Buscar

1 AP Materiais dentários

Prévia do material em texto

1 AP Materiais dentários
1. Propriedades dos Materiais
2. Materiais de proteção
3. Ionômero de vidro
4. Amálgama
5. Resinas compostas
6. Sistemas adesivos
7. Flúor e selantes
1) Qual a diferença entre uma deformidade Plástica e uma elástica? Como elas podem ocorrer com materiais dentários?
Plástica= É uma deformidade permanente do material, que nunca se recupera quando a força é removida. ( lembrem que um balde de plástico quebra com qualquer pancada)
Elástica= A deformidade é reversível, o objeto vai recuperar totalmente a sua forma original quando a força é removida. (Um elástico você estica e quando solta ele volta ao normal)
Quando as forças mastigatórias agem sobre um material (prótese, restauração). Elas produzem força, tensão que irão geram deformações no objeto. Se apenas deformações elásticas atuarem no material, a superfície do objeto irá se recuperar normalmente quando essa tensão parar. Mas se houver uma deformação que vá além do seu limite de elasticidade indo para a fase plástica que é irreversível, somente a deformação elástica é recuperada quando a força é removida. As tensões plásticas podem ser tão potentes a ponto de causar fratura no material.
2) Eu lembro que na minha prova caiu pedindo para fazer um gráfico comparando 2 materiais, ela inclusive mostra na aula dela ( prof Regina). Olhem se vocês anotaram essa parte e como eu não sei fazer gráfico vou relembrar alguns conceitos.
a. Limite de elasticidade= pode ser definido como a maior tensão a que um material pode ser submetido e, quando esta força é removida, ele retorna as suas formas originais (seria o ponto da linha antes de virar uma curva, que vai representar a fase plástica)
b. Limite de proporcionalidade é o último ponto em que o material sofre o fenômeno da elasticidade. É uma medida que experimentalmente é difícil de se obter e é semelhante ao limite a.
c. Limite convencional de escoamento é uma propriedade que representa um valor de tensão no qual uma pequena quantidade de deformação plástica tenha ocorrido. Constitui a tensão necessária para se produzir uma deformação particular previamente escolhida.
d. Limite de resistência é o ponto no qual a tensão é o máximo na curva tensão- deformação. Isto corresponde a maior tensão que o material pode resistir. Se essa tensão for aplicada e mantida, a fratura do material acontecerá.
e. Tenacidade é definida como a quantidade de energia de deformação elástica e plástica necessária para fraturar um material. A tenacidade aumenta com o aumento da resistência e ductilidade. Quanto maiores forem a resistência e ductibilidade (deformidade plástica total ), maior será a tenacidade.
3) Construa um gráfico de tensão deformação comparando um material friável e um dúctil e explique o seu comportamento na curva tensão- deformação.
 Material friável . Material dúctil
	
Um material friável é aquele com menor resistência em comparação a outro (material frágil). Por isso no gráfico vai se encontrar um menor comprimento da curva de deformação plástica, pois o material sofre fratura com uma menor deformação irreversível. Já um material dúctil, ele é caracterizado pela capacidade de suportar uma grande deformação permanente sob uma carga constante de tração antes de sofrer fratura. Por isso que no gráfico ele vai ter maior comprimento da curva na região de deformação plástica, o que significa maior deformação irreversível.
4) Na minha prova caiu questão perguntando da dimensão das cores e do cuidado que devemos ter na escolha.
Matiz= É a cor base do dente, que deriva do corpo dentinário interno. É determinado pelo comprimento de onda da luz refletida pelo dente
Croma= é a intensidade do matiz e define o grau de saturação ou pureza.
Valor= define o grau de luminosidade da cor. A preta possui luminosidade zero, enquanto a branca tem a maior luminosidade.
Cuidados: Trabalhar sob fonte de luz regular e imitar as cores sob os três grupos de iluminação: luz do dia, luz artificial e luz ofuscada. Se o paciente for mulher, evitar usar batom, fazer isolamento absoluto e etc.
5) Materias de proteção: caiu questões perguntando : Quais os materiais utilizados em uma restauração em uma cavidade profunda utilizando amálgama e resina. ( ai vocês descrevem e se eu não me engano tinha que dizer a função ou era o componente de cada material. Lembrem do material que é contraindicado utilizar com resina e o pq)
 6)Ionomero de vidro: olhem as indicações, e as propriedades importantes dele ( radiopacidade, anticariogenico e etc) vantagens e desvantagens. E também a diferença entre o convencional e o modificado por resina.
7) Amálgama: na minha prova quem deu foi o juliano e ele colocou questões de v ou f pedindo para justificar as falsas. Olhem qual é o mais resistente, a composição das ligas , as fases do y , qual é a mais resistente, conteúdo de mercúrio e creep.
 8) Resina composta: classificação, indicação, composição mais importante, bisel, os tipos de partícula, qual é a mais resistente, técnica incremental e a convencional.
9) estudar ataque ácido, primer e sistema adesivo ( caiu na minha prova), caiu uma questão sobre as fibrilas de colágeno ( o que devemos fazer pra ela não colabar) e qual a relação da profundidade da cavidade com a quantidade de túbulos dentinários. 
10) Flúor e selante quem deu foi a Wes e caiu basicamente o que eu coloquei na provinha. Qual o mecanismo de ação do selante? Como deve ser feito um procedimento em cárie incipiente, o mecanismo de adesão dos selantes, que medidas além do selante devem ser tomadas. Na parte de flúor as questões eram de marcar, cai aquela parte que ela fala na aula sobre as indicações do flúor e se eu não me engano a resposta era um intem que falava que poderia ser aplicado em qualquer idade desde que tivesse o valor mínino que ela da em aula.

Continue navegando