Buscar

Vantagens dos Modelos SWOT, Ishikawa e Seis Caixas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na unidade 3 estudamos as principais ferramentas de diagnóstico organizacional, no nosso fórum cada aluno deve explicar as vantagens do uso da Matriz SWOT, do Diagrama de Ishikawa e do Modelo das Seis Caixas de Marvin Weisbord. 
Prezado Professor e Alunos, abaixo expresso minha resposta referente as vantagens da utilização da(o):
· Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats): Ao analisar a ferramenta da Matriz SWOT, posso afirmar que é a ferramenta mais utilizada para melhorar o desempenho do planejamento estratégico da sua organização. De acordo com sua sigla SWOT, a ferramenta tem como objetivo analisar as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) dentro do seu negócio. Duas vantagens a serem citadas na utilização da ferramenta SWOT é o conhecimento mais amplo sobre a organização e a compreensão sobre do mercado em que a mesma faz parte. Dividimos a ferramenta SWOT em dois grupos, sendo os ambientes Interno (Forças e Fraquezas – É o ambiente em que o consultor pode ter o controle diretamente) e Externo (Oportunidades e Ameaças – É o ambiente em que o consultor não tem o controle). 
Buscando entender ambos os Ambientes, o grupo Interno é composto no Levantamento de Informações e Dados através de Feedback dos Clientes e as Opiniões dos Colaboradores sobre a Organização/Negócio. Já o grupo Externo também é composto no Levantamento de Informações, porém, o consultor deve buscar essas informações através de essências do setor de atuação da organização ou através da análise competitiva dos concorrentes da organização. Sendo assim, a ferramenta SWOT tem como principal objetivo ampliar a visão do ambiente estratégico da organização/negócio.
· Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito – 6M): Essa ferramenta tem como objetivo a Identificação das principais Causas de Problemas dentro da Organização. Mais conhecida também como Diagrama de Espinha de Peixe (Devido ao seu formato de 06 espinhas) ou Matriz 6M (Devido a colocarmos as principais 06 Causas de Problemas dentro do desenho do Formato do Diagrama e todas essas principais Causas de Problemas começarem com a Letra M). 
Ao selecionarmos o principal assunto a ser tratado dentro da organização, as 06 Causas de Problemas são representadas no Diagrama sobre esse Principal Assunto como grupos: Mão de Obra, Método, Material, Medida, Máquina e Meio Ambiente. Sendo assim, criamos a Matriz 6M.
Após o desenvolvimento do Diagrama sobre o Assunto Principal a ser tratado junto às Causas de Problemas dentro de cada grupo supracitado, essa ferramenta tem como vantagem o consultor analisar todas as causas possíveis referente ao assunto principal, chegando à causa principal/raiz que potencialmente estaria gerando o problema sobre o assunto tratado.
· Modelo das Seis Caixas: Nessa ferramenta desenvolvida por Marvin Weisbord, tem como objetivo identificar as seis principais áreas críticas para a organização/negócio ser bem desenvolvida(o) futuramente. Ao meu ver, Marvin descreve que o Consultor Organizacional deve compreender todos os aspectos formais e informais dentro do Ambiente Externo da Organização, ou seja, o principal objetivo é atender todas as expectativas dentro do Modelo das Seis Caixas, sendo:
Liderança (Centro), Propósito, Relacionamentos, Estrutura, Mecanismos Úteis e Recompensas.

Continue navegando