Buscar

História da América: da mesoamérica à contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 1
1.A historiografia atual sobre o processo de independência das colônias ibéricas, trouxe novas questões e olhares para pensarmos esse cenário de maneira mais ampla. Nesse sentido, para essa nova perspectiva é correto afirmar que:
R: B - A historiografia atual sobre os processos de independência nas colônias ibéricas, defende que é necessário estar atento as especificidades desses processos, pois cada contexto apresenta particularidades próprias.
2. Conhecer e valorizar o patrimônio arqueológico nacional é de grande importância. Para isso, se faz necessário sabermos mais acerca dos pesquisadores e suas respectivas pesquisas em andamento no Brasil. Sobre a arqueologia brasileira, assinale a alternativa correta:
R: B - A arqueóloga Niéde Guidon foi responsável por escavar e encontrar vestígios arqueológicos que derrubaram a Teoria Clóvis, pois datavam de mais de 30 mil anos, ou seja, anterior a hipótese de povoamento que acusava os primeiros humanoides de habitarem a América por volta de 11 mil anos atrás.
3. A multiplicidade de grandes descobertas arqueológicas na América desestruturou e abalou várias teorias e vertentes de pensamento acerca do povoamento do continente. Para isso, novas teorias e hipóteses foram levantadas. Sobre as novas de compreensão do humanoide americano, assinale a alternativa correta:
R: B - Atualmente, defende-se a ideia de que a América recebeu várias correntes migratórias, em diferentes épocas e penetrando continente adentro por diferentes locais. Prova disso é a variedade de traços genéticos encontrados nos fósseis americanos.
4. O povoamento da América é uma das temáticas abordadas pela História e pela Arqueologia que mais possui hipóteses, teorias e controvérsias sobre esse fenômeno. É sabido que, com a descoberta de novos vestígios e artefatos, os entendimentos sobre os primeiros habitantes americanos caem em desuso ou são comprovados. Sobre as teorias do povoamento americano, assinale a alternativa correta:
R: E - O sítio arqueológico de Pedra Furada (PI), foi fundamental para o desuso da Teoria Clóvis. Nesse sítio foram encontrados importantes vestígios arqueológicos, como vasos, pinturas rupestres e objetos de cerâmica que datam de 35 mil anos atrás, ou seja, 20 mil anos a mais do que as datas propostas pela hipótese de Bering.
5. A Historiografia sobre a Colonização na América passou por várias interpretações ao longo dos anos. Essas mudanças paradigmáticas da historiografia foram fomentadas por um deslocamento central de análise das grandes sínteses e modelos que enfatizam também aspectos do cotidiano, da cultura e da sociedade. Nesse sentido, a respeito do pensamento marxista sobre a Colonização, é correto afirmar que:
R: A - A interpretação marxista sobre a Colonização da América foi predominante na primeira metade do século XX e acreditava que a América Latina serviria apenas para acumulação e exploração por parte das metrópoles europeias.
6. A arqueologia americana é bastante rica e explorada. Sobre os sítios arqueológicos encontrados na América, assinale a resposta correta:
R: B - No sítio arqueológico de Monte Alegre, no Pará, a arqueóloga Ana Rooselvet encontrou cerâmicas de dez mil anos atrás. Para a teoria de Clóvis, quanto mais ao sul, mais recente era o povoamento, portanto, os objetos encontrados derrubaram essa hipótese.
7. A arqueologia americana é bastante rica e explorada. Sobre os sítios arqueológicos encontrados na América, assinale a resposta correta:
R: D - O C-14 também é capaz de identificar e datar matéria inorgânica, como rochas, minerais e outros elementos que reajam quimicamente com o carbono.
8.  historiografia sobre a independência das colônias ibéricas durante a primeira metade do século XX tentou trazer comparações entre essas independências com a independência das treze colônias. As questões apresentadas por essa corrente de pensamento sobre o processo ocorrido na América Latina, perdurou até a segunda metade do século XX, quantos outras interpretações começaram a questionar a primeira proposta. De acordo com a historiografia sobre a independência dos países latino americanos escrita na primeira metade do século XX, é corretor afirmar que:
R: E - Segundo a historiografia sobre a independência das colônias ibéricas durante a primeira metade do século XX, esse processo foi marcado por mais continuidades do modelo colonial do que rupturas de fato, chegando a acreditar que nem as ideias de liberdade se concretizaram efetivamente, diferente do que aconteceu nos EUA.
