Buscar

contex socioantropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNIVERITAS
NOME DO CURSO: PEDAGOGIA
NOME DA DISCIPLINA: ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR (a): MARJONE SOCORRO
NOME DO TUTOR (a): MARIA EMÍLIA
NOME DO ALUNO: JÉSSICA SILVA DE SOUSA
	 
Para compreender e finalizar nossos estudos, entendemos que seria importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:
 
1-      Tragam como feedback um exemplo de inclusão social como compromisso social da educação nas práticas pedagógicas, além de demonstrar essa prática na maioria das escolas brasileiras.
2-      Elaborem sugestões de como a educação se comporta diante das desigualdades e diferenças, nas práticas pedagógicas das escolas no Brasil.
Respondam e lembrem-se de que suas considerações deverão conter no máximo 30 ( trinta) linhas.
 Para dar a inicio na contextualizada, cito o Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Parágrafo único. Trago como feedback o Programa MecDaisy, o projeto amplia inclusão de pessoas com deficiência ao converter texto em áudio, Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. “O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários”, enumerou o analista de sistemas da UFRJ, João Sérgio Assis, que participou da equipe de desenvolvimento da ferramenta. Por meio do acesso ao Mecdaisy, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em computação pode produzir livros digitais falados e ler as obras com mais autonomia. “Esse é um passo importante para fortalecer a educação inclusiva porque a ferramenta permite o manuseio do livro falado e navegabilidade simplificada”. Acredito que a inclusão é um processo social, não somente a escola más a exercício da cidadania, da não discriminação e fazer com que os outros alunos sociedade em si deve estar sempre na luta por uma inclusão social de verdade. Pois, mais do que a garantia de uma legislação específica; temos que mudar a cultura da sociedade brasileira, na conscientização por parte da família e escola do “enxerguem” e sintam que a pessoa com deficiência é uma pessoa que pode possuir alguma limitação más que tem capacidade, de aprender e de trabalhar, brincar, interagir e que tem sentimentos como qualquer outra
 Referencias: 
www.planalto.gov.br › ccivil_03 › _ato2015-2018 › lei
 https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/os-desafios-da-educacao-especial-inclusiva-no-brasil/a-inclusao-social-na-educacao-brasileira/ycfaoku7y0
https://educacaointegral.org.br/experiencias/colegio-rs-e-exemplo-de-inclusao-de-estudantes-deficiencia/
http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial-sp-598129159/programas-e-acoes

Outros materiais