A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
Controle interno na gestão pública - um estudo de caso da controladoria geral municipal no estado de Alagoas

Pré-visualização | Página 8 de 12

(2009) que afirma que o estudo de caso é uma análise profunda sobre um objeto, com o objetivo de colher informações que não seria possível com outros métodos de estudo.
Por isso foi desenvolvido o estudo de caso aplicado na Controladoria Geral do Município de Arapiraca utilizando a técnica da entrevista e pesquisa de documentos do órgão com instrumentos de roteiro da entrevista e análises dos documentos fornecidos pela CGM e localizados no portal de transparência da prefeitura sobre a controladoria. Para a entrevista foi adaptado um questionário, usado como ferramenta de pesquisa para averiguação de como a controladoria geral da cidade de Arapiraca desenvolve suas funções em relação ao controle interno. 
A adaptação dos questionários foi baseada para colher informações como: criação legal e normativa (generalidades), estrutura, formação e capacitação, conhecimentos técnicos e atividades submetidas. Essas informações serviram para ter conhecimento sobre a situação atual da controladoria geral na cidade de Arapiraca e sua realização de trabalhos, competências e adversidades encaradas pelos funcionários do setor. 
A entrevista foi realizada com o responsável técnico de contabilidade da controladoria geral do município de Arapiraca, autorizado do chefe do setor, ou seja, o controlador geral, mediante termo de consentimento (apêndice B). A seguir apresenta-se os resultados obtidos na pesquisa.
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISES DOS RESULTADOS
Nesta seção apresentam-se os resultados e análises obtidos através do roteiro de entrevista e a avaliação documental acerca do trabalho desenvolvido pela Controladoria Geral do Município de Arapiraca. Este trabalho é voltado para a compreensão sobre a forma de realização das atividades da CGM, o órgão central de controle interno no município, desse modo foi realizada a entrevista com o técnico em contabilidade, no dia 18/02/2020 no período da manhã.
Após análise da literatura sobre o controle interno é possível compreender melhor sua relevância para administração pública brasileira. Segundo José Filho (2008), o controle interno é necessário e importante para a gestão pública na medida que mede, avalia e controla todas as atividades realizadas pelos órgãos da administração, de maneira independente, fornecendo auxílio à gestão desenvolvida pelo chefe do poder executivo. O autor ainda afirma que sua finalidade consiste em demonstrar a eficácia, efetividade, eficiência, legalidade e legitimidade das atividades desenvolvidas no teor administrativo e financeiro realizadas pelos servidores do órgão que compõe a gestão acompanhando as diretrizes traçadas pelo gestor e suas tomadas de decisões, prestando total assessoria para essas decisões, além de fornecer ajuda para correções, ajustes e aperfeiçoamento para atingir as metas planejadas.
Com vista nesse conceito, a Controladoria Geral do Município de Arapiraca assiste ao prefeito de forma imediata no desempenho de suas atribuições relacionada a assuntos e providências que, no âmbito do poder executivo, protejam o patrimônio público também assuntos relacionados ao controle interno, auditoria pública, a prevenção e ao combate à corrupção, ações de ouvidoria e ao incremento da transparência na gestão, isso segundo o relatório de gestão prefeitura de Arapiraca de 2018.
4.1 APRESENTAÇÃO DA UNIDADE DE ANÁLISE
O local de estudo foi a Controladoria Geral do Município de Arapiraca. Este órgão está localizado no prédio principal da prefeitura da cidade, no centro administrativo da região com endereço informado anteriormente e, está diretamente ligado ao gabinete do prefeito com objetivo de auxiliar na gestão da cidade. 
A CGM é dirigida por Fabrizio Araújo Almeida, que é o controlador geral na prefeitura. O órgão ainda é composto por 6 funcionários, 2 servidores efetivos, 4 comissionados e 2 estagiários, com capacitação em contabilidade, direito, economia, engenharia e administração pública e privada, com cargos efetivos e comissionados.
