Buscar

PROVA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE

Prévia do material em texto

Disc.: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE   
	Aluno(a): DAYANNE GABRYELLE BRITO SANTOS
	202008323223
	Acertos: 10,0 de 10,0
	24/03/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(CESPE/2017) A arte pressupõe um conhecimento particular produzido pelo ser humano, assim como o conhecimento científico, o técnico e o filosófico. Esse conhecimento sobre a arte estrutura e organiza o mundo em um processo de transformação do homem e da realidade. PCN,1998 (com adaptações) Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe
		
	 
	o estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético;
	
	o desenvolvimento de capacidade de reconhecer exclusivamente obras de arte nas diversas linguagens;
	
	a aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.
	
	a valorização de conhecimento sobre a arte erudita, como valor estético absoluto;
	
	o desenvolvimento do interesse e competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem;
	Respondido em 24/03/2021 15:30:52
	
	Explicação:
Esse campo da arte deve envolver a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer as linguages artísticas envolvendo o estudo de diferentes saberes, linguagens artísticas e a aquisição de conhecimento estético.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A inclusão do ensino de Arte nos currículos escolares fundamenta-se em estudos sobre a relação do ser humano com a realidade, a qual se organiza por meio de processos simbólicos.
Assinale a alternativa que justifica corretamente o ensino de arte nas escolas.
		
	 
	A arte permite o acesso a dimensões não reveladas pela lógica e pelo pensamento discursivo. 
	
	Os conteúdos curriculares da disciplina de Arte têm por objetivo elevar o desempenho individual dos alunos nas avaliações.
	
	O ensino de Arte nas escolas tem por objetivo harmonizar as relações entre os alunos e seus pais.
	
	Desde o nascimento, o ser humano revela aptidões artísticas que devem ser desenvolvidas no contexto escolar.
	
	O ensino de Arte nas escolas permite ao professor um atendimento individualizado do aluno com talento artístico.
	Respondido em 24/03/2021 15:33:03
	
	Explicação:
A arte permite o acesso a dimensões não reveladas pela lógica e pelo pensamento discursivo, explorando o poder simbólico, poético e sensível de expressão e comunicação humana. As diferentes produções no campo da Arte estão impregnadas pelas relações vivas estabelecidas na interlocução entre produtor-obra-espectador e o meio social mais amplo.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para iniciar oficialmente o ensino das artes no Brasil, D. João VI convidou artistas franceses, que aqui chegaram em 1816, chefiados por Joachim Lebreton, constituindo a célebre Missão Francesa, para compor o quadro de docentes da Academia Imperial de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, que passa então, a ser considerada o marco do ensino de arte no nosso país. A escola de Belas- Artes demorou a se concretizar e um de seus principais integrantes realizou registros plásticos do cotidiano brasileiro no século XIX. Seu nome:
		
	
	Picasso.
	
	Aleijadinho;
	 
	Debret;
	
	Ravel;
	
	Portinari;
	Respondido em 24/03/2021 15:34:10
	
	Explicação: Jean-Baptiste Debret
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A partir dos anos oitenta constituiu-se no Brasil um movimento que teve como finalidade rever e propor novos encaminhamentos à ação educativa em Arte e conscientizar e organizar os profissionais sobre a necessidade de valorização e busca de conhecimentos e competências na área, com vistas ao aprimoramento do professor de Arte. Esse Movimento passou a chamar-se
		
	
	Didática com arte
	
	Arte Moderna
	
	Educação artística
	
	Ensino de Arte
	 
	Arte-educação
	Respondido em 24/03/2021 15:34:42
	
	Explicação: Embora o ensino de Arte esteja previsto por lei na escola brasileira desde início da década de 70, sua história é muita mais ampla do que o registro oficial aponta, efetuando um percurso enriquecido pelas diversas teorias de ensino que proporcionaram aos professores à procura de novos caminhos na reestruturação de seu trabalho pedagógico.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O artista brasileiro Vik Muniz se interessa em questionar os materiais tradicionalmente usados nas obras de arte. Alguns de seus trabalhos são feitos com pasta de amendoim, geleia, diamante, açúcar, chocolate, terra entre outros materiais. Essas obras transitórias, sem intencionalidade de serem guardas ou preservadas por longos períodos, enquadram-se na chamada:
		
