Buscar

PASSEI DIRETO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
	
		
	
	
	
	
	
	
	 
	EEL0038_202008481473_ESM
	
	
	
	 
		
	
		1.
		Considerando a Pedagogia como ciência da educação, analise as proposições a seguir:
I - Numa abordagem de cunho epistemológico, pretende-se mostrar a necessidade de pensar a Pedagogia como Ciência da Educação. Referir-se ao epistemológico significa aludir a uma reflexão crítica sobre o conhecimento científico em geral (fundamentado, justificado e validado) e a como tal conhecimento é produzido nas suas muitas vertentes.
II - A Epistemologia, ao abordar o conhecimento científico, reconhece o quanto a Ciência é indispensável. Atualmente, sem dúvida, é a principal área do conhecimento. Apesar disso, não se pode deixar de considerar as demais áreas: a Filosofia, a Arte, a Teologia e o senso comum.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A afirmação II está correta e complementa a afirmação I.
	
	
	A afirmação II está errada e a I está correta.
	
	
	A afirmação I está correta mas não se relaciona com a afirmação II.
	
	
	A afirmação II está correta, mas não se relaciona com a afirmação I.
 
	
	
	A afirmação I está errada e a II está correta.
	
Explicação:
As duas afirmações estão corretas e se relacionam entre si.
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando o campo da Epistemologia, é incorreto afirmar
	
	
	
	O termo Epistemologia é usado atualmente como teoria do conhecimento, isto é, como forma de representar e estruturar o conhecimento humano.
 
	
	
	A Epistemologia trabalha com conceitos verdadeiros e absolutos. 
 
	
	
	No campo da Epistemologia, métodos podem ser refutados; resultados, discutidos; discursos, negados. 
 
	
	
	A Epistemologia é vivenciada na forma de pesquisa, que  não se fecha em uma verdade, mas em um valor atrelado ao conhecimento e à sua busca.
 
	
	
	A  Epistemologia considera o objeto investigado de forma ampla e complexa, sua história, sua relação com outros desenvolvimentos, e a certeza de ampliação e revisão constante dos saberes.
 
	
Explicação:
Na Epistemologia, não existe forma certa ou errada (verdades absolutas), mas desenvolvimento, busca humana pelo conhecimento. Métodos podem ser refutados; resultados, discutidos; discursos, negados; mas a Epistemologia é vivenciada na forma de pesquisa, na sua organicidade e melhora constante. Epistemologia é considerar o objeto investigado de forma ampla e complexa, sua história, sua relação com outros desenvolvimentos, e a certeza de ampliação e revisão constante dos saberes.
 
	
	
	 
		
	
		3.
		A formação integral e a construção do sujeito implicam em reconhecer:
I- A Formação Integral entende o sujeito para além de sua condição cognitiva, considerando seus afetos, suas dimensões sociais, psicológicas, físicas e sua inserção necessária em um contexto de relações.
II- A Formação Integral entende o sujeito apenas na sua condição cognitiva;
III-A autonomia, a liberdade e a responsabilidade são apectos que devem ser considerados no processo educacional.
IV- A autonomia, a liberdade e a responsabilidade são apectos que não precisam ser considerados na formação integral do sujeito.
	
	
	
	apenas I e III
 
	
	
	apenas I, II e IV
 
	
	
	apenas  II, III e IV
 
	
	
