A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVI Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A autogestão é a busca de soluções coletivas que vem dar direcionamento para os problemas sociais, apresentando como melhor solução o controle coletivo das empresas. Neste sentido, apresenta a participação direta, inteligente e bem criativa relacionados à tomada de decisões na empresa. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A autogestão vem possibilitando a criação de um espaço adequado dentro de um determinado empreendimento para processos de decisões coletivas.
II- A autogestão não valoriza e nem incentiva a criatividade coletiva como a democratização das tarefas.
III- Para garantir a efetiva implementação dos princípios cooperativistas, é apresentado como pré-requisito da autogestão.
IV- A autogestão não apresenta uma estrutura organizacional participativa e democrática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	As organizações podem ser classificadas de acordo com o objetivo de sua existência. Estes objetivos permitem desenvolver suas atividades com maior foco no mercado e em seu público-alvo. Sobre organizações com objetivos sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As indústrias de transformação têm foco social, independentemente do tipo de atividade econômica.
(    ) Enquanto organizações públicas têm o objetivo de prestar serviços à sociedade, as organizações sociais focam na maximização do lucro.
(    ) A previdência social é uma organização controlada pelo governo com o objetivo de subsidiar profissionais contra riscos econômicos (como a perda de rendimentos devido a doença, velhice ou desemprego).
(    ) Organizações como teatros, museus e parques públicos têm foco na contribuição social aos cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	Organizações podem ser classificadas em três grupos: privadas, públicas e sociais. Cada grupo possui suas características, especificidades e desafios. Sobre as organizações privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Têm foco social.
	 b)
	Têm objetivo de produzir e oferecer bens e/ou serviços.
	 c)
	Não possuem fins lucrativos.
	 d)
	São de um único dono.
	4.
	Organizações podem ser classificadas em três grupos: privadas, públicas e sociais. Cada grupo possui suas características, especificidades e desafios. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As organizações privadas produzem e oferecem bens e/ou serviços com o objetivo de obter renda e lucro.
II- As organizações públicas têm como objetivo servir às organizações privadas e sociais.
III- As organizações sociais buscam proporcionar melhores condições de vida e superação de problemas sociais aos cidadãos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Organizações podem ser classificadas em três grupos: privadas, públicas e sociais. Cada grupo possui suas características, especificidades e desafios. Sobre as organizações públicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Produzem e oferecem bens e/ou serviços com o objetivo de obter renda e lucro.
(    ) Oferecem prestação de serviços básicos à sociedade.
(    ) São de propriedade de uma nação sob gestão do Estado.
(    ) Geralmente, seus colaboradores (em sua grande maioria) possuem um caráter filantrópico/voluntário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	O controle social refere-se a um conjunto de fatores que condicionam a estabilidade de um ambiente social. Isto quer dizer que a ausência de mecanismos de controle institucionais por parte do Estado pode levar os cidadãos a aplicarem seus respectivos valores pessoais em decisões sociais, bem como ausência de responsabilidade social e punições por mal comportamento. Diante do exposto, aponte a alternativa CORRETA que apresenta ações de controle social:
	 a)
	As opiniões e argumentações dos cidadãos caracterizam-se como um mecanismo de controle social em instituições como polícia e hospitais.
	 b)
	Os costumes e hábitos de um grupo de indivíduos não se caracteriza um mecanismo de controle social.
	 c)
	As instituições têm caráter de controle de social, como polícia, entidades regulatórias e Anvisa, por exemplo. No entanto a opinião pessoal dos cidadãos prevalece sobre essas instituições.
	 d)
	A formalização de leis, decretos e emendas constitucionais constituem um mecanismo de controle de social devido a normatizarem comportamentos em nível nacional.
	7.
	No Brasil, na década de 1990, assiste-se a um processo de regulamentação da gestão descentralizada das políticas públicas em diversas áreas sociais (saúde, educação, assistência social etc.), com a inserção da participação da sociedade civil, via conselhos gestores, na sua formulação e controle. Nesse sentido, tais conselhos passam a ser considerados canais de participação mais expressivos da emergência de um outro regime de ação pública na esfera local, caracterizados pela abertura de novos padrões de interação entre governo e sociedade na gestão de políticas públicas. Os conselhos gestores se constituem, assim, como o novo formato institucional previsto nos artigos da Constituição Federal de 1988, que estabelecem a participação em diversas áreas sociais: na saúde, como "participação da comunidade" (art. 198, inciso II); na assistência social, como "participação da população", por meio de organizações representativas, na formulação das políticas sociais e controle em todos os níveis de governo (art. 204, inciso II); e na educação, como "gestão democrática do ensino público" (art. 206, inciso VI). Assiste-se, então, ao surgimento de novas iniciativas de gestão democrática das políticas públicas, com a introdução de reformas institucionais que visam ao fortalecimento da autonomia dos municípios e ao estabelecimento de novos formatos de organização do poder local, vinculados à criação de parcerias entre o poder público e setores organizados da sociedade civil. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Roberto. A gestão descentralizada e participativa. Revista Pós Ciências Sociais, v. 1, n. 11, p. 1-5, 2009.
	 a)
	A gestão participativa pode ser considerada sinônimo de cogestão e gestão compartilhada.
	 b)
	A cogestão se traduz por uma forma diferente de administrar que não inclui o pensar e o fazer coletivo.
	 c)
	A cogestão se diferencia dos modelos que podem se ajustar às transformações sociais.
	 d)
	A gestão participativa é diferente porque seleciona alguns indivíduos para tomar as decisões.
	8.
	Há três grandes tipos de organizações que podem ser o ambiente de trabalho do profissional em serviço social, quais sejam: setor público, setor privado e terceiro setor. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três setores, de acordo com a ordem do enunciado (setor público, setor privado e terceiro setor):
	 a)
	Organização social, empresa e propriedade.
	 b)
	Governo federal, governo estadual e governo municipal.
	 c)
	Governo municipal, empresa, governo federal.
	 d)
	Administração pública, empresa e organização social.
	9.
	A organização pública possui a finalidade de prestar serviços básicos aos cidadãos e desenvolver suas atividades organizacionais com foco na sociedade e em suas necessidades. Nenhuma organização

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.