Buscar

Apol 2 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o trecho a seguir:
“A medida que a criança se desenvolve, começa a realizar representações mentais dos objetos do mundo real. Assim, ela está interagindo com o real por meio do simbólico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex,2012. p. 101.
De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) deve considerar?
	
	D
	Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino na educação infantil devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 95.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, na construção da proposta pedagógica, devemos:
	
	D
	envolver todos os segmentos da comunidade escolar, na busca por responder a questões que vão dar identidade à proposta.
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE Brasil. S.A. 2008. p. 81.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o seguinte excerto:
“A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky conecta uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre o ensino. O pressuposto que subjaz ao conceito é que o desenvolvimento psicológico e o ensino são socialmente enquadrados; para entendê-los, é preciso analisar a sociedade circundante e suas relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANIELS, Harry. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 199
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Vygotsky concebe o desenvolvimento baseado no organismo ativo, e o pensamento construído em um ambiente histórico e social. Com base nessa informação, sobre a teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Ele defende a ideia de que existe uma descontinuidade na interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis), aceitando, portanto, a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
II. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual.
III. Ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas).
IV. A palavra dá forma ao pensamento.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	C
	II, III e IV.
	Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
(  ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
(  ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	C
	V – F – F – V.
Questão 7/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na constituição dos projetos políticos-pedagógicos [são considerados essenciais pelo menos] sete elementos básicos: finalidades, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar, processos de decisão, relações de trabalho e avaliação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARTAXO, Simone Regina Manosso. Pressupostos da Educação Infantil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 161.
Com base na afirmativa apresentada e no livro-base Pressupostos da Educação Infantil, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características: 
1 - Avaliação.
2 - Estrutura organizacional.
3 - Currículo.
4 - Tempo escolar.
(  ) é uma construção social e coletiva, que revela a intenção educativa da escola e a concepção que subsidia o fazer pedagógico.
(   ) é possível efetivar a alteração dessa dinâmica com base em uma reflexão que permita uma avaliação contínua e uma reorganização necessária da proposta pedagógica.
(  ) nesse processo devemos envolver aspectos como a descrição e a problematização da realidade, a compreensão crítica da realidade descrita e problematizada e a proposição de alternativas de ação coletiva.
(  ) corresponde à organização administrativa (responsável pelos recursos humanos, financeiros e físicos) e à disposição pedagógica (responsável por todos os setores do desenvolvimento do trabalho pedagógico).
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2
Questão 8/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	E
	3 – 1 – 2 – 1 – 3
Questão 9/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo. 
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico. 
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
(  ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
	
	E
	F – F – V – V.
Questão 10/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Analise o trecho a seguir:
“Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
	
	B
	Momento crítico.

Outros materiais