	apenas I e II
	
	
	apenas II e III
 
	
Explicação:
I- A Formação Integral entende o sujeito para além de sua condição cognitiva, considerando seus afetos, suas dimensões sociais, psicológicas, físicas e sua inserção necessária em um contexto de relações.
III-A autonomia, a liberdade e a responsabilidade são apectos que devem ser considerados no processo educacional.
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a História da Filosofia da Educação, analise as afirmações a seguir:
I - A Filosofia teve origem na Grécia Antiga. Um dos principais filósofos da época foi Platão, que percebia o homem em duas realidades: inteligível e sensível. Nesse contexto, a Educação deveria usar métodos de debate e conversação, permitindo que o aluno alcance o conhecimento por meio de descobertas.
II - Na Idade Média, a Educação era responsabilidade da Igreja, que era a única encarregada por educar e formar.
III - A Idade Moderna iniciou um processo de separação entre Religião, Filosofia e Ciência. Nesse cenário, a família e a escola foram redefinidas em seus papéis na formação do sujeito: a família educava para a vida, enquanto a escola ensinava os saberes sistematizados. Essa formação foi enfatizada com o Iluminismo, que trouxe a necessidade de escolarização dos jovens, inaugurando a noção de uma escola pública.
IV - A Educação na Idade Contemporânea deve ser concebida por todos os sujeitos que atuam nesse processo, com o objetivo de permitir o desenvolvimento do aluno sem qualquer limitação. Essa exigência traz a necessidade de uma nova Filosofia, que pense e valorize o sujeito.
V - A Filosofia Contemporânea serve para que o aluno possa dialogar com a própria capacidade de construir o seu conhecimento. Além disso, aportada no sujeito, por exemplo, ela dá sentido à ruptura com o ensino pautado na transmissão, demonstrando que o único sentido possível é o da aprendizagem.
Estão corretas somente as afirmações:
 
	
	
	
	I, II, III, IV e V
	
	
	III e V
	
	
	I e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, IV e V
	
Explicação:
Todas as afirmações estão em consonância com a História da Filosofia da Educação.
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a alternativa que está descontextualizada ao conceito de Pesquisa Cientifica:
	
	
	
	Os resultados de uma pesquisa científica decorrem de pensamentos rigorosos, isto é, aqueles que se referem, principalmente, a um objeto, mediante um método e são lógicos, coerentes, não contraditórios.
	
	
	O conhecimento humano implica certa reflexão com relação ao que se conhece.
	
	
	A pesquisa científica deve fazer parte da formação do professor, pois é dessa forma que ele será capaz de interpretar a sua realidade e, assim, dar sentido à ação educativa.
	
	
	Somente os estudantes que chegam a um curso de pós-graduação stricto sensu têm ideia do que seja uma pesquisa científica.
	
	
	A metodologia da pesquisa possibilita entender o porquê de as ciências serem qualificadas como rigorosas.
	
Explicação:
A pesquisa científica é inerente a todas as etapas da educação formal na vida de um estudante, não somente nos curso de pós-graduação.
	
	
	 
		
	
		6.
		Ao considerarmos alguns fatores históricos como desencadeadores a construção de uma nova proposta científica de análise e compreensão da sociedade, associe corretamente cada momento histórico ao seu contexto apresentado nas proposições a seguir:
1 - Movimento filosófico que se propunha a questões sobre o funcionamento social, debates abordando formas políticas, sociais e econômicas.
2 - Estrutura econômica que fortalecia o papel dos governos na economia, provocando acúmulo de capital.
3 - Marco de ruptura burguesa assumindo o poder. Tem reflexos nas independências das Américas e na mudança de sistemas políticos e econômicos por toda a Europa, consolidando o pensamento iluminista como símbolo de um novo mundo.
4 - Movimento intelectual que propunha romper com as tradições intelectuais medievais, retomando ideias do mundo grego.
	
	
	
	1 - Renascimento, 2 - Mercantilismo, 3 - Revolução Francesa, 4 - Iluminismo
	
	
	1 - Iluminismo, 2 - Mercantilismo, 3 - Revolução Francesa, 4 - Renascimento
	
	
	1 - Mercantilismo, 2 - Iluminismo, 3 - Revolução Francesa, 4 - Renascimento
	
	
	1 - Revolução Francesa, 2 - Renascimento, 3 - Iluminismo, 4 - Mercantilismo
	
	
	1 - Iluminismo, 2 - Revolução Francesa, 3 - Mercantilismo, 4 - Renascimento
	
Explicação:
Essa é a alterntativa que associa corretamente cada momento histórico ao seu contexto.
	
