Buscar

Importância da Produção Intensiva de Animais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO ANIMAL
1 Comente a importância da produção intensiva dos animais associada com a genética, nutrição e sanidade. R= Por utilizar de técnicas e tecnologias mais avançadas, como a manipulação genética e a inseminação artificial, na pecuária intensiva o pecuarista consegue que seu gado tenha a melhor genética possível. A melhor genética, nesse caso, proporciona melhores resultados para a criação, já estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho. Da mesma forma, os métodos de preparo do solo e cultivo de forrageiras também são avançados (deve-se investir em uma ração bem balanceada, silagem ou pasto de qualidade, melhorando o ganho de peso dos animais, bem como o rendimento da carcaça no período de terminação. Enquanto a sanidade A principal desvantagem apontada nesse sistema é o seu alto custo de implantação e produção. Para assegurar o bem-estar animal, as estruturas devem ter a ambiência ideal para os bovinos. E nem sempre o fazendeiro tem recursos. Além disso, o consumo de ração e de pasto cultivado é maior, devido ao número elevado de animais em uma área restrita. Como a pecuária intensiva utiliza métodos modernos de controle de produção, a mão de obra é reduzida, porém, ela necessita ser especializada para o bem-estar do animal..
2. Apresente a composição geral dos seres vivos, quanto aos nutrientes de acordo com Weende. R= a determinação da matéria seca é ponto de partida da analise dos alimentos, pois os valores de MS facilitam a comparação qualitativas dos diversos nutrientes , entre diferentes alimentos e também tem grande importância já que a preservação do alimento depende do teor de umidade presente no material e,além disso comparar o valor nutritivo de dois ou mais alimentos é necessário considerar os respectivos teores de MS.
3. Quais os compartimentos do estomago dos ruminantes e seus aspectos fisiológicos? R= O estômago de ruminantes tem quatro compartimentos -rúmen:  é uma câmara de fermentação estável (Temperatura, pressão osmótica, equilíbrio iônico) capaz de fornecer substratos à microbiota (nutrientes do alimento recém-ingeridos e água) e, ainda remover os subprodutos da fermentação (AGV, células microbianas, resíduos não digeridos). -Retículo: O retículo relaciona-se com o diafragma e é unido ao rúmen por uma dobra de tecido. O rúmen, o maior dos pré-estômagos, é propriamente saculado por colunas musculares que são chamadas saco dorsal, ventral, caudodorsal e caudoventral. Em muitos aspectos, o retículo pode ser considerado uma bolsa cranioventral do rúmen. 
-Omaso: também chamado de saltério, folho ou folhoso, é a terceira divisão do estômago dos ruminantes, localizada entre o barrete e o abomaso. No omaso ocorre a absorção do excesso de água do bolo alimentar, que é passado então para o último compartimento estomacal, o abomaso.Além disso, o omaso absorve os AGVs que não foram previamente absorvidos, remove os íons bicarbonato da ingesta (se não forem removidos, os íon bicarbonato modificam o pH ácido do abomaso).
-abomaso: ele já Corresponde ao estômago verdadeiro ou glandular dos bovinos. Possui uma mucosa mais úmida do que os outros pré-estômagos, com pregas longas e altas. Localiza-se ventralmente ao omaso, do lado direito do rúmen.
4. Qual a diferença dos nutrientes essenciais e não essenciais? R= Os essenciais são aqueles que nosso organismo não produz naturalmente e precisam, portanto, ser ingeridos na alimentação. Já os não essenciais, o nosso corpo consegue produzir sem a necessidade de uma dieta especial
5. Comente quanto a importância da saliva. R= A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos
6. Sabendo-se que os ruminantes jovens se comportam como não ruminantes, comente quanto aos fatores que influenciam o desenvolvimento dos pré-estômagos desses animais. R= Para que ocorra o desenvolvimento dos pré-estômagos é necessário que haja a ingestão de alimentos sólidos, para que o animal passe da fase não ruminante (jovem) para fase de ruminante (adulto) O tipo de alimento ingerido influencia no desenvolvimento da estrutura e tamanho do rúmen, A ingestão de forragem, auxilia no desenvolvimento do tamanho e volume do rúmen, retículo e omaso, já a ingestão de alimento concentrado desenvolve as estruturas (papilas ruminais) do rúmen.
7. Como os ruminantes jovens adquirem a flora microbiana e qual a importância desses microorganismos para os ruminantes? R= Quando as condições de umidade, temperatura, pH e aporte de alimentos são favoráveis, sua multiplicação é muito rápida. Algumas vezes fala-se em “semeadura” nos animais jovens, ao início de sua alimentação grosseira. Na realidade, a flora microbiana instala-se rapidamente, através do meio ambiente e dos alimentos. A Importância dos microrganismos no ambiente ruminal tem relação direta com o bom funcionamento do rúmen. ... Os microrganismos realizam a transformação de alimentos ricos em matéria vegetal, principalmente em etanol, o qual serve como fonte de energia para o animal ruminante hospedeiro.
