Buscar

Educação Especial 9

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL 9
		1.
		Na reunião de planejamento pedagógico, Marta trouxe uma dúvida em relação à Maria, uma aluna notavelmente inteligente e talentosa, mas que apresenta dificuldades de interação social e fraco desempenho acadêmico em matemática. Para a professora, Marta apresenta Altas Habilidades e deve receber uma atenção inidvidualziada da escola, bem como uma progressão de série, pois se desmotiva com o ritmo da turma. A orientadora educacional concordou com a professora e explicou que altas habilidades se refere: A uma capacidade extraordinária de raciocínio lógico-matemático bem como noções espaciais e musicais, apresentadas desde criança em toda criança que apresenta:
 I) Habilidades inatas para artes, músicas  e esportes em todas as pessoas com inteligência de altas habilidades.
 II) Um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
 III) Inteligência acima da média para todas as áreas de conhecimento, sobretudo, as áreas humanas e sociais, pois pessoas com altas habilidades são mais voltadas para o bem estar da humanidade.
 Está(ão) correta(s):
	
	
	
	Apenas a resposta III
	
	
	Apenas I
	
	
	Somente a resposta II
	
	
	Todas as respostas
	
	
	Apenas as respostas II e III
	
Explicação:
Uma criança com altas habilidades deverá apresentar um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No Brasil, o processo educacional do aluno com altas habilidades deve construir uma proposta pedagógica com base no modelo de enriquecimento e não de segregação. Assim, o aluno com altas habilidades deverá:
	
	
	
	ser inserido na classe comum de escola regular e frequentar o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
	
	
	ser somente promovido de séries, para que seu potencial seja respeitado.
	
	
	integrar um grupo de artes cênicas, para estimular seu desenvolvimento emocional e interpessoal.
	
	
	ser matriculado em uma Escola Especial, equipada com modernas inovações tecnológicas.
	
	
	ficar somente no ambiente da Escola Regular, a professora deverá oferecer estímulos e desafios, reconhecendo o potencial do aluno .
	
Explicação:
O aluno com altas habilidades e superdotação deve frequentar além da sala de ensino regular, a sala de recursos multifuncional em contra turno escolar.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo adotado atualmente para denominação do aluno que apresenta alto desempenho e superdotação é:
	
	
	
	Aluno deficiente
	
	
	Aluno excepcional
	
	
	Aluno com altas habilidades
	
	
	Aluno com Transtorno Geral de Desenvolvimento
	
	
	Aluno itinerante
	
Explicação:
Pessoas superdotadas e talentosas são as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Mariana é professora do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola  pública e terá que encaminhar possíveis alunos que apresentam altas habilidades/superdotação para um processo de avaliação.
Mariana encaminhou a aluna Luísa que apesar de,  nem sempre alcançar  as melhores notas da escola  e não ser reconhecida  por suas habilidades acadêmicas,  se destaca pelas habilidades de pensamento criativo. Demonstra grande imaginação e habilidade em gerar ideias interessantes, possui criatividade na forma de escrever ou falar e de apresentar suas aptidões e competências. Luisa possui independência de pensamento e de ideias.
A atitude da professora Mariana, em encaminhar a aluna Luisa para avaliação foi:
	
	
	
	errada, pois não é a professora Mariana que precisa estar atenta quanto ao comportamento de seus alunos. Somente o psicólogo educacional poderá verificar possíveis caracterísitcas dos alunos da professora Mariana.
 
	
	
	correta, pois a professora Mariana precisa encaminhar todos os alunos, quem deverá identificar possíveis casos são os especialistas. Mariana, como professora, deve apenas repassar o conteúdo programático da disciplina.
 
	
	
	correta,  pois o  pensamento criativo ou produtivo são características que estão incluídas no processo de identificação de possíveis  alunos com altas habilidades/superdotação.
 
	
	
	errada, Mariana deve se recusar a ter preocupação com outras questões a respeito do desenvolvimento de seus alunos. Ela é professora, sua função é apenas repassar o conteúdo programático durante suas aulas.
	
	
	errada, pois para ser considerada uma aluna com altas habilidades/superdotação, Luisa precisa primeiro ter o reconhecimento nas habilidades acadêmicas.
 
	
Explicação:
 
Tipo Criativo - relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente, e até de modo extravagante; sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No Brasil as alternativas de atendimento educacional dos alunos com altas habilidades / superdotação, de acordo com a política educacional do Ministério da Educação são:
	
	
	
	Somente a aceleração de estudo para que estes alunos cheguem a Universidade com idades bem precoces.
	
	
	Segregação em Escolas Especiais visando o aproveitamento e desenvolvimento de futuros talentos.
	
	
	Não permitir que a criança com altas habilidades se sobressaia na turma para que ela não se sinta melhor do que as outras.
	
	
	Programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos ou uma combinação de ambos.
	
	
	Excluí-los do atendimento educacional durante a fase do ensino fundamental, só inseri-los no ensino superior.
	
Explicação:
Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse..Logo ,para estes alunos, haverá encessidade de  enriquecimento curricular e programas de acerleração dos estudos ou uma combiação de ambos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Pedro iniciou a sua escolaridade e sempre se destacou com sua rapidez de raciocínio e exímia linguagem. O colégio percebeu suas habilidades e solicitou que a família fizesse uma avaliação psicopedagógica, pois Pedro apresentava um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora¿. (BRASIL, 1995, p.17).
Qual a provável categorização dessas características de Pedro?
	
	
	
	Altas Habilidades
	
	
	TDAH
	
	
	Inteligência Emocional
	
	
	Dislexia
	
	
	Autismo
	
Explicação:
 
Os portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica e pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança talento especial para artes e capacidade psicomotora
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com as orientaçõesdo MEC/SEESP, o atendimento educacional especializado deve abranger o trabalho de suporte e apoio aos alunos com altas habilidades/superdotação que apresentam elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades.Em geral, o aluno com altas habilidades,apresenta em conjunto de desempenho e possuem algumas características especialmente definidas e observáveis, que podem ser notadas e acompanhadas em várias faixas etárias. Marque a afirmativa condizente a esse publico alvo.
	
	
	
	Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 1% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais.
	
	
	Os padrões de desempenho desse público é inferior que uma pessoa possa apresentar, quando comparada a grupo de igual faixa etária e contexto social. Em geral, apresenta em conjunto com esse desempenho.
	
	
	Possuem grande facilidade para a abstração, percepção, relacionamento de um tema específico a um contexto amplo, estilos particulares para a aprendizagem e uma busca constante para atingir alvos e metas mais distantes.
	
	
	Possui uma grande diversidade que constitui esse grupo de pessoas em particular, podemos ter uma visão do quanto é interessante a espécie humana. Não há uma só pessoa que não seja única no universo.
	
	
	São alunos que apresentam um comportamento caracterizado pela curiosidade, fluência de idéias, desempenhos superiores em uma ou mais áreas,com pouca motivação pela aprendizagem.
	
Explicação:
É essencial que o aluno com altas habilidades/superdotação se desenvolva em seu próprio ritmo, aproveitando ao máximo suas potencialidades e competências, sem ser ¿subjugado¿ a um conteúdo curricular que já domina; que seja estimulado a construir novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que conviva com parceiros da mesma faixa etária, no contexto regular da sala de aula. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação:
	
	
	
	será sempre uma habilidade relacionada ao campo da lógica e matemática.
	
	
	não pode existir somente numa área da aprendizagem acadêmica.
	
	
	é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	
	
	pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	
	
	é uma habilidade que não pode ser identificada em uma área específica e exige trabalho generalizado.

Continue navegando