Buscar

A gestão democrática está prevista na Constituição Federal e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A gestão democrática está prevista na Constituição Federal e, também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Mas, para que ela se concretize no âmbito das escolas públicas, o que se faz necessário? Aponte o elemento essencial a sua concretização.
Sua Resposta:
A gestão democrática deve ser concebida como participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar (pais, professores, estudantes e demais funcionários) na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos de tomadas de decisões.
Logo, a gestão escolar participativa e democrática contribui positivamente com a qualidade do ambiente escolar, tendo o gestor à frente da escola como líder que apoia estabelecendo as prioridades, além de organizar, avaliar e participar dos resultados das aprendizagens dos alunos (Lück, 2005). O trabalho escolar implica uma direção. Nesses termos, o diretor possui um papel fundamental na organização coletiva do trabalho pedagógico da escola a fim de promover a função social e a especificidade da educação escolar, de modo a dar intencionalidade ao ato educativo.
CONSELHO DA ESCOLA
            Leia o relato de experiência e aponte o fator essencial para o sucesso do Conselho da Escola, como mecanismo de ação gestora. Boa leitura.
            Na Escola Raios de Sol foi implantado o Conselho da Escola. Na primeira reunião do ano letivo, os conselheiros pediram para conhecer o projeto da escola e quais seriam as metas a serem alcançadas no decorrer daquele ano. A direção da escola desconversou, dizendo que por conta da mudança das políticas e dos direcionamentos do órgão estadual e federal, a escola estava esperando que tudo se acomodasse para pensar e planejar as ações. Os conselheiros disseram que isso não poderia acontecer e que a escola mesmo sem saber dos rumos a serem seguidos, deveria continuar fazendo o seu trabalho. Afinal, a escola precisa saber a direção a ser seguida, por isso se colocaram à disposição para construção do projeto educativo.
            A partir disso, é possível dizer que os conselheiros agiram corretamente? Por quê?
Sua Resposta:
Para um bom gestor, crescer não é o suficiente. É necessário manter o controle e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, garantir que a escola esteja oferecendo alto índice de aprendizado e influenciando positivamente todo o cenário ao seu redor. Logo o Conselho deliberativo escolar  é um órgão colegiado, constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, membros do magistério e diretor/a), que toma decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político- pedagógica da escola.
Tem como função fiscalizadora refere-se ao acompanhamento e fiscalização da gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar, garantindo a legitimidade de suas ações. Os conselheiros agiram de maneira contundente quando sinalizaram a criação de um projeto educativo, pois é também uma das suas funções. Atuar alinhadamente com a instituição escolar e quando houver algo que seja necessário uma atuação más incisiva, deve ser desenvolvida ou levada para discussão em pauta, junto com todos os membros que compõem a escola.

Continue navegando