Buscar

Resumo FRIEDRICH FROEBEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO 
CURSO DE PEDAGOGIA
Contribuições de Friedrich Froebel para educação infantil
· Primeiro educador a pensar uma escola para infância com caráter educativo, criação do jardim da infância.Considera o Jardim da infância como lugar de cultivo da infância (por isso o nome jardim). A criança era como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
· Propôs uma educação que integra o cuidado e a educação da criança, tanto pelos membros da família como os membros da escola.
· Considera o brincar essencial para o desenvolvimento infantil, teve grande contribuição para a compreensão do papel das brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança e sua inserção na prática educativa. Ao defender que a criança aprende brincando sobre o mundo a sua volta, sugere que os espaços destinados a sua educação estivessem capacitados para incentivar suas curiosidades.
· Se preocupa com a formação de educadores da criança pequena.Froebel inicia vários cursos para a formação das jardineiras, mulheres dotadas de todos os requisitos para a educação.
· “A escola para Froebel, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essenciais da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais e outras semelhantes, não as estudando, mas vivendo-as” (MONROE apud SILVA, 2015, p. 306). 
· Jogos são vistos como recurso pedagógico e elemento indispensável para o desenvolvimento e autoconhecimento da criança. Criou brinquedos educativos chamados “dons” como uma forma de desenvolver a inteligência e essência da criança brincando, para assim mostrar seu talento. 
· Acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. A criança já traz consigo coisas próprias dela e precisa exteriorizar.Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora.
· Na escola froebeliana o professor é responsável por potencializar o que a criança traz de melhor, ele apenas acompanha o desenvolvimento. Defendia uma educação sem imposição as crianças.
· Na educação infantil a criança deve estar sempre em movimento, Froebel parte do princípio de que o pensamento é movido pela ação. Criança só consegue pensar e desenvolver seu pensamento quando ela está agindo sob o mundo que se encontra.
· Enfatiza a necessidade de educar em conjunto com a família, além de insistir na figura da mãe como educadora nata da primeira infância.
Documentos oficiais que regulamentam a educação infantil
A Constituição Federal de 1988, inseriu a creche e a pré-escola ao sistema educacional ao determinar, no artigo 208, o inciso IV: ”[...] O dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de oferta de creches e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade” (BRASIL, 1988). Desde então as instituições infantis passam a ter caráter pedagógico, cuja função se destina o cuidar vinculado ao educar das crianças em espaços que promovam o seu desenvolvimento integral.
Lei de Diretrizes de Base a Educação Nacional (Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996). Coloca a criança como sujeito de direitos em vez de trata-las como objeto de tutela.No artigo 29, determina que a “educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança contemplando a ação da família e da comunidade”.
As Diretrizes Curriculares (2010) impõem que a organização do trabalho do professor, tem que priorizar a “exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza” (BRASIL, 2012, p. 26).
Referências Bibliográficas
FORMOSINHO Julia Oliveira; Kishimoto, TizukoMorchida; Pinazza,MônicaAppezzato. Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o Passado Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007
SILVA, Susiely Cassiane. A Contribuição de Froebel para a Educação Infantil Brasileira.Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Londrina, 2015. (Disponível em 
<http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/SUSIELY%20CASSIANE%20DA%20SILVA%20A%20CONTRIBUICAO%20DE%20FROEBEL%20PARA%20A%20EDUCACAO%20INFANTIL%20BRASILEIRA.pdf> Acesso em05.jun.2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 05 de junho de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Continue navegando