Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Deize


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÉTODOS DEDUTIVOS E INDUTIVOS / CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS.
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Fisioterapia 
1. Explique o que é uma pesquisa cientifica e o que são métodos dedutivos e indutivos.
A pesquisa científica é fruto de um trabalho realizado pelo pesquisador, devendo obedecer a padrões previamente estabelecidos, sobretudo seguindo formas específicas de composição. Tendo em vista uma das necessidades inerentes ao ser humano, ora representada pela busca constante de informações rumo ao seu crescimento pessoal, temos que a pesquisa constitui um significativo recurso cuja finalidade é obter informações acerca de um determinado assunto. Como atividade regular, ela se define por um conjunto de atividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento.
Contudo, a pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade. A pesquisa científica, de acordo com Ruiz (1991):
“É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência”.
 O método dedutivo, raciocínio dedutivo ou dedução é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar.É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final. Que por sua vez, está pautada na doutrina do silogismo. 
Vale observar que o método dedutivo é utilizado na filosofia, nas leis científicas e na educação. Nós utilizamos esse tipo de raciocínio na resolução de problemas, por exemplo, de física e matemática. Quando o professor demonstra um problema na lousa, ele está utilizando o método dedutivo. Tanto o método dedutivo quanto o indutivo, são dois tipos de raciocínios utilizados para analisar se uma informação é válida ou não.
Assim, por meio de premissas e proposições, é analisado se existe uma conclusão válida para o que foi afirmado. Isso tudo, se as premissas forem verdadeiras.
O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria.
Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente.
· Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. As conclusões encontradas nesse método já estavam nas premissas analisadas anteriormente e, portanto, ele não produz conhecimentos novos.
· Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral. Diferente do método dedutivo, onde a conclusão está implícita nas premissas, aqui, sua conclusão vai além desses enunciados. Assim, o método indutivo é mais amplo sendo muito utilizado nas ciências.
2. Cite e explique com suas palavras as diferenças entre citação direta e indireta, utilize um exemplo para cada tipo de citação.
Uma citação é a menção de um texto, idéia ou frase de outro, envia o leitor para a fonte da qual a informação foi tirada e pode ser uma citação Direta e Indireta.
A citação direta é aquela onde se faz uma transcrição literal de um trecho completo da obra consultada, ou seja, não há alterações do texto original, ela pode ser feita longa (maior a 3 linhas, parágrafo diferenciado sem aspas) ou curta (máximo 3 linhas e entre aspas). Exemplo da citação direta:
Ayerbe (2003, p. 15) afirma que “a atitude imperial de permanente conquista de novos mercados e territórios impulsiona a descoberta científica […]”.
Enquanto que a citação indireta é uma paráfrase, ou seja, se faz uma conexão do texto com outro autor, assim o texto citado não é literal, mais sim uma interpretação, contém apenas o sobrenome do autor e o ano da obra, por exemplo:
Segundo Menezes (2009), a musicalidade é um dos traços mais característicos do povo brasileiro.
 
(
TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!

Mais conteúdos dessa disciplina