Buscar

RESUMÃO REVALIDA CIRURGIA PLÁSTICA - CANCER DE PELE

Prévia do material em texto

CANCER DE PELE
· Ao avaliar uma lesão de pele observamos a presença do ABCDE do melanoma: Assimetria, Bordas irregulares, Cores sem uniformidade, Diâmetro > 6 mm, Evolução de tamanho.
· Os tumores de pele não melanoma são os tipos mais comuns de câncer no ser humano. O câncer de pele mais comum é o basocelular (CBC), em seguida temos o carcinoma espinocelular (CEC) que pode ocorrer em áreas de queimadura podendo haver crostas, erosões e ulcerações.
· O tratamento do carcinoma epidermoide de pele (CEC) é a exérese cirúrgica com margens de 5mm. A radioterapia pode ser uma opção em idosos com múltiplas lesões, principalmente em face.
· De acordo com a classificação de Breslow temos a margem adequada: invasão até 1mm (margens de 1cm), > 1mm de invasão (margens de 2cm). Sempre que houver invasão > 1mm estará indicada a pesquisa do linfonodo sentinela (o primeiro linfonodo de drenagem daquela região), pelo risco de metástase. Caso o linfonodo sentinela seja positivo, estará indicado o esvaziamento linfonodal. A presença de ulceração da lesão, o índice mitótico e as margens comprometidas também são fatores de mau prognóstico.
· O pulmão é o principal sítio de metástase do melanoma e quando um nódulo pulmonar é encontrado ele deve ser biopsiado, pois será considerada uma doença avançada.
· Pacientes com lesões suspeitas de melanoma devem ser submetidos à biópsia excisional, sem necessidade de margens (ressecção marginal). Caso o melanoma seja confirmado, avalia-se a profundidade de invasão, a espessura (classificação de Breslow) que é o principal fator prognóstico.
· Entre os tipos de melanoma temos o extensivo superficial (mais comum), o lentiginoso maligno (mais em idosos e de melhor prognóstico), o nodular (pior prognóstico) e o acral (na sola dos pés)
· 
· Enxertos são transferências de tecidos (pele, gordura, cartilagem) de uma área do corpo (doadora), para outra região (receptora). O tecido não leva sua vascularização original, a nutrição do enxerto será realizada exclusivamente pela área receptora, sua nutrição nas primeiras 48h se dá por embebição. Pode haver insucesso na realização de um enxerto por hematoma, infecção e cisalhamento. O curativo sobre o enxerto tem função de cobertura, imobilização e compressão.
· Os enxertos parciais são mais utilizados, constituídos por epiderme e parte da derme (fino, médio ou grosso). Sua cicatriz não é estética com maior retração. Não é necessário o fechamento da área doadora (cicatrizada através da derme remanescente), podemos retirar uma quantidade maior de tecido, úteis quando precisamos cobrir áreas extensas, como no grande queimado e nas úlceras de pressão. Suas dimensões podem ser aumentadas quando utilizados em forma de malha.
· Retalhos são tecidos transportados com a sua própria vascularização, não dependem da área receptora. São indicados para cobertura de feridas com grande perda tecidual, onde há exposição de tecidos nobres ou leito vascular de qualidade duvidosa (osso sem periósteo). São divididos em retalhos simples (epiderme, derme e tecido celular subcutâneo) e retalhos compostos (além de pele e subcutâneo, outra estrutura, como músculo, fáscia, osso ou cartilagem).
·

Continue navegando