8. O que se entende por ruminação. Descreva este processo. R= A ruminação é a regurgitação repetida e remastigação dos alimentos, típica dos ruminantes. O processo consiste no retorno do bolo alimentar do rúmen para boca, onde é remastigado, na presença de maior quantidade de saliva, e posteriormente redeglutido. Durante a ruminação, o alimento parcialmente digerido é regurgitado, mastigado e engolido novamente. Mastigar durante a ruminação é mais lento e consistente do que durante a alimentação. O processo de ruminação estimula a produção de saliva para ajudar a tamponar o pH ruminal e diminuir o tamanho da partícula da ração, permitindo que ela passe do retículo para o omaso. Conforme o alimento parcialmente digerido passa pelo omaso, a água é absorvida, reduzindo o volume de material que chega ao abomaso. O abomaso, frequentemente referido como estômago verdadeiro, produz ácido e enzimas digestivas semelhantes ao estômago de animais não ruminantes, quebrando ainda mais a alimentação antes de passar para o trato gastrointestinal inferior para posterior digestão, absorção e, finalmente, eliminação.
9. Inicialmente, um lote de frango de corte entrou com 40 g e ao final dos 42 dias de idade, saiu com média de 2.450g por frango ao abate. Calcular o ganho de peso médio do lote e a conversão alimentar dos frangos sabendo que o consumo médio da ração foi de 4.200g/frango. R= 
lot1: 2450-40 = 2410 EA= 2410/4200x100
ração: 4.200g EA= 57,38%
CA= 4.200/2410 CA= 1,74
10. Foi feito um acompanhamento na fazenda por 108 dias dos ovinos da raça texel. Esses animais castrados entraram com 22kg e receberam diferentes dietas conforme o quadro abaixo:
Ração Padrão Sorgo e Leucena Silagem Milho e Leucena
Consumo diário
(g/animal/dia) 750 890 740 957
Peso Final (kg) 32 35,5 38,5 33,5
*MS = matéria seca
Calcule a conversão alimentar e a eficiência de cada lote com suas respectivas rações
11. Defina volumoso. Dê exemplos. R= os alimentos não concentrados ou volumosos são aqueles que cotem mais de 18% de fibra na MS. Constituem a maior a maior parte da ração , fornecem nutrientes e desempenham papel especial no metabolismo ruminal. Ex forrageiras secas e grosseiras (fenos e palhas), pastagens cultivadas, pastos nativos forrageiras verdes e silagem.
12. Definaconcentrado energético. Dê exemplos. R= Contém menos de 20% de proteína bruta(PB) ex trigo, milho, sorgo, aveia, cevada, frutas, nozes, e algumas raízes.
13. Defina concentrado proteico. Dê exemplos. R= contém mais de 20% de proteína bruta(PB). Ex farelo de soja, subprodutos de origem animal etc.. 
14. O que é a matéria seca de um alimento? O que isso implica? R= Matéria seca (MS) é a porção que sobra de qualquer alimento após a retirada de toda a sua umidade. após a retirada de toda a sua umidade. ... A grande importância de se conhecer a porcentagem de matéria seca de um alimento é que nutrientes como energia, proteína, minerais e vitaminas fazem parte dela, dando assim para calcular os macros a serem atingidos pelos animais.
15. O que seria extrato etéreo? R= O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. (ex. éter). São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração, tendo a mesma função dos carboidratos; fornece energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.
16. O que seria análise de cinzas? Descreva o processo. R= A analise de cinzas representa as substâncias inorgânicas presentes no alimento. Quando um alimento é queimado (em uma mufla) a 550-570º C a matéria orgânica é transformada em CO2, H2O e NO2 (queima) permanecendo os minerais presentes no alimento (resíduo inorgânico chamado de “cinzas” ou “resíduo mineral fixo”).
17. Qual a diferença do sistema de weende e van soest? R= Sob o aspecto nutricional, o método Van Soest separa melhor os diversos componentes da fração fibrosa. ... Na realidade, os métodos de Weende e de Van Soest nos fornecem informações suficientes sobre a composição química de determinado alimento
18. O uso dos alimentos de origem animal é permitido para todos os animais? Quais as implicações do seu uso? Cite exemplos. R= Não, á proibição do uso de resíduos de animais (cama de frango e farinha de ossos, por exemplo) na alimentação de ruminantes, na alimentação de bovinos, se dá por causa do risco de contaminação e disseminação de doenças como botulismo e encefalopatia espongiforme bovina-EEB, popularmente conhecida como doença da Vaca Louca. No Brasil a Instrução Normativa no.8, de 25 de março de 2004, proíbe em todo o território nacional a produção, a comercialização e a utilização de produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal.
19. Descreva a importância da análise de Matéria Seca. R= ela é feita para auxiliar no manejo da pastagem, nos ajustes de dietas de confinamento, na produção e fornecimento de alimentos volumosos. Etc.
20. Descreva o processo de análise de Matéria seca. R= A determinação da matéria seca é feita em laboratórios ou no próprio empreendimento rural. Ela consiste em pesar uma determinada quantidade de alimento (passo 1), colocá-lo para secar em uma estufa, forno ou micro-ondas (passo 2) e então pesá-lo novamente (passo 3).
21. Qual a importância do FDN e FDA na alimentação de ruminantes? R=O termo FDA refere-se a celulose, lignina, sílica e proteína, sendo utilizada para quantificar a hemicelulose por diferença da FDN. A fibra estimula a mastigação, serve como substrato aos microrganismos, contribui para manutenção dos padrões fermentativos e estabilidade do ambiente ruminal.
22. O que seria conversão alimentar? R= capacidade do animal converter o alimento em uma unidade de produto animal.
23. O que seria eficiência alimentar? R=é definida simplesmente pela quantidade que um animal produz (em kg, l, ovos etc.) por kg de matéria seca (MS) consumida. É a quantidade de produto animal obtida por uma quantidade unitária de alimento.

Outros materiais