Buscar

AV ll ciencia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Página 1 de 2
1 – A política contemporânea é uma ideia herdeira conceitual de importantes processos históricos. A afirmativa que faz a relação correta é:
a) ( ) A Grécia Clássica – ateniense – inaugura a ideia de democracia representativa, em que todos os cidadãos tinham direito à voz;
b) ( ) República é um fenômeno especialmente romano e com base em seus preceitos foi difundido no Ocidente;
c) ( X ) A noção contemporânea de política baseia-se em dois pilares históricos fundamentais: república e democracia. Esses pilares são historicamente construídos e reafirmados ao longo do tempo;
d) ( ) A tradição iluminista inaugura princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, sendo o mais importante na relação política do século XX.
2. Ao identificarmos a tradição iluminista relacionada à política, precisamos falar em: 
 
a) ( ) Liberdade, igualdade e fraternidade;
b) ( ) Democracia e república
c) ( X ) A lógica da igualdade
d) ( )A representatividade democrática
3 - Após inúmeras manifestações populares exigindo ampliação de participação dos cidadãos no processo político do País “P”, os governantes, assustados com tais eventos, dão início a uma reforma política que tem por objetivo alterar algumas regras estabelecidas na Constituição de “P”. Nesta, atualmente, há previsão para que apenas os homens com idade igual ou superior a 21 anos possam votar, sendo que a proposta é a de que o voto seja passível de ser exercido por homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos. Além desta alteração outras mais poderão ser propostas pelos atuais parlamentares, que, simbolicamente, representam a vontade do povo de “P”. Diante do quadro apresentado, responda: 
a) A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? 
RESPOSTA: Podemos responder à essa pergunta de duas formas: Se o voto for obrigatório surge um problema de conteúdo, pois a obrigatoriedade do voto fere à liberdade individual e, portanto, obrigar os cidadãos a
votarem, viola o sentido de democracia. Agora se considerarmos por um outro prisma, ao diminuir a idade do direito ao voto acabamos ampliando o número de cidadãos que participarão do processo eleitoral. 
b) A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo 
de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique.
RESPOSTA: Sim, seguindo o modelo democrático moderno de forma indireta ou representativa, onde os cidadãos elegem representantes que serão responsáveis pela tomada de decisão em seu nome. Caso fosse a democracia antiga, os cidadãos seriam responsáveis diretos pelos direitos político, como exemplo temos a democracia Ateniense.
c) Por fim, a manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta. 
 RESPOSTA: Sim, pois no modelo democrático moderno podemos medir o grau de democracia não somente nos momentos previstos na constituição do país. Um país democrático tem cidadãos que não deve estar restrito à política passiva que é aquela em fazer valer seu direito de voto a cada período estabelecido, mas sim estar praticando a política ativa, se organizando em associações, sindicatos, ongs para lutar sempre pela coletividade, sem nunca utilizar quaisquer meios de violência.
4 – Em Como as democracias morrem, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt argumentam que as democracias modernas correm perigo, pois estariam ameaçadas por novos tipos problemas relacionados à nossa época. Que perigos são esses que ameaçam as democracias hoje?
RESPOSTA: A democracia corre risco quando a própria democracia nasce com valores deturpados, quando ocorre um uso excessivo e distorcido dos tais valores. Quando ideias de progresso ou povo se tornam quase que absolutistas. Segundo Tzvetan Todorov, os principais perigos para as democracias modernas ainda são formas antigas como o messianismo, o ultraliberalismo e o populismo. Em países como o Brasil, onde temos atualmente uma bipolarização no campo político, a democracia tende a correr mais riscos, pois um partido ao chegar no poder poderá utilizar de vários mecanismos não democráticos para se perpetuar.

Continue navegando