A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
Controle interno na gestão pública - um estudo de caso da controladoria geral municipal no estado de Alagoas

Pré-visualização | Página 5 de 12

Entretanto, na realidade ocorre uma coexistência em todos os modelos de gestão, na própria gestão burocrática por exemplo, existia traços do patrimonialismo e do gerencialismo.
Essa coexistência é descrita por Zwick et al. (2012) que mencionam uma ocorrência de hibridização entre os modelos de gestão, não sendo implantado 100% do modelo em vigor, existindo evidências de todos os modelos na gestão pública, ou seja, no período de gestão gerencial, existe também características patrimonialistas e burocráticas.
Levando em consideração o autor e o que foi mencionado sobre a administração pública, é notável que essa mesclagem da administração pública no Brasil ocorre até dias atuais. No período administração burocrática existia o DASP que era uma instituição com caráter administrativo gerencial e a corrupção, um ato oriundo do patrimonialismo, comprovando essa mesclagem da gestão pública brasileira quanto aos seus modelos e até momentos presentes, na gestão gerencial, atos patrimonialistas e burocráticos fazem parte da administração pública.
2.2 TIPOS DE CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Além da busca pela eficiência e resultados na nova gestão, o gerencialismo trouxe com grande força de implementação o controle. Na administração pública, Carvalheiro e Flores (2007), destacam que o controle é exercido em decorrência de imposições constitucionais. Os autores ainda citam que, pesquisando na Carta Magna, dois tipos de controle são enaltecidos, o controle externo e o interno, mas também está sendo validade pela administração o controle social.
A seguir será apresentado conceitos e características sobre cada tipo de controle mencionado.
2.2.1 Controle Social
Para Motta (1979) o controle social, em uma explanação ampla de conceito, é entendido como a participação da sociedade perante os atos praticados pela administração pública, seja de forma coletiva ou individual. O autor ainda acrescenta que essa participação ocorre por diversas formas, seja comparecendo a reuniões promovidas pelas prefeituras ou governo do Estado, ou ainda utilizando meios eletrônicos como o portal de transparência dos três entes federados ou solicitações diretas utilizando a lei de acesso à informação.
Motta (1979) ainda afirma que, o controle social está intimamente relacionado ao processo e resultado da movimentação da sociedade pela luta em garantir seus direitos humanos e sociais, com isso, setores sociais que assumem posição emancipadora enfrentam forças que são muitas vezes opostas a sua opinião e objetivos na atual sociedade capitalista que vivencia o século XXI.
A administração pública, enquanto provedor de serviços essenciais à população, deve buscar, dentre seus objetivos, o fortalecimento do sistema de controle social da administração eleva a transparência, o combate a corrupção, promove a valorização do serviço público, entre outros (MATIAS-PEREIRA, 2012).
Gurgel e Justen (2013) definem controle social como a participação, individual ou coletiva, de cidadãos na composição e no provocar dos órgãos administrativos, com base na legislação, para a defesa do patrimônio público e dos direitos fundamentais idealizados pela Constituição Federal. Eles apontam que o controle social, no decorrer dos tempos e ao ser inserido como direito humano para a sociedade e ainda previsto em lei, não serve somente para o cidadão, mas também para o próprio governo quanto a cumprimento legal de direitos e uso de seus princípios para segmento ético da administração pública.
De forma objetiva, o controle social é a participação da comunidade na gestão pública (POSSAMAI; SOUZA, 2020). Apontam que essa mesma participação pode ocorrer de duas maneiras, a maneira direta, quando ela é feita por um cidadão ou grupo de pessoas sem a participação ou intermediação de algum órgão ou entidade pública, que seria um canal entre a população e o governo, é a própria sociedade fazendo o controle. Afirmam também que o modo indireto é a participação do povo, utilizando algum mecanismo disponível ou entidade disponibilizado para seu atendimento, ou seja, existe intermédio de alguma organização, um canal entre o povo e a gestão pública.
Possamai e Souza (2020), ainda mencionam que uma das formas de ocorrer o controle social é por meio do portal de transparência. Ainda mencionam que este portal apresenta informações acerca das ações realizadas pela administração pública, como o orçamento, as metas orçamentárias, dentre outras informações. Ele está presente nas três esferas do governo, o municipal, estadual e nacional, a Lei Complementar N° 131, de 27 de maio de 2009 prevê toda regulamentação sobre o que o portal apresenta levando em consideração quais informações a sociedade terá acesso por meio dele (BRASIL, 2009). 
A Lei Complementar n° 131/2009, define que os dados devem estar sempre atualizados no portal, ficando vedado aqueles que são informações sigilosas, as demais, incluindo orçamentárias devem estar em constante atualização para maior transparência das instituições públicas para com a sociedade. Além disso, define em seus artigos as informações apresentadas nos portais de transparência em seus respectivos poderes, assim como defini que tanto pessoas jurídicas como físicas terão o mesmo tipo de acesso às informações lá disponibilizadas (BRASIL, 2009).
A LC n°131/2009 alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) referente a transparência na gestão fiscal com inovação na disponibilização dos dados de execução orçamentária em tempo real da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A LC nº 131/2009 define que todos os entes federados deverão disponibilizar informações sobre suas receitas e despesas (BRASIL, 2009).
 Quanto às despesas deverá ser divulgado, segundo a CNM, todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado. Sobre as receitas, o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários (BRASIL, 2009).
Regulamentada pelo Decreto n° 7.185, de 27 de maio de 2010, que define os sistemas integrados na administração financeira e de controle público, a LC nº 131/2009 prevê que todos os entes possuem obrigação em liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, não sendo necessário ser por um portal de transparência, mas sim por um único meio de acesso e em tempo real, que significa disponibilizar informações em local de amplo acesso público. Esses dados são liberados até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no respectivo sistema, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento (BRASIL, 2010).
Além da transparência, outra lei que serve como meio para o controle social, como também para o controle externo, é a Lei de Acesso à Informação (Lei N°12.527, de 18 de novembro de 2011, LAI) sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff (BRASIL, 2011). Conforme Possamai e Souza (2020), essas duas leis diferem quanto a seus objetivos, embora sua finalidade seja fornecer informações sobre a administração do governo para a população, a Lei de Transparência tem por objetivo instruir o governo a fornecer informações orçamentárias e outras ações em um meio que tenha amplo acesso pela sociedade em tempo real e que seja de fácil compreensão pelos usuários que busca seu acesso. Os autores ainda destacam que a LAI tem por objetivo colocar à disposição dos cidadãos, um meio que eles façam a solicitação de alguma informação governamental a qual tenham interesse e, este solicitante receberá uma resposta do setor responsável sobre a informação a qual abriu pedido.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.