Buscar

2ª Avaliação

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
Universidade Federal da Integração Latino-americana 
Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território
Geografia (licenciatura) e Geografia (bacharelado).
Disciplina: Ética e Ciência
2ª Avaliação (08/04/2021)
Docente: Tito Alencar Flores
Discente: Karoline Oliveira Alfaia 
1) Defina e avalie o egoísmo moral.
Obs. O que é o egoísmo moral e apresentar sua opinião sobre ele (se ele se sustenta ou não e porquê).
O egoísmo moral é uma teoria do tipo hedonista, o hedonista defende a busca por prazer como finalidade da vida humana, já o egoísmo agi sempre e unicamente em função daquilo que é efetivamente melhor para si. A explicação da moralidade deve ser dada em termos de felicidade, bem estar ou de prazer, logo, o egoísmo moral seria o que move o sujeito à promoção do seu interesse pessoal, mesmo quando ajudamos os outros, só se faz o que é mais vantajoso para ele.
Do meu ponto de vista, o egoísmo moral é o fruto de um comportamento exclusivista, onde o indivíduo coloca seus interesses, desejos e necessidades em detrimento dos demais. Nessas pessoas, o “eu” se encontra no centro do universo, por isso, o pensamento é voltado sempre para si. Com essa perspectiva, se sentem merecedores de privilégios, vantagens e atenção, mas são incapazes de operar na reciprocidade. Além disso, são cegos emocionais, isso significa que a dor do outro não lhes causa comoção, dando um exemplo da atualidade perante esse período pandêmico, um rapaz que fazia parte de uma ONG em Manaus-AM chegou a desviar vários cilindros de oxigênio bem na época extrema da cidade onde os leitos de hospitais se encontravam sem oxigênio para seus pacientes, de 5 cilindros ele executavam o desvio de 2 para se auto beneficiar externamente via sites de vendas, e os cilindros que sobrava ele efetuavam a entrega nos hospitais além de fazer fotos e postagens nas redes sociais para se autopromover.
A etimologia da palavra define o centro da questão: Ego (eu); ismo (doença). O egoísmo é o eu doente, uma doença perversa, que além de fazer mal ao próprio doente, adoece também aquele que convive com ele.
No entanto, há algumas controversas quanto ao egoísmo moral, sendo uma delas a que foi citado na quarta vídeo aula, sobre o discurso do ‘trabalhar para receber’. Ato esse que gera desconforto para o individuo que julgamos aqui ser moralmente egoísta, pois, a moral egoísta tem como finalidade maximizar o prazer ou a felicidade dela e o ato do trabalho gera “desprazer”, encontramos então um conflito na própria teoria. Contudo, se olhamos por uma outra perspectiva, mesmo sofrendo 30 dias trabalhando a recompensa seria o pagamento onde traria novamente a felicidade, tornando a teoria mais uma vez plausível.

Continue navegando