Buscar

VI - O HOMEM E O FENÔMENO RELIGIOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VI - O HOMEM E O FENÔMENO RELIGIOSO
PROFESSOR: MURIALDO GASPARET DATA: 09.04.2021
NOME: JÉSSICA PINTO NOGUEIRA MATRÍCULA: 2110015663
Recordando que a experiência religiosa é uma realidade pessoal do ser humano, apresente e explique a diferença entre espiritualidade, religiosidade e religião. (Mínimo de 15 e máximo de 30 linhas).
A Espiritualidade é uma das características presentes no ser humano. Todos nós temos essa característica. A espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada doutrina religiosa comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas, no aspecto religioso, pode-se traduzir a espiritualidade como uma 'dimensão do homem', como ser naturalmente religioso, e que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência.
A Religiosidade é o que a espiritualidade vai manifestar diante do sagrado, do transcendente, do místico.. e vai criando formas de vivenciar essa espiritualidade. É uma cultura representada com igrejas, templos, altares, festas, celebrações, comidas específicas, entre outras.. que identifica a realidade local de cada lugar do mundo. A religiosidade cria culturas e tradições.
Já a Religião, é a atitude da espiritualidade. É algo pessoal, e uma escolha que cada um de nós fazemos. Não necessariamente uma pessoa espiritual, com espiritualidade tem uma religião, por exemplo. A religião é uma escolha que fazemos para expressar a nossa espiritualidade, nossas buscas, nossa afirmação com aqueles que pensam da mesma forma que nós. Em resumo, a melhor religião é aquela que te faz sentir bem.

Continue navegando