Buscar

PROVA CONT MET E PRAT DE ENSINO DE EDUC FÍSICA

Prévia do material em texto

Disc.: CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA   
	Aluno(a): DAYANNE GABRYELLE BRITO SANTOS
	202008323223
	Acertos: 9,0 de 10,0
	23/03/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade:
		
	
	do desenvolvimento de conteúdos que docilizem o homem.
	 
	da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história.
	
	da prática de exercícios que estimulem a oralidade.
	
	do uso da prática esportiva de rendimento.
	
	da programação visual que vai revelar a prática pedagógica.
	Respondido em 23/03/2021 13:31:22
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia e reflita sobre a evolução da educação física ao longo do tempo. Numere cada frase com o número correspondente no quadro. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
(1) Movimento ginástico europeu (séc. XIX e início do séc. XX).
(2) Movimento esportivo (a partir de 1940).
(3) Psicomotricidade (a partir de 1970 até hoje).
(4) Cultura corporal/ cultura física/ cultura de movimento (a partir de 1980 até hoje).
( ) O caráter científico é dado a partir do referencial oriundo das ciências biológicas que sustenta seu conteúdo de ensino, os Métodos Ginásticos, compostos de séries de exercícios elaborados a partir dos critérios rígidos próprios daquelas ciências. Numa sociedade onde a ciência transformara-se em uma nova "religião", o caráter científico conferido à Educação Física constituía-se em fator determinante para a sua consideração e respeito no interior do sistema educacional.
( ) Concepção que desloca a propriedade dada ao produto para o processo de ensino, introduzindo a integração entre corpo e mente, situando os objetivos no plano geral da educação integral, onde o conteúdo passa a ser muito mais instrumento para promover relações interpessoais e facilitar o desenvolvimento da natureza da criança.
( ) Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos, então, (não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da educação física aos códigos/sentido da instituição esportiva, caracterizando-se o esporte na escola como um prolongamento da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Esses códigos podem ser resumidos em: princípios de rendimento atlético/desportivo, competição, comparação de rendimento e recordes, regulamentação rígida, sucesso no esporte como sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas etc.
( ) Concepção que se apresenta como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem. Le Boulch enfatiza que a "Psicocinética" não é um método de educação física e, sim, uma teoria geral do movimento que permite utilizá-lo como meio de formação. Privilegia especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o autor, melhoram através da prática do movimento.
( ) As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.
		
	
	1-2-3-4-1
	 
	1-4-2-3-1
	
	2-1-2-3-1
	
	4-1-3-2-1
	
	1-3-2-4-1
	Respondido em 23/03/2021 13:32:46
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	2. Trindade (2002) relata em seu texto: "Do corpo de carência ao corpo da potência: desafios da docência",  o seguinte caso: "
Carlinhos tinha 5 anos e adorava correr, pular, se movimentar. No parquinho da escola, ele gostava de subir no trepa-trepa. A professora sempre dizia:  "Menino,  você vai cair daí!" Um dia, para "agradar" a professora, Carlinhos caiu e teve que levar pontos na testa. Ao ver Carlinhos no chão a professora gritava: "Eu não avisei? Eu não disse? Não obedece!"!
Considerando a postura de um profissional da educação,  como você agiria após o acidente?
		
	
	b. Sabendo que outros acidentes semelhantes poderiam acontecer e se resguardando da responsabilidade de zelar pela integridade das crianças, conversaria com a coordenação / direção comunicando a decisão de não mais levar a turma ao parquinho;
	
	c. Não deixaria Carlinhos ir ao parquinho durante um mês, para que ele aprendesse a se comportar;
	
	e. Procuraria trabalhar brincadeiras em que as crianças ficassem sentadas, evitando correrias, oferecendo assim segurança para elas.
	
	a. Ficaria aflita e durante algum tempo não voltaria ao parquinho com os alunos;
	 
	d. Agiria com naturalidade, entendendo que acidentes fazem parte do cotidiano escolar e que o movimento é um ato de prazer para as crianças;
	Respondido em 23/03/2021 13:33:45
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As circunstâncias impostas pela ditadura militar, foi possível observar o domínio de outra teoria pedagógica na educação brasileira. Trata-se da "Pedagogia Tecnicista" que marcou também a Educação Física a partir da década dos anos de 1970. Aprendemos assim, que o papel da escola varia de acordo com a tendência pedagógica a ser seguida. Podemos concluir a partir dos estudos desenvolvidos que na tendência tecnicista o papel da escola é:
		
	
	ser agência centrada na autogestão grupal e individual
	
	criação de grupos de pessoas com princípios educativos emancipatórios
	
	difusão de conteúdos concretos vivos
	 
	produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho
	
	formação de atitudes, preocupando-se com o aspecto psicológico do aluno
	Respondido em 24/03/2021 13:38:02
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é objetivo da Educação Física para o Ensino Fundamental que os alunos aprendam a:
		
	 
	Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as próprias possibilidades, de modo saudável e equilibrado.
	
