Buscar

Normas ISO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UEPB – Gestão da Qualidade – Maria Eduarda Gomes Ferreira
1. O que são as Normas ISO da Qualidade?
Segundo Mariani (2006) as Normas ISO são um conjunto de diretrizes formuladas através de consenso mundial sobre a padronização da qualidade ao se desenvolver produtos e serviços, auxiliando na formulação de um sistema de gestão de qualidade aplicável a qualquer organização, sem considerar seu tamanho, ou se a companhia é pública ou privada.
2. Qual a importância das Normas ISO da Qualidade?
A estipulação dessas normas foi um marco importante para o desenvolvimento do intercâmbio internacional de bens e de serviços, visto que com a globalização houve uma busca pela cooperação mundial nos campos intelectual, científico, tecnológico e de atividade econômica, tornando-se necessário que clientes e fornecedores, dos diferentes países, utilização a mesma linguagem no que diz respeito aos sistemas da qualidade (ISRAELIAN et al., 1996). Assim, contribuem para as organizações como um todo, criando uma rotina administrava que permita as empresas aumentarem sua produtividade e seu processo de inovação, bem como, proporcionam aos consumidores uma experiência mais satisfatória. Além disso, Israelian et al. (1996) destaca mais benefícios: 
Abertura de novos mercados; maior conformidade e atendimento às exigências dos clientes; menores custos de avaliação e controle; melhor uso de recursos existentes; aumento da lucratividade; maior integração entre os setores da empresa; melhores condições para acompanhar e controlar os processos; diminuição dos custos de remanufatura.
3. Quais diferenças podem ser apontadas na evolução da Norma 9001 desde 1987 até os dias atuais?
Desde a sua criação até a atualidade a essência da Norma 9001 se mantem a mesma, produzir com qualidade e reduzir custos, porém com o avanço da globalização e do desenvolvimento tecnológico se percebe uma maior quantidade de empresas concorrentes que adotam estas normas e uma maior velocidade quanto as transformações provindas da utilização da tecnologia da informação. Dessa forma, a partir de suas quatro revisões foram agregadas atualizações para adequar a série 9000 as novas configurações de gestão das organizações e satisfação do cliente: foram adicionadas modernizações no sistema de gestão da qualidade e também foram criadas outras normas de sistemas de gestão para diversas áreas, como o setor ambiental, setor automotivo, setor de segurança de alimentos, setor de segurança e saúde ocupacional entre outras (ALVES et al., 2017).
Referências Bibliográficas
ALVES, N. A. et al. A Evolução da Norma ISO 9001 em 30 anos: benefícios e impactos. EGENEP, Joinville/SC, 2017.
ISRAELIAN, E. et al. Uma Introdução às Normas da Série ISO 9000. In: SEMINÁRIO SOBRE A ISO 9000. São Paulo: USP, 1996. 
MARIANI, Édio João. As Normas ISO. Revista Científica Eletrônica de Administração: FAEF, São Paulo, n. 10, 2006. 1676-6822.

Outros materiais