Buscar

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Prévia do material em texto

GOVERNANÇA CORPORATIVA, RISCO E COMPLIANCE
	
	 
		
	
		1.
		Com base no que aprendemos sobre os níveis organizacionais de uma Governança Corporativa, correlacione os níveis e suas respectivas funções:
	
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	Operacional (Médio Prazo, Cargo/Atividades e Ambiente Externo e Interno)
	
	
	Tático (Longo Prazo, Departamento/Setores e Ambiente Interno)
	
	
	Estratégico (Curto Prazo, Toda a Organização e Ambiente Externo)
	
	
	Estratégico (Toda a organização, Longo Prazo e Ambiente Externo e Interno)
	
Explicação:
Estratégico (Toda a organização, Ambiente Externo e Interno e Longo Prazo)
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ano: 2012 Banca: FEMPERJ Órgão: TCE-RJ Prova: FEMPERJ - 2012 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo - Controle Externo
O código de boas práticas de governança corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) destaca uma série de práticas que, adotadas por uma entidade, são consideradas como boas práticas de governança, favorecendo a redução da assimetria informacional entre gestores e stakeholders. Essas práticas propostas apresentam objetivos, aplicáveis à gestão pública governamental, entre os quais:
	
	
	
	estimular o disclosure de informações sociais das entidades, otimização do desempenho das entidades governamentais, criação de condições de perenidade e implantação de mecanismos de avaliação de desempenho.
	
	
	aumentar o valor da sociedade, otimização do desempenho das entidades públicas governamentais, redução do custo de capital e criação de condições de perenidade;
	
	
	estimular o disclosure deinformações sociais das entidades, otimização do desempenho das entidades governamentais, redução do custo de capital e maior acurácia nas prestações de contas
	
	
	aumentar o valor da sociedade, otimização do desempenho das entidades governamentais, redução do custo de capital e maior acurácia nas prestações de contas;
	
	
	aumentar o valor da sociedade, otimização do desempenho das entidades governamentais, redução do custo de capital e estimulação da geração de receitas;
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(IESES - 2017 - CEGÁS) Segundo Simons (2000), rotinas e procedimentos formais, baseadas em informação, utilizadas pela gerência para manter ou alterar padrões de atividade organizacional é denominado:
	
	
	
	Liderança gerencial.
	
	
	Desenvolvimento gerencial
	
	
	Planejamento gerencial.
 
	
	
	Organização gerencial.
	
	
	Controle gerencial.
	
Explicação:
controle gerencial. Uma prática pode ser utilizada com o propósito de monitorar desempenho e garantir o alcance de metas organizacionais definidas no processo de planejamento
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Administração é uma ciência social aplicada que visa sistematizar as práticas e ações usadas pelas organizações, dentro destes aspectos, vemos a importância da politica de governança, gestão de riscos e a adoção do compliance. Isto posto quais são os níveis organizacionais.
	
	
	
	AUDITORIA. GESTÃO DE RISCO E COMPLIANCE.
	
	
	TOMADA DE DECISÃO, FLEXIBILIDADE E VISÃO DE FUTURO. 
	
	
	INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO, INTERMEDIÁRIO OU TÁTICO E OPERACIONAL. 
	
	
	INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO, STAKEHOLDERS E TÁTICO OU GERENCIAL. 
	
	
	TOMADA DE DECISÃO, INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO, STAKEHOLDERS E TÁTICO
	
Explicação:
Conceitos extraídos do livro utilizado na disciplina princípios de gestão, orientado para leitura na disciplina em questão, Governança Corporativa, Risco e Compliance.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O processo administrativo é um elemento chave na gestão empresarial, entende-lo é essencial para execução das práticas relacionadas com a Governança Corporativa. Mediante essa afirmação quais são as funções administrativas:
	
	
	
	Planificar, estruturar, gerir e gerenciar.
	
	
	Planejar, organizar, dirigir e controlar.
	
	
	Marketing, Produção, Finanças e Gestão de Pessoas.
	
	
	Tático, Objetivo e Gestão.
	
	
	Institucional, Gerencial e Operacional.
	
Explicação:
Conceitos extraídos do livro utilizado na disciplina princípios de gestão, orientado para leitura na disciplina em questão, Governança Corporativa, Risco e Compliance.
	
	
	
	
	
	 
		
	
	
	
		6.
		(FDRH - 2010 - BANRISUL) A discussão sobre governança corporativa envolve a criação de mecanismos internos e externos que assegurem:
 
	
	
	
	
	
	a prioridade da instituição na remuneração dos conselheiros bancários.
 
	
	
	a adoção de monitoramento bancário por meio de indicadores de desempenho contábil.
 
	
	
	um maior investimento cm marketing bancário e vendas.
 
	
	
	a tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores.
	
	
	a prática de atividades de responsabilidade social que promovam comunidades.
 
	
Explicação:
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(CESPE - 2010 - DPU ) O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se:
	
	
	
	
	
	
	
	modelo participativo de gestão.
 
	
	
	governança corporativa.
 
	
	
	inovação informacional.
 
	
	
	ética comportamental.
 
	
	
	probidade administrativa. 
	Explicação:
stakeholders- Todas as pessoas envolvidas em um processo da organização. Acionistas, fornecedores, etc.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Independentemente do seu porte, ramo de atuação ou complexidade, as organizações, de maneira geral, apresentam as seguintes características, exceto:
	
	
	
	O modelo de tomada de decisão é centralizado, isto é, a administração central ou o principal executivo tem amplo controle sobre o caminho que a organização deve seguir.
	
	
	A gestão de pessoas é mais bem controlada, o que quer dizer: administrar o número de gerentes necessários para executar as atividades essenciais.
	
	
	Compartilhar informações e experiências se torna possível, uma vez que os especialistas de cada área estão reunidos num mesmo local ou departamento.
	
	
	Quanto maior for a complexidade da organização, há uma tendência é diminuir a especialização, ou seja, a divisão de tarefas e atividades, o que pode dificultar a integração e a comunicação dentro das áreas.
	
	
	Uma vez que as responsabilidades estão bem definidas e entendidas para todos os atores envolvidos, as tarefas ficam claras e é possível cobrar responsabilidades.
	Explicação:
Quanto maior for a complexidade da organização, há uma tendência a aumentar a especialização, ou seja, a divisão de tarefas e atividades, o que pode dificultar a integração e a comunicação dentro das áreas.

Continue navegando