Buscar

ESTAGIO ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Módulo 51/2021
AE2
Estágio Supervisionado II
__________________________________________________________________________________
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BEM NECESSÁRIO
VANIA DA SILVA ARAUJO OLIVEIRA
Educação Infantil tem por objetivo desenvolver a criança em seus diferentes aspectos moral, afetivo, físico, social e intelectual, proporcionando sentimentos de estabilidade e segurança para que se tornem futuros cidadãos críticos e autônomos. Essa rotina é indispensável no dia a dia até mesmo, para orientar a própria criança no sentido do tempo e espaço. Ao entender a rotina, a criança conseguirá se orientar em relação ao tempo-espaço e se sentirá mais segura e confiante. 
Uma rotina para criança é um instrumento construtivo, pois permite que estruture sua independência e autonomia, além de estimular a socialização e é importante que se sinta segura e que tenha estabilidade, inclusive emocional. 
Na Educação Infantil a rotina é estruturante e fundamental na organização da vida da criança envolvendo ritmo, compromisso, disciplina e responsabilidade. Uma rotina bem definida para se fazer cada coisa, vai permitir que a criança entenda melhor o mundo em que ela vive e que é totalmente organizado em sequência como por exemplo, as horas, os dias da semana, os meses e os anos que seguem uma ordem contínua e, por isso, nos organizamos baseados nessa lógica também e quando colocamos uma rotina diária em prática, ela vai possibilitar que a criança se orienta na relação tempo-espaço e se desenvolva.
 “Praticar o exercício disciplinado que envolve a rotina, possibilita a construção de metas e a conquista de desafios, e dessa forma o sujeito vai construindo e lapidando a sua história.” (Madalena Freire,1998). E um elemento importante e fundamental da Educação Infantil, é a rotina pois, proporcionar à criança sentimentos de estabilidade, segurança e facilidade de organização espaço-temporal. De acordo com a pedagoga em artigo para o Portal Educação, “é contribuir para uma prática pedagógica , onde o educando seja o centro no processo ensino- aprendizagem. O educando busca novos conhecimentos quando lhe são oferecidas situações desafiadoras. O principal objetivo da educação e contribuir para a formação de seres críticos, reflexivos e conscientes.”( Aise dos S. Silva, 2020)
Rotina à estrutura básica, da espinha dorsal das atividades do dia. A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É também a seqüência de diferentes atividades que acontecem no dia-a-dia da creche e é esta sequência que vai possibilitar que a criança se oriente na relação tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.( Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn, Brasil Escola)
O professor precisa estar atento na organização da rotina pedagógica de não transformá-la em uma planilha rígida e inflexível de atividades diárias, exigindo a adaptação da criança a ela. Para que a rotina esteja como facilitadora da aprendizagem, é preciso que tenha flexibilidade, tornando-se fundamental para a criança, aprender a lidar com o inesperado. Por fim, a rotina na Educação Infantil auxilia o professor e a própria escola, porque o planejamento facilita a organização das aulas, tornando-se assim uma grande ferramenta pedagógica para o professor. Em sua obra “Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil”, as autoras Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn afirmam que esse planejamento deve incluir atividades que supram três tipos de necessidades das crianças: biológicas, psicológicas e sociais-históricas. Em necessidades biológicas pode-se considerar questões como repouso, alimentação e higiene. Já as psicológicas estão ligadas às diferenças individuais de cada criança e as sociais-históricas a questões como cultura, religião e estilo de vida.
 	De acordo com a proposta da rotina na Educação Infantil podemos concluir que a rotina pode ser definida como uma sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia da criança com a finalidade de auxiliar o trabalho do professor e principalmente proporcionar a criança confiança, segurança e autonomia. Sabemos que se desde cedo a criança estiver em contato e envolvida em todo o processo educativo essa criança vai adquirir em todos os aspectos, um melhor desenvolvimento.
REFERÊNCIAS
FERREIRA Felipe. Proesc.com/blog. Set. 2020 Disponível em:<site: http://www.proesc.com/blog/guia-completo-rotina-na-educacao-infantil/, acesso em: março 2021.
SILVA Aise dos Santos. Portal da educação. 2020. Disponível em:<site: portaleducacao.com.br, acesso em: março 2021.
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO 2 - AE2 - 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
	CRITÉRIOS
	Valor do critério
	A sua Nota
	1. CONTEÚDO: equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de 2 obras de autores diferentes; seguir as normas da ABNT para citações diretas, citações indiretas, citações de citações e referências. 
	3,0
	
	2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema; o objetivo (verbo no infinitivo); a justificativa do texto; o desenvolvimento com coesão e coerência; considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.
	1,0
	
	3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: apresentar uma argumentação com base em citações para o desenvolvimento do texto. Utilizar citações diretas ou indiretas ao longo de todo o texto, evitando parágrafos com senso comum.
	1,0
	
	4. ORTOGRAFIA: ortografia e conjugação dos verbos de modo correto. Clareza e coerência entre as ideias argumentadas nos parágrafos.
	1,0
	
	5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA: formatação do texto dentro das normas da ABNT (tipografia e tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre as linhas nos parágrafos, citações recuadas, entre outros). 
	1,0
	
	6. CASOS EM QUE A ATIVIDADE PODE SER ZERADA: cópias indevidas (plágio acadêmico) e fuga do tema.
	0,0
	
	ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.
	
	
	NOTA FINAL
	7,0

Continue navegando