Buscar

PROVA MATERNO- UNIDADE 1 (1)

Prévia do material em texto

Data
12/04/2021
	Curso
Nutrição
	Período
5º
	Nome
Cinara Mª Luna Marques
	Disciplina
Materno Infantil
1-Fale sobre a importância dos primeiros 1000 dias.
Esse é o momento mais importante do desenvolvimento físico e mental de qualquer ser humano. Por isso, o que acontece durante a gestação e os primeiros 2 anos da criança pode determinar inúmeros fatores de sua vida quando adulto. O surgimento ou não de doenças crônicas, saúde física e mental e até mesmo o seu papel na sociedade, todas essas características podem ser relacionadas com os primeiros anos de vida de uma criança. 
Deverão ser feitas os acompanhamentos das adaptações fisiológicas das gestantes e na fase puérpera e acompanhar o desenvolvimento do bebê. Após o nascimento, o acompanhamento continuará tanto para mamãe quanto para o recém-nascido, recebendo orientações sobre amamentação, exclusividade dela até os 6 meses de vida do rn. Após os 6 meses, dando dicas e ajudas de como introduzir alimentos ao bebê, a famosa “introdução alimentar” 
2-Cite os principais hormônios da gestação e suas funções.
Prolactina - Produção de leite materno
Ocitocina - Contração uterina, auxilia no parto e na contração das glandulas mamarias e é estimulada pela amamentação. E quando seu nível está alto, funciona como metodo contraceptivo se a amamentação ocorrer em intervalos máximos de 2h. 
HPL – Aumenta a resistência à insulina e estimula o pâncreas na secreção de insulina, ajudando no crescimento fetal, proporcionando maior quantidade de glicose e de nutrientes para o feto em desenvolvimento.
Estrógeno - Promove o crescimento rápido das mamas e disposição adicional de gordura nelas, os ductos ficam muito aumentados e as células glandulares aumentam de número. Aumento do útero e de sua vascularização, dilatação dos órgãos sexuais externos e do orifício vaginal. 
Beta HCG – Indica gravidez e tem a função importante, na manutenção da gravidez nos 3 primeiros meses.
Progesterona – Aumenta o acumulo de gordura e a resistência à insulina, tem o papel de relaxar a musculatura do útero. Completando os efeitos do estrógeno, aumentando ainda mais as glândulas mamarias e formando o epitélio secretor.
 3-Cite e explique algumas mudanças que ocorrem na gestação.
Diminuição da sensibilidade a insulina, correndo normalmente no 2º e 3 º trimestre devido a adaptações do corpo e aumento de reservas necessárias para o desenvolvimento do feto, parto e amamentação, onde ocorre a resistência à insulina, para que haja uma redução na utilização de glicose pela mãe e está, seja direcionada para o feto. 
Náuseas, vômitos, refluxo, constipação, caracterizados pelas alterações hormonais (progesterona) deixando o fluxo intestinal mais lento para aumentar a absorção dos nutrientes e devido ao crescimento do feto que comprime o estomago, forçando a comida para cima. 
Aumento do peso, índice de gordura corporal. Aumento da quantidade de sangue em 50%, de 4 a 5 litros, para 7 litros para poder suprir as necessidades de formação do feto. 
Alteração na pele, surgimento de estrias e acnes. 
Crescimento das mamas
4-Qual a importância do acompanhamento nutricional na gestação.
Oferecer adequadamente as quantidades calóricas e nutrientes necessários para cada estágio da gestação. Aliviar os desconfortos comuns na gravidez, promover e manter a saúde da mãe e do bebê, sempre orientando e ajudando. 
5-Quais são os fatores de risco que predispõe a mulher a desenvolver hipertensão e diabetes:
Diabetes – Idade igual ou superior a 35 anos; Sobrepeso/obesidade ou ganho de peso excessivo na gravidez; história familiar de DM em parentes de 1º; síndrome do ovário policístico; crescimento fetal excessivo; polidrâmnio, antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal... 
Hipertensão - Constituição física (obesas e de baixa estatura); história pessoal ou familiar de hipertensão; associações mórbidas; hereditariedade; nutrição (baixa ingestão de proteína e cálcio, pré-eclâmpsia em gestações anteriores... 
6- Qual a conduta nutricional adequada para uma gestante com diabetes mellitus.
Deve oferecer o adequado ganho de peso, de acordo com o IMC pré gestacional; Dieta normossódica; Incluir verduras e legumes nas refeições principais, todas as refeições devem conter todos os macronutrientes.
7-Fale sobre a importância do leite materno, cite o período para aleitamento exclusivo e complementado.
Laço afetivo mãe - filho, tem uma melhor aceitação complementar, bom para dentição e para fala. Contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento, protege contra carência de vitamina A, melhor desenvolvimento cognitivo, intelectual e visual, benefícios do psicológico, imunológico e cognitivo.
O Aleitamento materno exclusivo é quando a criança recebe somente, leite materno direto da mama, ordenhado ou leite humano de outra fonte. Com exceção de suplementação de vitaminas e minerais. 
O Aleitamento complementado é quando a criança além do leite materno, recebe qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não o substituir. 
8-Descreva os tipos de aleitamento materno:
Aleitamento materno exclusivo; Aleitamento materno predominante; Aleitamento materno complementado e Aleitamento materno misto ou parcial. 
9- Descreva as características do recém-nascido:
Durante os primeiros dias de vida, o recém-nascido passa por uma evolução muito rápida, sendo visíveis mudanças tanto a nível físico como comportamental. É preciso lembrar que, depois de ter estado protegido durante 9 meses, o bebé depara-se agora com um ambiente desconhecido. Assim, para além de necessitar de recuperar fisicamente, depois de ter superado o difícil trajeto de saída, ele terá também que se adaptar ao novo meio. Um dos primeiros instintos do recém-nascido pode ser observado minutos após o parto, onde, senão houver outro impedimento, o recém-nascido instintivamente procura o peito da mãe para mamar. 
10- Diferencia os tipos de leite: materno, vaca, fórmulas modificadas, fórmulas industrializadas.
Leite Materno – Alimento nutricionalmente completo, atende as necessidades fisiológicas, metabólicas e imunológicas do bebê.
Leite de Vaca – In natura, integral, pó ou fluído não é recomendável para crianças menores que 1 ano, eles contêm baixos teores de ácidos graxos essenciais, a quantidade de carboidratos é insuficiente, fornece altas taxas de proteínas e isso eleva a carga renal de soluto e risco de obesidade no futuro.
Fórmulas modificadas - Composição semelhantes ao leite materno, nutrição adequada, segura e satisfaz o lactante, aceitável ao paladar/cheiro.
Fórmulas industrializadas – em forma liquido ou em pó, destinado a alimentação do lactente de 0 a 12 meses incompletos sob prescrição, em substituição total ou parcial do leite materno.

Continue navegando