Buscar

Disciplina currículo e didática na educação de surdos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676144) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28902713
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação é um dos temas mais polêmicos e traumáticos para todo e qualquer professor. Apesar de ser importante, é um tema pouco discutido dentro das instituições de ensino. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade, tudo isso para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Sobre a concepção de Luckesi (2010) sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
	 a)
	É possível abordar o processo de ensino-aprendizagem.
	 b)
	A avaliação não é continua, nem obrigatória.
	 c)
	Esta ideia não é o resultado de uma concepção tradicional ainda muito presente em sala de aula.
	 d)
	A avaliação, obrigatoriamente, conduz todo um conjunto de outros fatores educacionais, por isso deve ser vista como processo de transformação em busca de uma nova modalidade de escola.
	2.
	As diferenças no que tange à identidade e à cultura são muito importantes na teoria pós-moderna e, por isso, é comum encontrarmos na literatura vigente o termo "Didática Cultural" relacionado às teorias pós-modernas. O envolvimento com as diferenças, com as conexões entre saber, identidade, identidade cultural e poder são evidentes nestes contextos. Então, o que implica neste campo é aquilo que promove as produções culturais dos sujeitos, advindos de vários espaços sociais. Sobre as características da Didática Cultural, analise as sentenças a seguir:
I- A didática cultural enxerga que para que um processo ensino-aprendizagem seja realmente eficaz é necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representação, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
II- Respeito às particularidades do indivíduo em si (social, identidade e cultura) das suas especificidades linguísticas, objetivando tornar o ensino mais atraente e cativante.
III- Com relação ao processo de ensino-aprendizagem, a educação de surdos ganha muito com a teoria pós-moderna.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Na educação brasileira percebe-se que existem muitas tendências pedagógicas que influenciam, influenciaram e continuam influenciando  a escola de modo geral em nosso país. Em contrapartida, há mecanismos de aprendizagem, ou melhor, tendências capazes de simbolizar, valorizar, instigar os alunos para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Qual tendência que demonstra esses caminhos para a aprendizagem?
	 a)
	Na tendência tecnicista.
	 b)
	Na pedagogia tradicional.
	 c)
	Na pedagogia liberal renovada progressista.
	 d)
	Na pedagogia liberal não diretiva.
	4.
	Ao longo da história da educação brasileira, algumas tendências pedagógicas influenciaram e ainda emitem valores no contexto educacional atual. Com relação aos estudos da didática, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberal e progressista, com algumas subdivisões segundo suas especificidades conceituais. Sobre o conceito de tendência pedagógica progressista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os fundamentos da sociedade capitalista não são questionados e o objetivo geral é preparar as pessoas para desempenharem bem seus papéis sociais.
	 b)
	A sua organização infere no desenvolvimento de pessoas para que se adaptem às demandas emergentes do sistema capitalista, e se insiram no mercado de trabalho.
	 c)
	A pedagogia busca transformar somente as relações de ensino-aprendizagem, para que acompanhem a demanda da sociedade capitalista.
	 d)
	A pedagogia progressista surge como uma crítica à continuidade da sociedade de classes e suas normas, que acaba sustentando de forma implícita as finalidades educacionais.
	5.
	Comenius sempre apresentou um espírito de inovação, como ele já defendia uma educação para todos, independente da classe social da criança, esse foi um seus lemas. Estudar os recortes históricos acerca da didática nos possibilita compreender com maior clareza o percurso percorrido até aqui. Neste percurso, podemos destacar algumas personalidades que foram as peças-chave na evolução do conceito da didática. Sobre estas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sócrates.
II- Comenius.
III- Jean-Jacques Rousseau.
IV- Johann Heinrich Pestalozzi.
(    ) Construiu um método chamado de ironia. Este método perpassava dois momentos: a refutação e a maiêutica.
(    ) Acredita que o mais importante era o desenvolvimento humano das habilidades e dos valores.
(    ) Defendia o ser humano como sendo naturalmente bom e suas ideias estavam focadas na liberdade e na sociedade.
(    ) Defendia uma educação para todos. Seu lema era Ensinar tudo a todos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	IV - III - II - I.
	6.
