Buscar

avaliação final discursiva met cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na elaboração de trabalhos científicos, existem os elementos constitutivos do trabalho. Assim, existem os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Cada um destes elementos possui subelementos que o compõem no trabalho. Disserte sobre no que consiste o subelemento introdução, e diga a qual elemento ela pertence
	Resposta Esperada:
Na introdução devem  ser contemplados: delimitação  do  assunto, objetivo(s), a justificativa e outros elementos necessários (metodologia adotada na pesquisa) para situar sobre o tema que está sendo tratado. O último parágrafo da introdução deve mostrar para o leitor a estrutura do artigo (por exemplo: Inicialmente se abordará... Na sequência... ou Primeiramente... Num segundo momento...). Ao ler esse último parágrafo, o leitor tem a sensação de encontrar ali uma espécie de sumário e pode ir direto para a seção que lhe for mais interessante. A introdução pertence aos elementos textuais.
	2.
	De forma bastante clara, a pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. É natural que ao dividirmos nosso planeta em nações e/ou países, a competição torna-se inevitável, principalmente no sentido da comparação de quem detém mais conhecimento. No entanto, não apenas deter mais conhecimento interessa àquele que o gera. De fato, quanto maior for o investimento em pesquisa, mais desenvolvida será a nação. Assim sendo, responda por que é tão importante para países em desenvolvimento investirem em pesquisa e desenvolvimento.
	Resposta Esperada:
Os investimentos em pesquisa e inovação nos países de terceiro mundo e/ou em desenvolvimento são importantes ferramentas para sua independência dos países de primeiro mundo. Por não gerarmos nosso conhecimento e até mesmo metodologias e tecnologias aliadas à utilização dos nossos recursos naturais, por exemplo, ficamos reféns das técnicas utilizadas por outros países. Pelas fragilidades que temos no ensino, na questão social e em outros aspectos, a pesquisa torna-se crucial para a emancipação dos países em desenvolvimento através de projetos que visam a longo prazo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais