A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
Controle interno na gestão pública - um estudo de caso da controladoria geral municipal no estado de Alagoas

Pré-visualização | Página 7 de 12

estado em economia e população, está situado no centro do estado na região agreste com acesso específicos para o sertão, capital, baixo São Francisco e vale da Borborema assim sendo meio de passagem para todos os sentidos do estado tornando-se protagonista para o crescimento econômico de Alagoas.
Segundo a prefeitura de Arapiraca (2020a) a cidade é a mais importante do interior do estado de Alagoas, com população acima de 230 mil habitantes, segundo o IBGE em 2018. Arapiraca ainda menciona que o nome da cidade vem de uma arvore onde Manoel André Correia dos Santos, o fundador da cidade, descansou e, posteriormente, ao redor da arvore surgiu um povoado na primeira metade do século XIX (dezenove) e a padroeira escolhida em 1864, Nossa Senhora do Bom Conselho. Como distrito Arapiraca esteve subordinada a Penedo, Porto Real do Colégio, São Braz e Limoeiro. Em 30 de outubro de 1924 foi elevada à categoria de município (ARAPIRACA, 2020a).
Relacionado a economia, Arapiraca (2020b) menciona que, a cidade desde sua emancipação tornou-se conhecida como uma terra para prosperidade. Ao longo de sua história a cidade passou por significativas alterações em produção agrícola, com mudanças do auge ao declínio, substituindo culturas e ampliando produção ou aderindo a outros meios para fortalecer a economia. Uma cultura significativa na cidade é a produção de fumo, com essa produção a cidade tornou-se polo regional de fumo do interior de Alagoas, porém a crise na produção do fumo levou o município a buscar outros meios de elevar a economia. Outras alternativas que o município adotou foi a produção de hortaliças, a mandioca e fruticultura (ARAPIRACA, 2020b).
A cidade está localizada na região metropolitana do agreste alagoano, composta por mais 19 municípios, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, entre outros, sendo Arapiraca a maior cidade da região (ARAPIRACA, 2020a). 
Atualmente, a prefeitura da cidade de Arapiraca está localizada na rua Samaritana, nº1185, bairro Santa Edwiges, local também conhecido como Centro Administrativo do Município, pois também se localiza na região o Ministério Público, a Justiça Federal, dentre outros órgãos. Tem Rogério Teófilo como prefeito, eleito nas eleições de 2016 e está em seu primeiro mandato.
Assim como outros municípios, Arapiraca possui diversas secretarias que compõem a prefeitura da cidade, como a secretaria municipal de saúde, secretaria municipal da fazenda, entre outras. Dentre esses órgãos tem a controladoria geral do município que, como já mencionado, é o órgão principal para o controle interno na cidade e será a fonte para análise do controle interno na região da capital do agreste alagoano. Em momento atual, a controladoria do município conta como controlador geral Fabrício Araújo Almeida, formado em Direito e Administração Pública.
Por fim, Arapiraca, relacionando as informações, é uma cidade que tem demonstrado ser um forte município quando o assunto é desenvolvimento, economia e história. Em menos de 1 século de existência já se tornou a segunda maior cidade do estado de Alagoas e aos poucos vem deixando seu nome no cenário nacional.
3 METODOLOGIA
Este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa que, de acordo com Córdova e Silveira (2009), se refere em um método de pesquisa com amplos meios de buscar dados e informações para compreender o porquê das coisas se desenvolverem de certo modo ou forma, não busca mensurar ou medir, mas compreender o tema trabalhado. 
Para Godoy (1995) todo método científico consiste na escolha de procedimentos sistematizados para o estudo de determinados fenômenos. Visto que estes procedimentos delimitam um problema, realizam a coleta de dados e os interpretam com base nas relações encontradas, fundamentando, se possível, nas teorias existentes e/ou nos autores estudados sobre determinado tema. Gil (2002) ainda reforçam que, o método é um caminho que deve ser identificado pelo pesquisador para garantir o alcance dos objetivos de pesquisa. Dessa forma, essa seção da pesquisa se dedica aos aspectos metodológicos. 
Segundo Acevedo e Nohara (2007) a pesquisa qualitativa possui diversos métodos para sua metodologia como entrevistas em profundidade, grupos de foco, etnografia, análise de discurso, história oral, entre outros. Os autores ainda destacam também que a abordagem qualitativa o pesquisador está dentro do ambiente investigado, observando e registrando eventos. E Godoy (1995) menciona que a abordagem qualitativa busca estudar os fenômenos que envolve os seres humanos e suas interações sociais nos mais diversos ambientes. 
Por se tratar de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre conteúdos como controle interno, controle externo e administração pública para melhor compreender sobre ações que a CGM de Arapiraca desenvolve. Autores como Moreira, Dias e Souza (2017), Fernandes, Borges e Leite Junior (2017), Castro (2013), Mattias-Pereira (2012), foram estudados como forma de enriquecimento de conceitos e conteúdos relacionados a controle, administração, dentre outros que formam este trabalho.
Esta pesquisa possui natureza de trabalho descritivo, ou seja, irá desdobrar a forma de trabalho da CGM de Arapiraca, assim como diz Gil (2002) que o método descritivo investiga e descreve as características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. E, ainda com o método exploratório que se aproxima do objeto ou sujeito para melhor conhecê-lo, por isso, esta pesquisa também possui natureza exploratória, pois investiga por dentro da CGM para conhecer a prática suas atividades com um período curto, um período transversal.
 O instrumento de pesquisa foi o roteiro de entrevista com questionário adaptado de dois órgãos governamentais que lidam com controle interno, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, feito para avaliação do sistema de controle interno dos municípios de 2014 (apêndice A) e o questionário desenvolvido pela ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - 2017) departamento governamental criado pelo Ministério da Justiça, além de documentos fornecidos pelo órgão e outros localizados no portal de transparência da prefeitura.
Os documentos fornecidos pela controladoria, com autorização do controlador geral, foram dois, o primeiro um relatório de monitoramento (Anexo A), com origem através do relatório técnico 10/19 e monitoramento 10/2019 e, seu objeto é o repasse do FPM ao município. Outro documento é o relatório de monitoramento 08/2019 execução orçamentaria (anexo B), sua origem é através do relatório técnico 04/2019, de natureza contábil, ele trata sobre a análise do balanço orçamentário no bimestre setembro/outubro. O documento localizado no portal de transparência foi o relatório de gestão do exercício de 2018 da prefeitura de Arapiraca, que contém os relatórios de todas as secretarias, incluindo a Controladoria Geral do Município.
A técnica empregada para o trabalho foi entrevista semiestruturada, realizada presencialmente no dia 18 de fevereiro de 2020, com duração de 1 hora, com um servidor no setor, o técnico em contabilidade da CGM com autorização do chefe do setor, mediante termo de consentimento (apêndice B). Também foi análise do conteúdo de documentos localizados no portal de transparência e fornecidos pelo entrevistado. Ainda o procedimento para esta pesquisa foi o estudo de caso, buscando uma resposta sobre o tema exposto para identificar os métodos de trabalho na CGM, além de entender como funciona o órgão e o desenvolvimento de suas ações para a gestão pública.
3.1 ESTUDO DE CASO
Conforme Godoy (1995), o estudo de caso se trata de um tipo de pesquisa em que o pesquisador não visa interferir no ambiente, busca suas características, realizando uma analisar profunda de um objeto, um ambiente, um simples sujeito ou uma situação em particular. Assim como para Pereira, Godoy e Terçário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.