Buscar

Estudo dirigido - Sistema Articular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
Sistema Articular
1- Classifique as articulações segundo o tipo de tecido interposto e cite exemplos.
R: Segundo o tipo de tecido interposto entre ossos, as articulações do corpo humano podem ser classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. Um exemplo de sinoviais são as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos. Já um exemplo de articulações fibrosas são as suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio. Por fim um exemplo de articulações cartilaginosas as articulações presentes entre as vértebras, que possuem entre elas o disco intervertebral.
2- Defina fontanelas. Qual sua função?
R:   Fontanela é o espaço macio e membranoso que separa os ossos do crânio dos recém-nascidos. Elas fazem com que os ossos do crânio possam se movimentar, permitindo assim que a cabeça do bebê passe de maneira mais fácil pelo canal do parto, fenômeno denominado de cavalgadura. Até o segundo ano de idade as fontanelas “fecham-se”, pois o espaço intermediário ossifica-se e tornam-se as suturas visíveis no neurocrânio.
3- Cite as características das articulações sinoviais, seus elementos essenciais e acessórios.
R: As articulações sinoviais se diferencia dos outros tipos articulações por apresentar uma cavidade chamada de cavidade articular, que é envolvida por uma cápsula que fixa os ossos da articulação. Essas articulações variam de poucos moveis até as mais móveis do corpo. As articulações sinoviais apresentam elementos essências: apresentam uma cavidade articular que contém liquido sinovial, uma cápsula articular e uma cartilagem articular. Além de apresentarem membrana sinovial e membrana fibrosa.
4- Descreva sobre as partes e funções da capsula articular.
R: A cápsula articular é uma membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos, por ligamentos, destinados a aumentar sua resistência. Dessa forma, a capsula tem por finalidade manter a união entre os ossos mas, além disto, impedem movimentação em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.
5- Qual a função do líquido sinovial?
R: O líquido sinovial tem a função de lubrificar e de nutrir as cartilagens articulares, além de reduzir o atrito durante a movimentação. 
6- Qual a diferença da irrigação e inervação da cartilagem articular para a capsula articular?
R: A cartilagem articular é do tipo hialina, tal cartilagem não sofreu ossificaçao. Assim, a cartilagem articular não apresenta irrigaçao sanguínea, logo sua nutrição é realizada a partir do liquido sinovial que esta contido na membrana sinovial. Além disso, a cartilagem articular também não apresenta inervação, assim o indivíduo não sente dor com o desgaste da cartilagem mas sim quando chega a atingir a parte óssea.
A capsula articular apresenta sua irrigação a partir da membrana sinovial, a qual torna-se responsável por fazer a infiltraçao do sangue na cartilagem. Já a sua inervação é advinda de nervos que suprem a pele adjacentes ou os músculos que movem as articulações, apresentam terminações nervosas na membrana fibrosa da capsula.

Continue navegando