Buscar

Comunicação e Linguagem

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comunicação e Linguagem
	
	
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Leia a tirinha a seguir, de Overman, um super-herói criado por Laerte que enfrenta vilões com poderes inusitados em São Paulo. Acerca das línguas falada e escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É possível identificar na tirinha elementos pertencentes à língua falada, tais como a informalidade das expressões e a espontaneidade vocabular.
(    ) O uso da contração "mó" em vez de "maior" e a palavra "ein", é uma interjeição utilizada exclusivamente na língua falada confirmam a tentativa de sua reprodução escrita.
(    ) Na reprodução escrita da língua falada pelas personagens, o autor se preocupou com a transcrição fidedigna das expressões utilizadas, para tanto empregou a variedade padrão da língua.
(    ) No último quadro, a fala "mó vício, ein, tio?" apresenta marcas da linguagem falada que revelam a grau de parentesco do menino com o herói e seu nível cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras>. Acesso em: 6 maio 2018.
	
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	O poema a seguir foi escrito por Cruz e Souza (1861-1898), poeta simbolista conhecido pela musicalidade e sofisticação de seus versos. Neste texto, são utilizadas característica dominantes da função poética. Sobre as características utilizadas, assinale a alternativa INCORRETA:
Ironia de Lágrimas
Junto da morte é que floresce a vida!
Andamos rindo junto a sepultura.
A boca aberta, escancarada, escura
Da cova é como flor apodrecida.
A Morte lembra a estranha Margarida
Do nosso corpo, Fausto sem ventura...
Ela anda em torno a toda criatura
Numa dança macabra indefinida.
Vem revestida em suas negras sedas
E a marteladas lúgubres e tredas
Das Ilusões o eterno esquife prega.
E adeus caminhos vãos mundos risonhos!
Lá vem a loba que devora os sonhos,
Faminta, absconsa, imponderada cega!
FONTE: Cruz e Souza. Últimos Sonetos, 2013. Disponível em:<http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/ironia.htm>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	Desenvolvimento dos sons, do ritmo e das rimas.
	 b)
	Ênfase na objetividade.
	 c)
	Utilização de figuras de linguagem como aliterações e assonâncias.
	 d)
	Exploração dos sentimentos e emoções.
	3.
	A língua pode variar de acordo com a faixa etária do grupo envolvido no processo de comunicação, bem como em outros fatores que também colaboram para as modificações ocorridas na língua a cada nova produção de enunciados. Leia a tirinha a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No primeiro quadrinho, o enunciado "Caia fora, Moska" é característico da linguagem informal, pois é formado uma expressão própria do vocabulário coloquial.
(    ) As tirinhas são um gênero textual no qual predomina a utilização da linguagem informal, visto que a espontaneidade e o humor caracterizam a história.
(    ) Na tirinha acima, foi utilizada a linguagem não verbal para compor o processo comunicativo, enquanto a linguagem verbal poderia ser descartada sem prejuízo de entendimento.
(    ) No último quadrinho, a palavra "xispa" é representativa da linguagem coloquial, utilizada em contextos informais em que não haja necessidade de maior rigor em relação ao vocabulário empregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://www2.uol.com.br/angeli/lukeetantra/tiras.htm?imagem=211>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	A linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos, ou seja, onde há comunicação, há linguagem. A linguagem tem suas particularidades e características no que tange ao ato comunicativo. Sobre o conceito de linguagem e o ato comunicativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para que a comunicação ocorra satisfatoriamente, faz-se necessário a utilização da linguagem verbal.
	 b)
	Não há distinções entre os termos língua e linguagem, pois designam sinonimicamente o ato de comunicação entre pessoas.
	 c)
	De acordo com a situação comunicativa, deve-se adequar a linguagem utilizada para que os interlocutores interajam efetivamente.
	 d)
	Define-se como um grupo de palavras escritas e faladas, desta forma, a língua é a única forma de comunicação de um povo.
	5.
	O processo de comunicação envolve alguns elementos, como emissor, receptor, mensagem, canal, código e referente. Leia o poema que segue de Fernando Pessoa. Depois disso, analise as seguintes sentenças:
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
FONTE:<http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm>. Acesso em: 19 out. 2018.
I- O receptor da mensagem é o mar português.
II- O código utilizado é a língua portuguesa.
III- O emissor da mensagem é o mar português.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Leia o texto sobre o uso da gíria e, a partir das reflexões apresentadas pelos autores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
O uso da gíria pela juventude e pelos meios de comunicação sempre gerou polêmica. Serra e Gurgel dizem que 90% dos jovens adotam a gíria e desprezam a estruturação de sujeito, verbo e complemento. "Suas frases são vagas, carregadas de sons que nada significam". Celso Luft afirma que a gíria é própria da juventude e da linguagem coloquial, informal. Descontraída, debochada ou crítica, a gíria tem contribuído para dar um colorido próprio à linguagem. Sem ela, sem o recurso de regionalismo, acredita Luft, a linguagem corre o risco de empobrecer pela padronização, ficando sem vida. "Por trás do preconceito contra a gíria há sempre um conflito entre conservadores e juventude, grupo social contra grupo social. Se a linguagem da juventude se restringir só à gíria, então haverá perigo".