	
	Arte Clássica
	
	Arte Parietal
	
	Arte Medieval
	 
	Arte Contemporânea
	
	Arte Moderna
	Respondido em 24/03/2021 15:35:08
	
	Explicação:
O artista brasileiro Vik Muniz faz parte desse movimento de Arte Contemporãnea que explora materais alternativos e outras formas de expressão e fruição estética, dentre elas, as obras que não resistem à ação do tempo.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
 
		
	
	constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	
	banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	 
	incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	
	representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.
	
	valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
	Respondido em 24/03/2021 15:36:11
	
	Explicação:
De acordo com o texto citado, os iluministas reconheciam as  trocas de informações e conhecimentos como principal fator do progresso.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	OS PCNs de Artes defendem, dentre outros conteúdos, que o professor deve desenvolver, com seus alunos, saberes relacionados à cultura artística, contemplando o conhecimento de obras e seus autores. Conhecendo algumas destas importantes manifestações nos cenários nacional e mundial, pode-se dizer que ______________________ é um representante do teatro no cenário brasileiro.
		
	
	Luiz Gonzaga
	
	Gilberto Gil
	
	Carlinhos de Jesus
	 
	Ariano Suassuna
	
	Tarsila do Amaral
	Respondido em 24/03/2021 15:37:55
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, o trabalho com a linguagem musical é necessário para que a aprendizagem de música faça sentido na formação cultural e cidadã dos alunos desde as séries iniciais. Marque a alternativaque NÃO DIALOGA com os PCN de artes.
		
	
	A escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis da música, tendo contato com diferentes ritmos e estilos musicais.
	 
	O trabalho com a música clássica, erudita é o único a ser realizado na escola pois o contato com cantigas de roda, músicas do universo infantil e canções populares atrapalham a aprendizagem musical da criança e ela deve ter contato com estes estilos apenas fora do ambiente escolar.
	
	A escola deve trabalhar com as linguagens da arte, entre elas a linguagem musical está presente.
	
	A escola pode proporcionar condições para uma apreciação rica e ampla, onde o estudante aprenda a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história.
	
	É necessário que os estudantes tenham oportunidades para participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores de sequências rítmicas, dentro e fora da sala de aula.
	Respondido em 24/03/2021 16:05:27
	
	Explicação:
A afirmativa está incorreta porque o trabalho com a música na escola deve explorar a perspectiva multicultural. 
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As aulas de dança e suas diversas formas de manifestação devem possibilitar que os alunos se expressem com o corpo. Marque a alternativa CORRETA que mostra os objetivos da dança na escola.
		
	
	Apenas a dança clássica deve ser estimulada.
	
	O aluno deverá apenas ser estimulado a sua individualidade.
	
	A aula de dança favorece a formação do dançarino.
	 
	O aluno deverá descobrir suas potencialidades expressivas, criando formas simbólicas representadas no tempo e no espaço, através do corpo em movimento.
	
	O aluno não precisa ter conhecimento do seu corpo.
	Respondido em 24/03/2021 16:02:11
	
	Explicação:
A dança é uma linguagem artística que deve ser utilizada pelo professor como ferramenta de aprendizado na escola, pois permite que o aluno desenvolva as noções de espaço e tempo, organizando o seus movimentos e aumentando o seu equilíbrio corporal. 
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O professor arte/educador tem importante papel em relação ao processo de inclusão e sua prática pedagógica precisa ser planejada de acordo com os princípos que orientam o campo da arte/educação e educação inclusiva. Assinale a única opção abaixo que NÃO corresponde a uma ação que esse educador deverá adotar nessa perspectiva da arte/educação visando a inclusão:
		
	
	Incentivar a criatividade dos educandos e a busca pelo desenvolvimento da expressão artística.
	
	Adotar métodos específicos visando a alfabetização estética.
	
	Criar oportunidades para o desenvolvimento global dos educandos, por meio de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.
	 
	Priorizar o domínio da aptidão artística específica em relação ao desenvolvimento integral do educando.
	
	Criar intervenções que mobilizem a conscientização ativa em relação ao meio ambiente e em relação ao panorama e à qualidade de vida de todos os educandos.
	Respondido em 24/03/2021 16:02:36
	
	Explicação:
O ensino da arte, na educação inclusiva ou em outros contextos educacionais, não deve priorizar a aptidão artística. As linguagens da arte devem ser utilizadas pelo professor para desenvolver as habilidades e potencialidades dos alunos em relação a sua subjetividade e a sua consicência corporal.

Continue navegando