Buscar

_Relatório Weller- Bárbara Pena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bárbara Beatriz Pena da SIlva RA:00118876
ROTEIRO PARA LEITURA ACADÊMICA
Profa Dra. Ana Paula Ferreira da Silva
Texto: Sociology of teaching
Willard Walter Waller, sociólogo e educador norte americano dedicou-se a estudar a sociologia nos âmbitos do conhecimento e da educação. Em sua obra Sociology of teaching, ele se dedica a analisar as relações sociais que acontecem dentro do ambiente social a partir da perspectiva do professor.
Na introdução da obra, o autor inicia falando que o professor não apenas ensina na sala de aula, como ele, também, aprende constantemente. Isso, segundo ele, acontece pois a escola se caracteriza como um ambiente que reproduz as relações sociais e de poder existentes na sociedade, mesmo ele dizendo que se afasta de algumas teorias organicistas, ele ainda considera a escola como um espaço, um "mini organismo social" que mimetiza a sociedade de alguma forma. Neste contexto o professor precisa se adaptar e aprender lidar com essas interações e não existe uma fórmula fixa, uma vez que a escola se caracteriza como um entrelaços de indivíduos e não de máquinas, logo conseguir compreender e agir em meio a essas relações interpessoais se torna algo essencial para o professor.
Waller disserta que para conseguir trabalhar em meio à essas relações, o professor desenvolve o que ele chama de discernimento, em inglês "insight". Esse discernimento se constitui como algo que é adquirido pelo professor ao longo da vida docente, da prática e não algo que se aprende na academia. Esse conceito trazido pelo autor, se constrói na vida do educador como algo fragmentado, rude. Logo, a intenção dele é tentar colocar em um quadro essa experiência empírica.
Para conseguir cumprir com seu objetivo, o autor irá, na introdução, Weller apresenta as tarefas que pretende elaborar ao longo do texto para conseguir atingir seu objetivo. Essas tarefas implicam em: descrever a vida social de dentro da escola, analisar este material descritivo e isolar os mecanismos que envolvem o discernimento empírico dos professores.
A partir das questões que apresenta na introdução o autor irá apresentar no capítulo II a escola com um microcosmo social, um mini organismo social e vai dedicar-se a caracterizar e conceituar como e porque isso se dá. Para tal afirmação o autor apresenta as relações entre os agentes que fazem parte do ambiente escolar. Apresenta tanta a relação entre professores e alunos quanto professores e gestão. Para isso ele traz também a mudança na educação e formação de professores a partir da conjuntura em que ele estava inserido e como se deu essa transformação.
Durante esses dois capítulos o autor estrutura seu pensamento, primeiro apresentando e justificando os pontos que irá tratar em sua obra e depois dedica seu esforço para caracterizar a escola como um organismo social e suas relações sobre a perspectiva do professor e se pautando no conceito de discernimento que se elabora a partir da vivência do educador.
Como um texto que analisa e se propõe a discutir relações na escola no início do Século XX apresenta questões que podem ser vistas até hoje nas relações escolares, como a discussão sobre as relações de poder e autoridade que se constroem e reproduzem na escola. Mas também apresenta diferenças principalmente se considerarmos as diferenças temporais e culturais de como a escola se constitui, uma vez que ele analisa escolas Norte americanas que se diferenciam, muitas em caráter estrutural, das escolas brasileiras tanto do mesmo período quanto contemporâneas.

Outros materiais