Buscar

Prova Toxicologia 1B


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova Toxicologia 1B
Questão 1 
Cães e gatos ocasionalmente podem se intoxicar com plantas ornamentais devido ao acesso a essas plantas em casa. O oxalato de cálcio, presente em algumas plantas, pode causar sinais digestivos como náuseas, vômito, diarreia, além de irritação da cavidade oral e esôfago. Com base nisso, DESCREVA qual seria a sua conduta clínica em um cão com histórico de intoxicação por Dieffenbachia amoena (Nome popular: comigo-ninguém-pode) *
Iniciaria o tratamento dos sintomas de acordo com o quadro clínico do animal, os quais consistem em lavagem gástrica, prevenção da êmese administrando antieméticos, administração de analgésicos, protetores de mucosa, demulcentes, compressas frias para o tratamento do edema, antihistaminicos , antiespasmódico, e dependendo das condições do animal a oxigenioterapia e hemodiálise.
Questão 2 
A planta Datura suaveolens (Nome popular: Trombeta de anjo) apresenta em suas folhas e sementes o princípio ativo atropina e escopolamina e quanto ingerida pode causar sinais clínicos importantes. Portanto, EXPLIQUE quais são os sinais esperados em um paciente que tenha ingerido esta planta: * 
Os sinais observados são neurotóxicos, cardíacos, digestivos e nefrotóxicos, e outros, devido a ação dos alcaloides tropânicos no organismo. Estes sinais são, alucinação, taquicardia, hipertensão, náuseas, vômito, constiáção, oligúria, polidipsia, distúrbios respiratórios, hipertermia, hiperemia, desidratação de pele e mucosas.
Questão 3 
Uma planta tóxica ao animal é aquela que, quando ingerida naturalmente por um período curto ou prolongado, causa efeitos nocivos à sua saúde ou mesmo a sua morte. As plantas tóxicas de interesse agropecuário podem ser divididas em plantas que causam mortalidade aguda e plantas que causam mortalidade após exposição crônica. Portanto, cite uma planta capaz de causa morte aguda e DISCORRA sobre seus sinais clínicos. * Policourea Marcgravii , popularmente dita Cafézinho, café-bravo ou erva do rato. Ela é a principal planta tóxica do Brasil devido a ampla distribuição geográfica, boa palatabilidade e alta toxicidade; seu princípio ativo (monofluoracético) é rapidamente absorvido pelo intestino gerando seu produto metabólico o qual é toxico e atua principalmente inibindo a respiração celular. Os sinais clínicos são caracterizados por problemas neurológicos ,como dificuldade locomotora, incordenação, ataxia, taquipinéia, tremores musculares, quedas, o animal não consegue mais se levantar permanecendo em decúbito lateral levando a movimentos tônicos-clônicos, opistótono, vocalização, dificuldade respiratória , então evoluindo para morte.
Questão 4 
Uma planta tóxica ao animal é aquela que, quando ingerida naturalmente por um período curto ou prolongado, causa efeitos nocivos à sua saúde ou mesmo a sua morte. As plantas tóxicas de interessa agropecuário podem ser divididas em plantas que causam mortalidade aguda e plantas que causam mortalidade após exposição crônica. Portanto, cite uma planta que cause morte após exposição relativamente longa e DESCREVA sobre seus sinais clínicos * 
Pteridium aquilinum, conhecida como Samambaia, é uma planta de ampla distribuição porém não é palatável, sendo assim causa mais intoxicações em períodos de estiagem os quais os animais acabam se alimentando da mesma. Seus princípios ativos Tiaminase (sinais neurológicos ocasionados pela degradação da vitamina B) e Ptaquilosídeo (formação e multiplicação delulas afuncionais ou cancerígenas) são os responsáveis pelos sinais clínicos, os quais são caraterizados por: Sinais neurológicos , principalmente em monogástricos, como ataxia, tremores musculares, diminuição do nível e consciência (o animal fica maior parte do tempo dormindo, ou deitado), sinais tálamo-corticais (andando em círculos), também causa diátese hemorrágica, aparecimento de petéquias, hemorragias na pele e mucosas, sangramento espontâneo em gengiva, diarreia com sangue podendo estar relacionada com carcinoma no TGI, e hematúria podendo estar relacionada com neoplasia na bexiga. 
