Buscar

desenho digital a1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

nessete capitulo aprendemos a evolução e transiçao entre o denho manual para o CAD, A história evolutiva do CAD é apenas uma pequena parte da história da elaboração das interfaces gráficas e dos sistemas computacionais, tendo em vista o amplo campo de estudos compreendido pelo design de interações homem-máquina (IHC), voltado para o desenvolvimento de sistemas de representação gráfica. De acordo com BECK (2019), podem ser considerados como marco inicial de desenvolvimento das tecnologias CAD/CAM, os sistemas: Pronto, de 1957, que foi o primeiro sistema de programação de controle numérico, de Patrick Hanratty; e o sistema Sketchpad, de Ivan Sutherland, criado por volta da década de 60. 
 Toda solução oferecida por interfaces gráficas foi criada com o propósito de ser a mais direta e intuitiva possível, tendo por fim integrar satisfatoriamente comportamentos e expectativas humanas aos sistemas e códigos informáticos, a partir de diferentes linguagens de programação.
 Atualmente o CAD é uma combinação de uma multiplicidade de sistemas, com diferentes tipos de linguagem de programação, originou uma grande variedade de soluções, capazes de representar os mais diversos avanços da industrialização em termos de projeto. 
 As origens do desenho digital
 As origens do desenho digital remontam os métodos de representação técnica, seja a partir da mão livre ou do emprego de instrumentos tradicionais de desenho. À medida em que a precisão gráfica se tornava uma necessidade e até mesmo um critério para o padrão de excelência, surgiam propostas alternativas de projeto que se caracterizavam de modo progressivo por soluções de mecanização, miniaturização e digitalização.
 A rigor, o desenho digital não exige o mesmo tipo de ferramental e empenho psicomotor que o desenho feito a mão livre. No entanto, o desenho técnico, atualmente, é considerado como um pré-requisito ou uma experiência didática prévia para a abordagem virtual de projetos, ao passo que o desenho digital envolve, por sua vez, a coordenação motora e visual, próprias do uso observado em sistemas informatizados. 
 Essas habilidades são necessárias para a manipulação de interações complexas de objetos virtuais, tais como aquelas propostas pelas interfaces humano-computador (IHC), ou para as relações com as interfaces homem-máquina (IHM).
 Muitos dos comandos apresentados têm a finalidade de modificar as propriedades de objetos elementares, por vezes chamados de primitivos, que consistem em formas e elementos de natureza geométrica, definidos por equações interpretáveis pelos softwares, e modificáveis em suas variáveis por meio de interfaces e caixas de diálogo. A partir de sua formatação, eles assumem os aspectos visuais esperados, representados nos padrões normativos estabelecidos.
 O CAD ajuda muito os projetisata em seus trabalhos, pois o trabalho fica maos dinamido e rapido, e com uma requeza de detalhes maior.

Continue navegando