Buscar

Resumo critico do documetario Garapa ENTREGUE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOCUMENTÁRIO : GARAPA
Garapa é um documentário brasileiro de 2009, dirigido por José Padilha, filmado por uma pequena equipe , que por mais de 45 horas durante quatro semanas, acompanhou o cotidiano na cidade de Choró no interior do Ceará de três famílias em estado precário de alimentos, onde muitas vezes as suas dietas se restringem apenas a ingestão de “garapa”( por isso a escolha do título),o melado fervido, já que o saco de açúcar é o que compensa comprar, conforma relata um dos entrevistados .
O filme retrata uma das formas de se morrer de fome, que é de comer mal e sofrer aos poucos com a carência nutricional. As questões Sociais e a desigualdade social também demonstram outros sentidos para a fome, a medida em que ela é determinante social que aponta para a pobreza, a ausência de cidadania e a exclusão social. Mostra claramente de forma crítica a miséria e a insalubridade gritante, retratando de forma tão real a fome em suas cenas chocantes.
As condições sanitárias ,assustadoras relatam o desleixo das autoridades com aqueles que ali vivem .Demostra locais esquecidos pelo poder público, sem infraestrutura compatível com a vida, na qual demostra as crianças com várias feridas e micoses pelo corpo comendo sentadas no chão e com muitas moscas ao redor pousando sobre a comida e sobre a pele delas .
Diversos fatores são ali mostrados a cada nova cena, como o alcoolismo, o descontrole de natalidade e o desemprego.
É perceptível o esforço e a luta das mães para manter firme a família, mesmo com escassez de alimentos e água.
Outro ponto que se pode observar é a realidade do papel do homem na família, envolvido no alcoolismo que se trata de um sério problema de saúde pública, o homem mesmo em toda miséria retira o pouco que tem para comprar a bebida e saciar seu vício.
São pessoas que precisam de ajuda urgentemente, pois o governo ajuda, mas não de forma completa.
	Uma das três famílias, reside na zona Urbana é a única que recebe acompanhamento da Assistente Social que da assistência na da área da saúde onde é acompanhado o crescimento da filha mais nova que é desnutrida, recebe informações sobre planejamento familiar e cuidados com a saúde e higiene da família, porem o pai que é alcoólatra , não é assistido por nenhum órgão competente como por exemplo o CAPS.
As outras duas famílias que residem na zona rural, uma delas recebe o benefício do governo FOME ZERO, uma quantia baixíssima, porém de suma importância para a subsistência da família por ser a única fonte de renda.
Foi relevante o conteúdo abordado no documentário para a formação acadêmica enquanto estudante de Serviço Social, pois, mostra que apesar das condições de trabalho não serem totalmente favoráveis , a Assistente Social não deixou de fazê-lo , utilizando o diálogo como instrumento para mediar situações .Também inspira o desejo de buscar garantir o cumprimento das direitos daqueles que se encontram desassistidos socialmente.

Mais conteúdos dessa disciplina