Questão 5 
As avermactinas são lactonas macrocíclicas obtidas da fermentação do actinomiceto Streptomyces avermitilis. Integram esse grupo as ivermectinas, abamectina, doramectina e eprinomectina. Baseado nisso, leia as afirmações sobre avermectinas e responda: 
I) A intoxicação por avermectinas não possuem antídoto específico, sendo utilizado tratamento de suporte. 
II) Pode ocorrer idiossincrasia tóxica em cães da raça Collie, Pastores Australianos e Old english sheepdog devido a uma mutação no gene MDR-1. 
III) As intoxicações por avermectinas acontecem quando atravessam a barreira hematoencefálica, atuando sobre os canais GABA, resultando em sintomatologia do SNC como ataxia, tremores, midríase e convulsões. 
IV) A ivermectina pode ser usada com segurança em fêmeas gestantes, lactantes e recém nascidos. 
V) 98% da ivermectina é excretada pela urina e, portanto, seu uso é seguro em animais com hepatopatia. *
A. I e III
B. II e IV
C. III e IV
D. I, II e III
E. I, II e IV
Questão 6
Organofosforados são inseticidas agrícolas, domésticos e de uso veterinário. São rapidamente absorvidos pela pele e tratos respiratório e gastrointestinal causando sinais neurológicos. Desse modo, EXPLIQUE o mecanismo de ação dos organofosforados no sistema nervoso. *
Os organofosforados são inseticidas que tem ação anticolinesterásica irreversível, ou seja, ele atua inibindo a acetilcolinesterase de forma irreversível na fenda sináptica, o que leva a um acúmulo de acetilcolina na fenda, gerando estimulação colinérgica, ou seja, a acetilcolina que se acumula na fenda se liga aos receptores nicotínicos, muscarínicos, repetidamente, e isso potencializa os efeitos parassimpáticos, caracterizados pelos sinais clínicos.
Questão 7 
Organofosforados são inseticidas agrícolas, domésticos e de uso veterinário. São rapidamente absorvidos pela pele e tratos respiratório e gastrointestinal. Nas intoxicações atuam inibindo a acetilcolinesterase na fenda sináptica, levando ao acúmulo de acetilcolina e, consequentemente, estimulação colinérgica. Você está atendendo um cão com sintomatologia de intoxicação por organofosforado após a dedetização da casa do proprietário. DESCREVA sua conduta clínica no tratamento deste paciente. * Se a intoxicação for dérmica é importante orientar o proprietário a desintoxicação dérmica do animal feita pelo banho com água abundante e sabão, enfatizando que ele também pode se intoxicar , dado então a importância do uso proteção como luvas. No caso de ingestão em menos de 4 horas, faz-se a indução da êmese ou lavagem gástrica com carvão ativado, tanto via oral quanto via retal, e dependendo das condições clinicas do animal faz-se fluidoterapia em casos de desidratação, tratamento com anticonvulsivante em casos de convulsão, oxigenioterapia em casos de dispneia, e alcalinização da urina para aumentar a excreção do organofosforado. Existe também o tratamento específico, que consiste na utilização de Sulfato de atropina (antagonista muscarínico) para reverter os efeitos muscarínicos, ou Aldoxima ou Pralidoxima (Reativador das colinesterases) em até duas horas após a intoxicação.
Questão 8
Toxicidade é a capacidade inerente de uma substância química provocar efeito nocivo no organismo. A toxicidade de um toxicante depende das condições de exposição. Desse modo, cite cinco fatores que influenciam a toxicidade de uma substância. * Alguns dos fatores que influenciam a toxicidade da substância são freqüência da exposição, duração da exposição, via de administração, dose, biodisponibilidade, absorção, biotransformação, distribuição.