4.2 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA ENTREVISTA
Como já informado, a entrevista foi realizada na manhã do dia 18/02/2020 na sala da própria controladoria. No momento em que foi iniciado a entrevista estavam presentes o entrevistado, 2 (dois) servidores e 2 (dois) estagiários.
Ao iniciar a entrevista com o técnico, foi apresentado o roteiro para entrevista buscando atingir ao objetivo de descrição das atividades da CGM. De acordo com o roteiro, o primeiro ponto é relacionado a criação legal e normativa, sobre esse tópico foi possível identificar que a controladoria possui Sistema de Controle Interno (SIC) para realização de suas atividades, previsto pela lei nº 3.041/2014, localizada na página da prefeitura de Arapiraca, através do link de acesso transparência na aba legislação, que estabelece as diretrizes do controle interno no município de Arapiraca (ARAPIRACA, 2014). 
A Lei Orgânica nº 3.041/2014 descreve os dispositivos que o órgão responsável pelo sistema de controle interno dispõe, além de suas reponsabilidades e obrigações. Responsabilidades como assessorar a administração nos aspectos relacionados ao controle interno e externo e quanto a legalidade nos atos de gestão e, exercer o acompanhamento sobre a observância dos limites constitucionais, da lei de responsabilidade fiscal e os estabelecimentos dos demais instrumentos legais, estão previstos pela lei. A lei também trata aspectos relacionados a estrutura administrativa da Controladoria Geral do Município, composta por órgão de direção superior e órgão de execução e respectivas unidades básicas, que significa os departamentos inseridos na CGM (PORTAL DE TRANSPARÊNCIA, LEI ORGÂNICA Nº 3.041/2014).
 Outros assuntos que a Lei nº 3.041/2014 trata é garantias dos servidores da CGM. Ela prever a independência profissional para o desempenho das atividades no âmbito da administração direta e indireta, como também, o acesso a quaisquer documentos, informações e banco de dados necessários para exercer a função. Além disso, a lei também prever que, a assinatura dos relatórios de gestão fiscal do chefe do poder executivo e do poder legislativo é assinada pelo chefe do poder, pelo responsável em contabilidade e pelo responsável controle interno no município (PORTAL DE TRANSPARÊNCIA, LEI ORGÂNICA Nº 3.041/2014).
Ainda relacionado a criação legal e normativa, de acordo com o técnico, para que a CGM tenha acesso aos relatórios com as informações sobre os outros setores é necessária uma solicitação da CGM a um dos órgãos ou, os mesmos encaminham, de forma espontânea, o relatório para uma análise de conformidade. A CGM recebe as informações de um outro setor, analisa sua conformidade segundo os segmentos e dispositivos legais com a utilização do SIC, e em seguida devolve o relatório ao setor com o parecer de conformidade ou não para dar continuidade aos trabalhos. Em caso de irregularidades, após sua identificação é encaminhada ao prefeito para sua resolução.
Ao ser encaminhado ao prefeito os dados de irregularidades, identificado pela controladoria, caracteriza-se como uma ação que pode ser de natureza preventiva, ou seja, uma ação que previna antes de acontecer, também pode ser posterior, depois de ter ocorrido, ou concomitante, isto é, ainda durante a execução do trabalho. Para essas eventualidades de não conformidade nos relatórios, a própria controladoria possui autonomia para acionar órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual, em caso de não obter retorno de solução do problema apresentado ao executivo.
Sobre o modo de trabalho da CGM, o técnico afirmou que a controladoria do município preza pelo uso de relatórios para o desenvolvimento de seus trabalhos. Esses relatórios demonstram desde pagamento da folha de pessoal quanto atividades de atualizações no portal da transparência. A CGM, na função de órgão central de controle interno na cidade, utiliza as informações que recebe dos outros setores sobre suas movimentações financeiras ou atividades e encaminha essas informações para o prefeito

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.