	Executar os movimentos de forma direcional e automática de acordo com a perspectiva proposta pela instituição onde são ensinados.
	
	Reproduzir os movimentos do esporte de alto rendimento, buscando desempenho compatível com aquele rotineiramente apresentado por atletas profissionais.
	
	Reproduzir o esporte de alto rendimento em diversos contextos de maneira técnico-científica e saudável.
	
	Reproduzir o esporte de alto rendimento em diversos contextos de forma adequada e saudável.
	Respondido em 24/03/2021 13:56:13
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Nos anos iniciais faz-se necessário que o professor (a) construa um ambiente estimulante para os alunos levando-os a conhecer, descobrir, explorar a diversidade de movimentos, suas possibilidades e limitações. Neste sentido cabe ao professor (a) intervir de modo a:
		
	
	Valorizar a reprodução e padronização de gestos estereotipados.
	 
	Propiciar aprendizagem que parta de situações globais, simples e diversificadas.
	
	Promover uma aprendizagem fragmentada e esvaziada de significado para os alunos.
	
	Adotar uma metodologia com ênfase nos aspectos técnicos dos movimentos
	
	Organizar formas de ensino voltadas para padrões estabelecidos.
	Respondido em 24/03/2021 13:56:51
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta
		
	
	A cultura organizacional é constituída apenas pela estruturahierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.
	
	Não há uma relação direta entre cultura escolar e planejamento pedagógico.
	
	Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.
	 
	Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.
	
	Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.
	Respondido em 24/03/2021 13:57:20
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Aponte a alternativa que destaca a importância de resgate de brinquedos e brincadeiras na infância?
		
	
	A importância está ligada somente à obrigação de culturas regionais e não favorecem a aproximação da família à escola.
 
	 
	A importância está no resgate de culturas regionais, além de aproximar a família à escola.
 
	
	A importância está no resgate de culturas africanas, além de aproximar a família à escola.
 
	
	A importância está no resgate de culturas estrangeiras.
 
	
	A importância está no empenho de culturas indígenas.
 
	Respondido em 24/03/2021 13:58:15
	
	Explicação:
A importância está no resgate de culturas regionais, além de aproximar a família à escola.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	4. Rubem Alves (2001) escreveu: ¿A atividade lúdica produz um corpo feliz. A competição representada no seu ponto máximo pelas olimpíadas é o oposto do brinquedo¿. Qual das afirmativas abaixo traduz melhor esse pensamento do autor?
		
	 
	(D) Nas olimpíadas o corpo é levado ao limite do stress, ou seja, ao patamar máximo de sofrimento do corpo, oposto ao prazer;
	
	(B) O brincar é também competir, portanto, deve-se ampliar cada vez mais a competição para obter talentos esportivos;
	
	(C) Os atletas são heróis que representam a superioridade de uma nação perante aos outros povos, portanto é uma coisa séria e não um brinquedo;
	
	(E) O autor se posiciona contra as atividades físicas.
	
	(A) A competição organizada de forma competente permite que os alunos percebam que nem todos podem ser campeões e se adaptem melhor aos seus limites;
	Respondido em 24/03/2021 13:58:51
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre o jogo, abordado pelo Coletivo de Autores, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência.
	
	O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.
	 
	A ênfase no propósito/objetivo do jogo se exclui do desenvolvimento da criança. O que decide o jogo é o ensino da competitividade para o preparo para o mundo contemporâneo capitalista e competitivo. Assim, por exemplo, a preocupação e tensão durante uma corrida, tanto por querer ganhar ou por se ver ultrapassada, pode levá-la à perda de grande parte do prazer do jogo.
	 
	O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de "ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor deve conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como "fator de desenvolvimento" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê.
	
	Observa-se o desenvolvimento da criança no caráter dos seus jogos, que evoluem desde aqueles onde as regras encontram-se ocultas numa situação imaginária (como, por exemplo, quando crianças jogam de papai e mamãe, elas agem de acordo com as regras de comportamento de um pai e de uma mãe), até os jogos onde as regras são cada vez mais claras e precisas, e a situação imaginária é oculta.
	Respondido em 24/03/2021 14:02:43
	
	Explicação:
A ênfase no propósito/objetivo do jogo está inserida no desenvolvimento da criança.

Continue navegando