Buscar

Fraude Contábil na WorldCom: Uma Lição de Gestão Empresarial

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
POLITICAS E GESTAO EM SEGURANCA PUBLICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
RESENHA CRÍTICA DE CASO
MARIA ANTONIETTA RAMOS BEZERRA DE MENEZES DAHER
FORTALEZA, 2021 
2
FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM
Referência:
KAPLAN, Robert S; KIRON, David, Fraude Contábil na WorldCom, Harvard
Business School, REV: 14 de setembro de 2007.
Fundada em 1979, A WorldCom, através de aquisições e fusões, tornou-se a segunda maior companhia de telefonia de longa distancia nos Estados Unidos e uma das maiores companhias no fornecimento de tráfego de dados da internet.
Dado momento, as fusões e aquisições representavam grande desafio gerencial. A integração das empresas não teria ocorrido de maneira eficiente. A empresa tinha uma estrutura fragmentada, os departamentos eram postos distantes um do outro, a matriz estava no Texas, o departamento de pessoal na Flórida, o departamento jurídico em Washington, tudo isso tornava difícil a comunicação e administração em geral, levando-se em conta que o CEO não dava autonomia aos empregados para que expressassem opiniões a respeito das políticas internas da empresa.
 Além disso, a interpretação das leis contábeis americanas foi errônea. Para apresentar lucros de maneira crescente, a companhia apresentou milhões de ativos adquiridos, colocou no resultado custos e despesas esperados para a companhia no futuro.
Em 2000, o governo norte americano barrou a aquisição da Sprint pela WorldCom, colocando em risco as práticas adotadas pela empresa. Nos anos seguintes a empresa apresentou dificuldades em manter sua valorização e, em 2002, a WorlCom entrou com pedido de falência após a divulgação de irregularidades contábeis.
Esse caso mostra o crescimento desenfreado de uma empresa sem planejamento. Visando apenas o crescimento patrimonial, a empresa não produziu um plano de negócios e desmereceu a importância do recurso humano e intelectual. Com sua administração empírica, dentro de um mercado competitivo, a empresa usou de fraude fiscal. Nesse contexto, nota-se a necessidade de uma adequada administração, gestão e planejamento estratégico, mas acima de tudo, os valores de uma empresa, para que assim possa crescer adequadamente e se consolidar no mercado.

Continue navegando