Buscar

EXERCICIO 2 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

1.
		Como forma de cumprimento dos dispositivos educacionais assinalados na Constituição de 1937, o então Ministro da Educação, Gustavo Capanema, institui um conjunto de reformas chamadas de Leis Orgânicas. Dentre elas, MARQUE A CORRETA:
	
	
	
	Lei Orgânica dos Parâmetros Curriculares Nacional (Decreto lei 9394/96)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Normal em 1946 (Decreto--lei 8530)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073)
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola em 1946 (Decreto-lei 9613)
	
Explicação:
Lei Orgânica do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073)
	
	
		2.
		Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à:
	
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61).
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Comercial de 1943.
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942.
	
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946.
	
Explicação:
A Lei de Diretrizes e Bases, nº 5.692, de 1971, em seu Art. 10, instituiu obrigatoriamente a Orientação Educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.
	
		3.
		Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Correlacione as colunas e marque a resposta correta:  
( A) Constituição de 1824
( B ) Constituição de 1891
( C ) Constituição de 1934
( D ) Constituição de 1937
( E) Constituição de 1946
(  ) Atribui ao Congresso Nacional a legislação sobre o ensino superior. Atribui aos Estados a legislação sobre o ensino secundário e primário, assim como a manutenção das escolas primárias.
(  ) Gratuidade da instrução primária. Criação de colégios e universidades.
(  )Possui capítulo específico sobre a Educação e a Cultura. Atribui à União o estabelecimento das diretrizes da educação nacional. Atribui à União e aos Estados a difusão da instrução pública em todos os seus graus. Define a educação como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.
(  ) Fixa como competência da União o estabelecimento das diretrizes e bases da educação nacional. A educação é de todos e será dada no lar e na escola. O ensino primário é obrigatório. Possui princípios de liberdade e ideias de solidariedade humana.
(  ) Institui que a educação da prole é o primeiro dever e o direito da família, sendo o Estado apenas o colaborador para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências ou lacunas da educação particular. O ensino pré-vocacional profissional é destinado às classes menos favorecidas. O ensino primário é obrigatório e gratuito.
	
	
	
	D  A  B  E  C
	
	
	B  A  C  E  D
	
	
	B  E  C  D  A
	
	
	C  B  D  A  E
	
	
	A  D  C  B  E
	
Explicação:
B A C E D
	
		4.
		Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional?
	
	
	
	Definida a importância da Educação Especial como Modalidade da Educação Básica
	
	
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
	
	
	Instituída a educação básica compreendendo a mesma como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	
	Regulamentado do exercício da profissão de Orientação Educacional a partir da perspectiva psicológica.
	
	
	Instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais.
	
		5.
		Como aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições podemos destacar: a ampliação da obrigatoriedade no ensino de 07 a 14 anos. Que constituição foi esta?
	
	
	
	Constituição de 1937
	
	
	Constituição de 1934
	
	
	Constituição de 1967
	
	
	Constituição de 1988
	
	
	Constituição de 1946
	
Explicação:
Constituição de 1967,sobre a educação, a Carta representou retrocesso em relação à sua predecessora. A vinculação obrigatória de recursos para a pasta foi extinta e, embora fosse obrigatório e gratuito o ensino primário, dos menos necessitados era exigida uma contribuição módica e mensal para a caixa escolar, como uma forma de solidariedade. Ainda, foi colocado como primeiro dever do Estado em matéria de educação o ensino pré-vocacional e profissional voltado aos menos favorecidos.
	
	 
	
	
		6.
		Marque V para verdadeiro e F para falso a partir da análise dos aspectos relevantes para o campo educacional presentes nas constituições do Brasil.
(__)  A constituição de 1824 propunha a gratuidade da instrução primária e a criação de colégios e universidades.
(__)  A Constituição de 1937 proponha o ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas e - institui que a educação integral da prole é o primeiro dever e o direito da família, sendo o estado apenas colaborador para facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
(__)  A Constituição de 1967 possui o princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e de solidariedade humana e amplia a obrigatoriedade do ensino no período de sete a catorze anos.
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	V, F, F.
	
	
	V, V, V.
	
	
	F, V, V
	
	
	V, V F.
	
	
	F, F, F.
	
	 
	
	
		7.
		Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
	
	
	
	 (  ) O desejo de se adequar aos grupos políticos regionais.
	
	
	   (   ) A defesa de uma educação privada.
	
	
	(  ) A centralização do ensino.
	
	
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	
	 ( ) A possibilidade de se tratar a Educação como um problema de ordem social.
	
		8.
		Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
	
	
	
	A Orientação se limita a uma atuação burocrática.
	
	
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	
	A Orientação Educacional não se faz presente no cotidiano escolar perante as necessidades da mesma como agente de transformação e mediação do fazer pedagógico.
	
	
	A Orientação Educacional está associada, hoje, aos problemas detectados nas áreas de ensino, saúde e moral, as normas preestabelecidas pela a sociedade, como também, de orientação profissional, a partir de uma ideologia de individualidade.
	
	
	A Orientação Educacional está associada a um caráter preventivo e ajustamento do indivíduo.
	
Explicação:
O papel do orientador educacional vai muito além do que as atividades burocráticas. Ele um dos membros da equipe gestora, aolado do diretor e do coordenador pedagógico, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como pessoa, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. O Orientador lida com histórias de vida, lida com gente e gente tem sentimento, portanto, o foco de ação do orientador é a pessoa na condição de aluno.

Continue navegando