9. Os povos tainos, ou arawaks, eram uma cultura pertencente a Mesoamérica. Sobre suas principais características sociais e do seu cotidiano, assinale a alternativa correta:
I - Os tainos habitavam núcleos urbanos organizados, com a construção de templos, estruturas prediais burocráticas e também a presença de palácios e grandes avenidas comerciais.
II - No que diz respeito aos aspectos administrativos dos tainos, eles eram governados por um chefe guerreiro, com várias esposas e que herdavam seus cargos via linhagem materna.
III - Eram povos que praticavam a agricultura, em destaque ao cultivo de batata doce, goiaba, papaia, abacaxi, tabaco e algodão e complementavam sua alimentação com o consumo de carnes de peixes, mexilhões, tartarugas e caranguejos.
R: E - II e III são corretas.
10. Sobre os aspectos principais da sociedade asteca, assinale a alternativa correta:
I - Era uma sociedade organizada com atividades e funções específicas. No topo havia a figura do imperador, denominado Huey Tlatoani; a nobreza e os cidadãos comuns constituíam os demais grupos sociais.
II - O imperador era o representante da divindade Tezcatlipoca. Não era um cargo hereditário, mas sim escolhido através de eleições realizadas por um conselho de nobres.
III - Para se tornar imperador, bastava ser escolhido pelo corpo de nobres, uma vez que rituais de guerra, oferendas e sacrifícios diziam respeito somente as esferas espirituais e não políticas dos astecas.
R: C - I e II são corretas.
11. Sobre a hipótese transoceânica Ibérica, assinale a alternativa correta:
I - Vestígios materiais encontrados na costa litorânea da América do Norte abriram discussões sobre a hipótese de uma rota ibero-americana, alimentando uma entusiástica ideia de que nossos ancestrais eram da região da atual Espanha e Portugal.
II - Para os arqueólogos Bruce Bradley e Dennis Stanford, os humanoides vieram das regiões da Aquitânia francesa e da região basco-cantábrica sentido litoral da América do Norte para, em seguida, descer sentido litoral sul da América.
III - Os exames de DNA e outros métodos de avaliação anatômica derrubaram a chamada Hipótese Solustrense ao mostrarem cientificamente que não havia fósseis com herança genética ibérica.
R: E - Todas as assertivas são corretas.
12. O xamanismo é alvo de grandes e complexas discussões antropológicas. Foi também uma prática religiosa bastante comum nas sociedades mesoamericanas. Sobre as principais características do xamanismo, assinale a alternativa correta:
R: D - São rituais envolvendo corpo e espírito, além de práticas de cura com plantas, bebidas e a alteração de consciência. Trata-se de uma visão de mundo coletiva, atribuída por um determinado grupo a determinados aspectos que compõe suas vidas.
13. Acerca das mudanças metodológicas na pesquisa histórica no século XX e as renovações no campo historiográfico da História da América, assinale a assertiva correta:
I - As renovações na pesquisa, a partir dos Annales reforçaram o diálogo com novas ciências auxiliares, como a Arqueologia, Antropologia, Bioantropologia e a Linguística.
II - A ampliação do conceito de fonte histórica e uma nova releitura das narrativas históricas tradicionais através de uma nova perspectiva, propiciou um estudo da História da América longe da perspectiva eurocêntrica, ou seja, compreender a Mesoamérica, Brasil e outros povos nativos a partir deles mesmos e de suas próprias produções materiais.
III - Para estudar a História da América é preciso discernir e separar atravésda crítica textual e a análise da fonte os discursos construídos. Por isso é essencial saber quem, quando e onde foi escrito ou produzido determinado material para inseri-lo na criticidade da fonte.
R: D - Todas as assertivas são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina