Buscar

EXERCÍCIO DISCURSIVA - MT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 01/05 – Modais de Transporte
Para o Council of Logistics Management, a logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla de forma eficiente e efetiva o fluxo e a armanezagem de bens, serviços e informações, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, buscando o atendimento das exigências do consumidor.
Cite os aspectos internos do sistema organizacional da logística que se preocupa com as entradas de materiais, com a movimentação interna de materiais até a linha de produção e com a situação física dos produtos e serviços produzidos pela organização, de acordo com o conteúdo abordado na disciplina.
Resposta:
Logística de Suprimentos; Logística de Produção; Logística de Distribuição.
Questão 02/05 – Modais de Transporte
Leia o contexto abaixo e responda a questão:
A logística exerce um papel fundamental para as empresas, ao possibilitar que os bens produzidos e os serviços ofertados sejam disponibilizados nos locais em que são necessários ou desejados para os clientes. Ainda pela análise desse conceito, segundo Razollini Filho (2004), podemos entender que os sistemas logísticos somente satisfazem as necessidades dos clientes e da empresa, em termos de lucratividade e rentabilidade.
Essa afirmação é verdadeira quando a empresa cumpre o propósito logístico, respeitando 08 (oito) fundamentais premissas.
Cite três dessas premissas?
Resposta:
1. Na forma desejada pelo cliente – em condições de uso imediato;
2. Com custo adequado – atendendo às necessidades da empresa;
3. Pelo custo esperado pelo cliente;
4. No local esperado pelo cliente;
5. No prazo certo;
6. Com qualidade esperada pelos clientes;
7. Com resultado satisfatório;
8. Agregando valor. 
Questão 03/05 – Modais de Transporte
Leia e responda:
“O contêiner-padrão é uma peça de equipamento que é transferível para todos os modais de transporte de superfície, com exceção dos dutos. Como a carga dos contêineres evita remanejamentos custosos de pequenas unidades de carga nos pontos de transferência intermodal e oferece serviço porta a porta quando combinado com caminhões, empresas de navegação agora tem navios porta-contêineres, de forma que serviços integrados navio-caminhão podem ser oferecidos.”
As formas mais comuns de contêineres são:
1. Dry (carga-seca – convencionais)
2. Open top (teto aberto, coberto com lona)
3. Isotan (tanque)
4. Flat rack
5. Plataform (plataforma)
6. Reefer (frigorífico)
7. Insulado (ou ventilado)
8. Hig Cubic (HC)
Eleja 03 (três) dos tipos de contêineres citados acima e defina-os:
Resposta:
1. Dry (carga-seca – convencionais): Utilizado para cargas nobres como (fumo, café, produtos alimentícios diversos, enlatados ou ensacados, etc.) e apara chamada carga geral (madeiras, caixas, bobinas de papel ou aço, produtos químicos, sacarias, fardos, tambores, eletroeletrônicos, paletes de diversos produtos, etc.). É o tipo mais empregado no transporte, principalmente no modal aquaviário.
2. Open top (teto aberto, coberto com lona): Utilizado sobretudo, para cargas gerais (principalmente para equipamentos e volumes pesados ou cargas com dimensões que ultrapassam a altura padrão do contêiner). O open top tem a estufagem e desova (enchimento e esvaziamento) facilitadas por cima. Devidamente preparado, pode ser usado, ainda, para o transporte de granéis. Uma derivação do contêiner open top é o contêiner side (aberto na lateral).
3. Isotan (tanque): é o modelo de contêiner utilizado para o transporte de liquido, gases ou outras mercadorias. Possui uma camada isolante térmico entre a parede externa e a interna, para manter constante a temperatura da carga e não deixa-la sujeita às variações térmicas externas. Em função da especialidade na construção e no uso, é de alto custo de compra e de manutenção. Pode sofrer avarias nas partes debaixo, sobretudo por castanhas.
4. Flat rack: Não tem laterais nem teto, mas apresenta paredes nas extremidades, que podem ser fixas ou rebatíveis. Pode ser utilizado no transporte de grandes caixas, máquinas, veículos e equipamentos, (devidamente embalados ou não). São materiais que geralmente excedem as medidas ISSO, ou seja, a altura e a largura padrão dos contêineres (envelope ISSO). A infra-estrutura é bastante reforçada e a configuração facilita a ova e a desova; contudo, os materiais ficam expostos ao contato, protegidos apenas pelas embalagens originais. Ficam portanto sujeito a danos.
5. Plataform (plataforma): Sem laterais, teto e paredes nas extremidades, é empregado normalmente no transporte de máquinas, caixas e equipamentos que, em geral, possuem medidas que excedem as dimensões do contêiner. São exatamente como os flat racks, porém sem paredes nas extremidades.
6. Reefer (frigorífico): É um contêiner com maquinário semelhante a um freezer e é usado para adicionar materiais que exigem resfriamento, congelamento ou manutenção de temperaturas (entre -25°C +25°C).
7. Insulado (ou ventilado): É também um contêiner frigorífico, mas não possui maquinário próprio. Recebe a ventilação para resfriamento ou congelamento por dutos do sistema de refrigeração do navio que o transporta. Em terra a temperatura é mantida por meio de uma unidade de refrigeração portátil (chamada clip on) e que é acoplada em uma ou mais unidades. Em função dessas limitações, seu uso está bastante restrito atualmente.
8. Hig Cubic (HC): É um contêiner 20’ ou 40’, com altura aumentada para o estufamento de cargas de maior densidade (maior cubagem), maior altura. Geralmente, é identificado por adesivos fixado em seus painéis laterais. 
Questão 04/05 – Modais de Transporte
Observe e responda:
Com a evolução dos recursos da tecnologia da informação (TI), ocorreu uma diminuição dos custos relativos ao provimento e à manutenção de informações atualizadas e confiáveis, por outro lado, os custos com mão de obra e outros ativos aumentaram. Assim, as organizações tem procurado substituir recursos (a exemplo da mão de obra) por informações. Além disso, os clientes também querem, cada vez mais, maior rapidez no retorno ás solicitações de informações.
No âmbito dos sistemas de transporte, cite três das tecnologias mais usadas.
Resposta:
1. Rastreamento por satélite;
2. Computadores de bordo;
3. Roteirizadores;
4. Eletronic Data Intercharge (EDI);
5. Internet;
6. Código de barras;
7. Identificação por radiofrequência, Rádio Frequency Identification (RFID);
8. Utilização de cargas.
Questão 05/05 – Modais de Transporte
O transporte feito por meio de dutos (tubos ou cilindros previamente fabricados para este fim) ocorre por pressão ou arraste de um elemento trans portador.
Cite três das principais desvantagens do dutoviário, conforme conteúdo trabalhado na disciplina. 
Resposta:
Baixa flexibilidade do sistema;
Altos investimentos iniciais para a instalação e operação do sistema;
Pouca mão de obra extremamente qualificada;
Em caso de mau funcionamento ou acidentes, pode causar grandes impactos ambientais devido ao tipo de produto de transporte;
Liga somente locais fixos, normalmente pontos de extração e transformação que são pouco utilizados para a distribuição de produtos;
Exige sistema de bombeamento para superar diferenças geográficas como aclives e declives.

Continue navegando