Buscar

AVALIAÇÃO AV1 VOLEIBOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇAO FISICA
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino do Voleibol 
	Código:
	SDE3979
	Professor(a):
	Anderson Magalhães Madeira
	Turma:
	3001
	Identificação da prova:
	Av. 1
	Semestre:
	2020/2
	Turno:
	Noturno
	Aluno(a):
	EVANILDA FELIX TAGARRO
	Matrícula:
	
	Instruções para realização da prova:
 Leia atentamente as questões antes de respondê-las.
 Revise sua prova antes de entregá-la.
	Data da Realização: 09/10/2020
	
	Valor da prova:
	5,00
	
	PONTOS OBTIDOS
	
	Na prova:
	
	
	No caso concreto:
	
1 – Descreva o panorama histórico do voleibol, partindo do surgimento até a atualidade. Discorra a respeito da importância da modalidade no cenário brasileiro e o papel do minivoleibol para a sustentabilidade do esporte.
 O Voleibol ou Vôlei surgiu em Massachusetts, no ano de 1985, nos Estados Unidos, sendo criado pelo Professor de educação Física americano, Wiliam Morgan, que na ocasião era Diretor da Associação Cristã dos moços. Uma associação esportiva, voltada para práticas esportivas masculinas. No principio, o mesmo criara o Voleibol com o intuito de ser um jogo sem atritos, ou seja, sem contato físico, com o objetivo de ser praticado por pessoas mais velhas, onde as mesmas pudessem jogar. Com o passar dos tempos, o Voleibol se popularizou, e foi ganhando dimensões cada vez maiores, sendo criado a FIVB (Federação Internacional de Voleibol, sendo a principal responsável por todas as modalidades de Voleibol no mundo, sendo o órgão máximo da modalidade e responsável em promover o desenvolvimento de Competições e responsável pela propagação da modalidade no mundo. Sendo através dela é que o Brasil tomou conhecimento dessa modalidade esportiva por volta de 1915, porém sendo jogada a princípio somente pelas, pois havia muita discriminação da modalidade no Brasil, pelos homens, por ser um esporte praticado com as mãos. Com o passar do tempo, ele foi sendo difundido também entre o sexo masculino e hoje, além da modalidade de quadra, o voleibol é jogado na praia (vôlei de praia). Sendo fundada em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Até hoje, a CBV é a entidade responsável pelo esporte no país e graças a ela o voleibol foi consolidado no Brasil. O voleibol nos Jogos Olímpicos existe desde 1964, quando o esporte foi incorporado oficialmente ao programa olímpico. A partir de Atlanta 1996 também foi introduzido o voleibol de praia. A partir disso, o esporte foi crescendo e adquirindo adeptos e hoje é muito praticado, sobretudo nas aulas de educação física.
	Nas escolas o voleibol poderá ser jogado também pelos menores que aprendem os princípios básicos e as regras de acordo com as suas adaptações, Para isso foi o Mini-vôlei, em 1975 Federações Internacional de Voleibol (FIVB), com objetivo de criar um método que pudesse utilizar os pequenos jogos como fator de motivação, onde as crianças aproveitassem experiências anteriores como base para a aquisição de novas habilidades. O minivoleibol é uma metodologia de aprendizagem do voleibol simples e adaptada às necessidades e ao estágio de maturação das crianças. 
 Outra vantagem considerável proporcionada pela metodologia é a facilidade de material necessário para a sua realização. De um modo geral, o minivoleibol pode ser adaptado a diversas condições de local e até mesmo a bola pode ser diferente de uma de voleibol. Existe atualmente material específico para a sua prática, que, obviamente, é mais indicado, mas nada impede que um material alternativo seja utilizado. Esta característica confere ao minivoleibol um aspecto de democratização do esporte, já que permite o acesso de praticantes de todas as classes sociais.Toda essa adaptação e possibilidades do voleibol fez com que ele se popularizasse.Sendo considreado o segundo esporte mais popular do Brasil, perdendo apenas para o Futebol.
2 – Descreva os fundamentos do Voleibol, apresentando seus gestos técnicos e as respectivas funções. 
Saque-É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para o golpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Manchete - A Manchete é utilizada mais para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas. Para executar a manchete o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura.
Toque -É o elemento mais característico de um jogo de voleibol, ua descrição será feita em duas etapas:
-Entrada sob a bola: Os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar a curvatura da bola.-Execução: O contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola .
Cortada- A cortada é um tipo de ataque. Para realizar uma cortada, o jogador salta próximo à rede e golpeia a bola com uma das mãos, unindo força e velocidade, num movimento de cima para baixo. O jogador que realiza a cortada pode optar por fazer com que a bola siga uma trajetória na diagonal ou na paralela em relação à rede, levando em conta o modo como os jogadores da dupla adversária estão dispostos na quadra.
Bloqueio- É a ação para interceptar qualquer ataque da equipe adversária que salta no net com os braços levantados olhando diretamente devolver a bola para o adversário, ou na sua falta, agitar o tribunal frente para induzi-lo a tomar a bola fora dos limites de jogo.

Continue navegando