ou o abandono de produtos que não dão retorno financeiro à organização. Sobre os métodos de custeio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custeio baseado em atividades.
II- Custeio por absorção.
III- Custeio variável.
IV- Custeio pleno ou RKW.
(    ) Método que aloca os custos variáveis aos produtos e considera os custos fixos como despesa do período, afetando o resultado desse período.
(    ) Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos.
(    ) Procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, por meio da utilização de direcionadores de custos.
(    ) Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	9.
	O método de custeio por absorção possui fatores positivos e negativos quando da apuração dos custos. O custo por absorção reconhece os custos diretos de acordo com o consumo desses custos, e os custos indiretos são reconhecidos de acordo com algum critério de rateio. Um dos fatores positivos do método de custeio por absorção é a fixação de preços de venda mais reais, pois engloba todos os custos da empresa nos custos unitários dos produtos. Sobre os outros fatores positivos desse método, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atende à legislação fiscal.
(    ) Não evidencia a capacidade ociosa da entidade.
(    ) Os critérios de rateio nem sempre são justos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F -F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - F - V.
	10.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	 a)
	3.510,00.
	 b)
	4.420,00.
	 c)
	3.600,00.
	 d)
	3.900,00.

Mais conteúdos dessa disciplina