Buscar

1º trabalho de Desenvolvimento Econômico I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Juliana Resende da Silva
Matrícula: 218066156
1º trabalho de Desenvolvimento Econômico I
Baseando-se no texto de Bresser-Pereira (2006) e nas notas de aula, considere as variáveis, tais como produtividade (renda per capita ou por habitante), acumulação de capital (físico e monetário) como peças chaves para a abordagem do desenvolvimento econômico ao longo dos séculos XIX e XX. Considerando o processo histórico, e assumindo o Estado como um instrumento de ação coletiva, em uma economia capitalista – de mercado – disserte em duas páginas a importância da atuação do Estado no processo de desenvolvimento econômico no período acima citado.
O desenvolvimento econômico ocorre historicamente no contexto de Estados nacionais. O Sistema capitalista está organizado essencialmente a partir de estados-Nação soberanos, ainda que interdependentes, dotados de um Estado, de uma população e de um território . Esse Sistema caracteriza-se, no plano internacional, por uma competição econômica permanente.
A Revolução Nacional, por sua vez, intermediou a revolução comercial e industrial. Nota-se no Texto, a importância da formação e constituição do estado, tendo papel fundamental para o Desenvolvimento econômico, no sentido em que deve haver a união dos grupos sociais, para que ocorra esse desenvolvimento. Atualmente, os modelos de inspiração neoliberal excluem a importância do estado nas estratégias de desenvolvimento econômico, não somente excluem como condenam uma estratégia de desenvolvimento.
Quando falamos do desenvolvimento econômico de um determinado país, também estaremos nos referindo sobre qual maneira o aparelho estatal administra aquela nação, de modo que possa alcançar o principal objetivo de atingir elevados índices nas taxas de crescimento. Por outro lado, se uma nação não adotar uma estratégia nacional de desenvolvimento que não seja capaz de aumentar o seu estoque via acumulação de capital, e nem o progresso técnico, essa nação estaria condenada ao fracasso já que teria um infame nível de renda per capta e de bem estar social.
Em outras palavras, esse país seria classificado como subdesenvolvido, ou seja, inexistiria um desenvolvimento econômico auto sustentado nessa nação. Ao longo desta disciplina, estudaremos isso mas a fundo e a visão de cada autor a respeito do assunto. E através disso, podemos compreender por quê o Brasil e os demais países da América Latina se estagnaram economicamente e obtiveram um pífio crescimento ao longo desse período.
Não podemos esquecer que, apesar do desenvolvimento econômico ser pautado pela acumulação de capital, progresso tecnológico e o aumento da produtividade, ele ainda é entendido como um processo histórico. Ora, se fosse somente por esses fatores, não existiriam ou seriam quase nulos a disparidade em desenvolvimento entre os demais países.
Se por um lado o mercado é responsável pela realização de trocas, por outro o estado é um conjunto de estruturas sociais que operam no mercado como agente, cria políticas que interferem nele e faz parcerias com o setor privado. O mercado sozinho não é capaz de resolver os problemas econômicos fundamentais, e sem a atuação estatal não há garantia dos serviços essenciais como a saúde, educação e a qualificação da mão de obra, o que leva a uma acumulação de capital físico a fim de expandir a produção. É através dessa especialização que ocorre a transferência dessa força de trabalho de um setor de menor valor agregado para outro setor com maior valor agregado e, assim aumentando os salários. Enquanto os capitalistas objetivam maiores taxas de lucro eles farão maiores investimentos e assim sucessivamente. O desenvolvimento econômico é fruto do sistema capitalista que pode não ser tão eficiente no curto prazo, mas dinâmico e eficiente que é coordenado pelo Estado organização e principalmente enquanto conjunto de instituições entre as quais o mercado é o principal.

Continue navegando