	A teoria pós-moderna é questionadora, vivemos em uma época única, ao se tratar de vivências no sentido de transgressão educacional, quando falamos em educação. Percebe-se que as relações de identidade e cultura são muito relevantes quando usa-se o termo "Didática Cultural". Sobre o termo exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A didática cultural enxerga que os processos de ensino-aprendizagem realmente são eficazes, sendo necessário abarcar outras temáticas, entre elas: alteridade, identidade, diferença, subjetividade, representatividade, cultura, gênero, raça, etnia, entre outros.
	 b)
	Ao falar em didática cultural não obtemos respostas concretas. A evolução perante a luta de classes sociais não favorece a subjetividade, a questão de raça, de gênero e as representatividades.
	 c)
	A didática cultural enxerga que há processos que não evoluem ao se tratar de outras culturas, de outras temáticas, de diferentes classes sociais, do respeito a tolerância, representação social, entre outros pontos culturais, tanto de raça e de etnia.
	 d)
	O termo didática cultural vem ao encontro de diversas culturas e não favorece a questão de gênero, de raça, de cor, não possuindo alteridade, mas, em contrapartida, segue um processo no ensino.
	7.
	Os processos avaliativos apresentam funções primordiais no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo quando inferem sobre os resultados dos avanços e dificuldades dos alunos, que representam a necessidade de intervenção do professor. Desta forma, a avaliação seria um instrumento que reflete as informações para que o professor avalie sua atuação didática. Sobre as modalidades e as funções da avaliação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Avaliação diagnóstica.
II- Avaliação classificatória.
III- Avaliação diagnóstica-formativa.
IV- Avaliação somativa.
(    ) Essa avaliação não auxilia no crescimento e desenvolvimento conceitual dos alunos, sobretudo ignorando a transformação social, a relação do professor e aluno ocorre em sentidos opostos.
(    ) Essa avaliação suscita na atuação conjunta do professor e alunos, no reconhecimento dos caminhos percorridos e na identificação dos que necessitam ser atingidos.
(    ) Essa avaliação pretende expor os resultados dos testes aplicados ao final dos estudos, representando o processo de ensino e aprendizagem, quantificando a aprendizagem dos alunos.
(    ) Essa avaliação investiga, questiona e integra os saberes com a experiência dos alunos, proporcionando um retorno ao professor, que avalia e aperfeiçoa suas práticas educativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	I -II - III - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	II - I - IV - III.
	8.
	Autores que defendem essa tendencia são B. Charlot, G. Snyders, Dermeval Saviani, além do próprio Libâneo. Nela, em alguns casos, o docente desperta outras necessidades e mobiliza o aluno a participar de forma mais ativa. Essa tendência respeita a bagagem que o aluno tem, os ensinamentos que ele próprio traz. Sobre essa tendência pedagógica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
	 b)
	Tendência Libertadora.
	 c)
	Tendência Tecnicista.
	 d)
	Tendência Tradicional.
	9.
	A avaliação em si é um dos temas mais polêmicos, que geram traumas para todo e qualquer professor ou mesmo para o aluno. Apesar de sua importância, é um tema pouco discutido dentro das instituições educacionais. Isso ocorre porque a avaliação na aprendizagem exige mudança de mentalidade. O avaliar está presente em todos os aspectos de nossa vida social e perpassa por todo o desenvolvimento humano. Sobre as características do processo de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- O avaliar funciona basicamente da mesma forma, independentemente do objeto de estudo.
II- Independentemente de qualquer coisa, a avaliação não pode ser num todo.
III- O processo avaliativo sempre deve propiciar decisões que nos encaminhem para melhores resultados.
IV- A avaliação sempre deve ter por premissa diagnosticar para reorientar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentenças I está correta.
	10.
	A didática no Brasil apresenta muitas semelhanças com o panorama atual, mas também algumas especificidades. Conhecer a história  da didática em nosso contexto nos possibilita perceber o quanto já avançamos, bem como traçar os novos rumos que a didática deve tomar a fim de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de real qualidade, ou seja, a didática tem um olhar avançado para cada época. Ela se preocupa com a utilidade, a validade e ainda a eficiência deste método. Um docente pode ser metodológico sem ser didático, mas nunca será didático sem ter métodos. A didática, obrigatoriamente, precisa da metodologia. Sobre a história da didática no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Pedagogia Tradicional, a didática é sinônimo de regras. Nesta concepção, teoria e prática encontram-se em campos opostos.
(    ) Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova é lançado se opondo à Pedagogia Tradicional.
(    ) A educação formal no Brasil inicia em 1549, com a chegada dos jesuítas.
(    ) Na década de 1960, inicia-se a Pedagogia Tecnicista. O conceito de didática a partir daí passa a se relacionar diretamente com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Prova finalizada co
Parte inferior do formulário

Continue navegando