Buscar

Discuta o potencial dos quintais como um espaço educativo no ensino de Ciências

Prévia do material em texto

Discuta o potencial dos quintais como um espaço educativo no ensino de Ciências, e sua importância no contexto da Educação do Campo. 
Os quintais são fontes vivas e ricas de conhecimentos, histórias, culturas e biodiversidade. Todas essas potencialidades podem ser trabalhadas no ensino de ciências e também outras áreas de conhecimento.
	Utilizar o quintal como espaço formativo, é muito mais do que considera-lo como um mero laboratório. É considerar e respeitar todas as relações e interações que ocorrem ali.
	Os quintais são espaços bastante familiares para os sujeitos do campo, mesmo quem mora na cidade, possui ou conhece algum quintal. Geralmente, diversos em elementos vivos e não vivos, os quintais ensinam todos os dias para quem faz o manejo dele.
	Para os professores e estudantes, os quintais podem ser ótimas alternativas para experimentações praticas e pesquisas. Partindo dos princípios da educação do campo, de construir uma educação libertadora, critica e contextualizada a realidade dos educandos, os quintais são importantíssimas ferramentas no processo de ensino aprendizagem, considerados como laboratórios vivos, e de baixo custo, pois quase todos os elementos necessários para aulas práticas, se encontra no quintal.
	Importante destacarmos a importância de valorizarmos esses espaços, mesmo vistos como espaços não formais de ensino, os quintais trazem abrigam as identidades das famílias do campo, autores como Gohn (2006), “contesta a ideia dominante de restringir os processos educacionais a um único espaço como a escola, produzindo a ideia de que somente nos espaços escolares acontecem os processos de aprendizagem.“ (Schvinge et al. 2016). 
Referencias 
Trilhas Pedagógicas, v. 6, n. 6, Ago. 2016, p. 184-19

Continue navegando