	
	 
		
	
		7.
		Para Durkheim, "a Educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta", que deveria seguir em forma de um processo eficiente, buscando o melhor desenvolvimento possível da comunidade na qual a Escola estivesse inserida. A partir dessa afirmaçãofundamentada em Durkheim, leia atentamente as afirmações a seguir:
I - A construção do ser social, feita em boa parte pela Educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo em um grupo. O ser humano, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
II - A Educação para Durkheim tinha um papel de garantir que a sociedade humana não se perdesse em uma tábula rasa, ou seja, o homem não traz elementos definidos de antes do nascimento; todas as relações e construções vêm da relação com o mundo e cada indivíduo preenche a sua tábula ao longo da vida, sendo a garantia da continuidade dos valores morais, religiosos, políticos e científicos de uma sociedade.
III - A função de todos que optam por atuar na Escola é garantir a compreensão desses fatores, o que avaliza o processo social.
IV - Durkheim e sua teoria recebiam a denominação de funcionalista até por conta da percepção de uma sociedade que funciona como um relógio. Para que efetivamente haja precisão, é necessário que cada um entenda e reproduza plenamente seu papel social. Dinâmicas de ruptura, de quebra dos processos, mesmo que em busca de uma ascensão social, deveriam se reprimidas.
Estão corretas somente as afirmações:
	
	
	
	I e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e III
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II, e III
	
Explicação:
Todas as alternativas estão relacionadas ao pensamento de Durkheim sobre Educação.
	
	
	 
		
	
		8.
		Um dos fundadores de uma Antropologia social, de uma etnografia funcionalista. Mais do que o detalhamento de suas teorias, o que nos interessa é perceber sua proposição do que é função da etnografia. Percebia-se a possibilidade de outra sociedade, outra forma de entender a humanidade, sem a proposição de hierarquização que fundamentava o movimento anterior. 
	
	
	
	Malinowski
	
	
	Franz Boas
	
	
	Claude Lévi-Strauss
	
	
	Clifford Geertz
	
	
	Marcel Mauss
	
Explicação:
Percebia-se a possibilidade de outra sociedade, outra forma de entender a humanidade, sem a proposição de hierarquização que fundamentava o movimento anterior. Isso levou finalmente à percepção da existência do outro.
	
	
	 
		
	
		9.
		Em relação aos indicadores educacionais, podemos afirmar:
I- Os indicadores são unidades de medida estabelecidas para que se tenha um meio para avaliar se os objetivos e metas definidos por uma organização, por uma escola ou por uma pessoa foram alcançados.
II- Com uso de um sistema de indicadores, é possível realizar a medição e a consequente avaliação do nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo.
III- A utilização de indicadores no campo da gestão escolar não representa grandes benefícios, uma vez que não permite entender e medir o desempenho como um todo, mesmo com o uso de um painel de indicadores-chave para monitorar o conjunto das operações.
	
	
	
	Os itens I e II apresentam enunciados VERDADEIROS, mas o item III é FALSO.
 
	
	
	O item II apresenta enunciado VERDADEIRO, mas os itens I e III são FALSOS.
	
	
	Os intes I e II apresentam enunciados FALSOS, mas o item III é VERDADEIRO.
 
	
	
	O item I apresenta enunciado FALSO, mas os itens II e III são VERDADEIROS.
 
	
	
	 O item I apresenta enunciado VERDADEIRO, mas os itens II e III são FALSOS.
 
	
Explicação:
A utilização de indicadores para suportar a gestão organizacional (e a escolar) pode trazer grandes benefícios, pois isso permite entender e medir o desempenho como um todo, usando um painel de indicadores-chave para monitorar o conjunto das operações.
 
	
	
	 
		
	
		10.
		Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica que auxilia:
I - mensuração do progresso das organizações rumo às suas metas de longo prazo
II -  visão de objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos.
III - monitoramento do desempenho da organização em pontos críticos para seu sucesso, a partir da escolha de objetivos vinculados à perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos de trabalho e do aprendizado e crescimento das pessoas e da organização. 
Marque a única opção correta sobre Balanced Scorecard:
	
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	III está correta.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração do progresso das organizações rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da visão em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos. O BSC monitora o desempenho da organização em pontos críticos para seu sucesso, a partir da escolha de objetivos vinculados à perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos de trabalho e do aprendizado e crescimento das pessoas e da organização.

Continue navegando