(    ) A gíria é uma variante da língua, sendo empregada em determinado contexto e grupo social.
(    ) A gíria pertence à linguagem padrão da língua portuguesa e pode ser usada em situações de formalidade.
(    ) Quando usada em momento oportuno, a gíria pode revelar criatividade por parte do emissor.
(    ) Para Luft, a juventude pode comprometer o seu repertório linguístico se restringir suas interações só ao uso da gíria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRAGANÇA, Maria Alice. Revista ZH. Porto Alegre, 1991, p. 6-7.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Leia um trecho das reflexões de Lúcia Santaella sobre os Desafios da Comunicação.
A entrada do século XXI deverá ser lembrada no futuro como a entrada dos meios de comunicação em uma nova era: a da transformação de todas as mídias em transmissão digital, como se o mundo inteiro estivesse, de repente, virando digital. Transmissão digital quer dizer a conversão de sons de todas as espécies, imagens de todos os tipos, gráficas ou videográficas, e textos escritos em formatos legíveis pelo computador. Isso é conseguido porque as informações contidas nessas linguagens podem ser quebradas em tiras de 1 e 0 que são processadas no computador e transmitidas via telefone, cabo ou fibra ótica para qualquer outro computador, através de redes que hoje circundam e cobrem o globo como uma teia sem centro nem periferia, ligando comunicacionalmente, em tempo quase real, milhõese milhões de pessoas, estejam elas onde estiverem, em um mundo virtual no qual a distância deixou de existir.  Vem daí o papel central que os fenômenos da comunicação passaram a desempenhar em todos os setores da vida social e individual e o papel fundamental que a comunicação como área de conhecimento está fadada a desempenhar em muitas outras áreas, e não apenas naquelas que lhe são vizinhas: da biologia à economia, da inteligência e vida artificiais à antropologia, da filosofia à etnologia etc.
Considerando o panorama esboçado pela autora, podemos inferir que:
I- O fenômeno comunicacional se faz presente e interfere em vários setores da vida privada e social e em várias áreas do conhecimento.
II- No mundo digital, a comunicação atinge grandes proporções ao ligar virtualmente milhões de pessoas.
III- O campo da comunicação é inalterável, apesar do hibridismo dos meios que o ser humano dispõe para criar, registrar e transmitir informações.
IV- As mídias de transmissão digital exercem um papel importante na organização da sociedade contemporânea.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTAELLA, Lúcia. Desafios da Comunicação. Lumina - Facom/UFJF - v. 4, n.1, p.1-10, jan/jun 2001.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Para que se garanta a eficiência da comunicação estabelecida, faz-se necessário não apenas utilizar o tipo de comunicação pertinente ao contexto, mas também considerar o que se precisa comunicar, para quem e quais serão as respostas advindas dessa interação.  Harold Lasswell (1902 -1978) elaborou um esquema representativo do processo de comunicação, no qual distinguiu os papéis e as ações pertinentes a tal processo. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Quem.
II- Diz o quê.
III- Em que canal.
IV- Para quem.
V- Com que efeito.
(    ) Receptor é quem recebe a mensagem.
(    ) Mensagem direcionada ao receptor.
(    ) Retorno pode ser o pretendido pelo emissor ou não.
(    ) Meio é a materialidade utilizada para a produção da mensagem.
(    ) Emissor é quem comunica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III - V.
	 b)
	I - IV - III - II - V.
	 c)
	IV - II - V - III - I.
	 d)
	I - III - V - IV - II.
	9.
	No fragmento poético de Mario de Andrade, exposto a seguir, o eu lírico evidencia:
[...]
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?
Que tem se os quinhentos réis meridional
Vira cinco tostões do Rio pro Norte?
Juntos formamos este assombro de misérias e grandezas, Brasil, nome de vegetal!...
FONTE: ANDRADE, Mario de. Poesias completas. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Itatiaia, 1987. p. 188.
	 a)
	As variações linguísticas.
	 b)
	O sentido conotativo das palavras.
	 c)
	A linguagem formal.
	 d)
	A norma culta da língua portuguesa.
	10.
	As funções da linguagem têm a finalidade de levar o leitor a compreender determinado efeito ou conceito para determinado objetivo. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizadora. Nos textos centrados no código, a palavra está voltada para a própria linguagem (verbal ou não verbal), como podemos observar no verbete a seguir:
Estiva: Grade de madeira, assente no chão do porão de uma embarcação, sobre a qual se arruma a primeira carga, para isolá-la da umidade.
No verbete que indica a relação entre o termo e um dos seus significados, predomina qual destas funções da linguagem:
FONTE: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/estiva/. Acesso em: 16 set. 2020.
	 a)
	Poética.
	 b)
	Fática.
	 c)
	Conativa.
	 d)
	Metalinguística.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina