Buscar

ad1%20adm%20davi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)As teorias do Taylorismo e Fordismo evidenciaram o princípio do processo organizacional do trabalho, do estudo da mão de obra na produção industrial para otimizar a produtividade em menor tempo e custo. Quanto ao caso do texto apresentado, a empresária buscava atender as necessidades primordialmente de mulheres das classes c e d, criando um produto que fosse barato para esse público em especial. Como característica principal, a empresária Zica e a equipe de sócios decidiram criar uma padronização e um modelo de produção em massa em seus salões, organizando as etapas de trabalho e produtividade em menor tempo e custo, o que promoveu uma popularidade dos serviços e atendimentos gerando um lucro crescente e a fidelidade de clientes (moldes do Fordismo). Outra característica típica do Taylorismo identificada na administração dos negócios empresariais de Zica foi a divisão do trabalho e a especialização de cada funcionário no processo produtivo, onde cada um executa uma função específica. E como característica principal apresentada no texto é a análise minuciosa sobre a execução de tarefas padronizadas em conjunto com um gerenciamento do negócio que é fundamental para a evolução do pensamento da administração do negócio. 
2) A analogia encontrada no título do texto remete a inspiração da empresa de se tornar tão popular quanto as famosas redes de fast-food, como a rede de lanchonetes Mcdonald´s, que vende produtos populares e é sucesso garantido. A empresária implementou uma linha de montagem, como a do Mcdonald`s,com fases diferentes de trabalho com cada funcionário executando uma tarefa, ganhando agilidade e produtividade, comuns das grandes redes de fast-food mundialmente conhecidas e oriundas dos Taylorismo e Fordismo.
3) Na área do turismo e hotelaria, muitas práticas de organização do trabalho dos moldes do Taylorismo e Fordismo são encontradas. Na padronização nos atendimentos, serviços, espaços, escalas de trabalho, a definição e divisão do trabalho com setores especializados, a supervisão funcional que definem uma cultura de organizacional do trabalho na área. Compreendendo que toda organização possui sua própria cultura, não sendo estática nem permanente, sofrendo alterações e dependendo de condições internas e externas.

Continue navegando