Buscar

ava direito e legislação 1 fase

Prévia do material em texto

No Brasil o Código Tributário Nacional é promulgado dois anos após o golpe militar, em 1966, sendo até o presente a base e todo arcabouço jurídico que versa acerca da questão dos tributos.
Leia com atenção as afirmativas dispostas a seguir.
A principal lei tributária vigente no Brasil é o Código de Impostos e Similares, promulgado em 1967, como complemento ao Código Tributário Nacional.
O Código de Imposto e Similares no Brasil foi aprovado apenas em 1986, com a redemocratização, solapando o papel do Código Tributário Nacional.
O Código de Impostos e Similares no Brasil foi revogado em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, levando a volta do Código Tributário Nacional.
Segundo o Código Tributário Nacional, os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
I, II e IV, apenas.
Questão 2
Texto da questão
Um dos princípios centrais do direito tributário promulga que a tributação deve se ancorar na lei, e tudo que for para além desta pode ser considerado como ilegítimo. O ICMS, por exemplo, é um tipo de tributação que de acordo com a legislação pode ser cobrado apenas pelo estado.
Leia com atenção as asserções dispostas a seguir.
Quando falamos em fontes materiais, nos referimos a natureza econômica, nesse caso, os fatos da realidade.
PORQUE
Quando falamos nas fontes do direito tributário falamos apenas em fontes formais.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 3
Texto da questão
A queda das monarquias e a ascensão das vias democráticas de acesso ao poder tiveram seu marco fundador lastreado na Revolução Francesa, que foi por sua vez o "estopim" para a eclosão de tantas outras revoluções.
Dado o contexto iniciado pela revolução francesa, com atenção, leia as afirmativas a seguir.
A independência dos Estados Unidos é também um fator relevante na gênese das democracias contemporâneas, assim como também o foi a Revolução Francesa.
A questão tributária teve papel fundamental, afinal, a principal razão para a eclosão dos conflitos se deu por conta dos elevados tributos cobrados pelas metrópoles.
Tanto a revolução francesa, como a independência estadunidense, inspiraram por consequência outros movimentos de libertação, como os que se deram no Brasil durante o término do século XVIII.
As revoltas que se deram no Brasil entre o término do século XVIII e o início do século XIX tinham como objetivo expressar a insatisfação quanto aos tributos cobrados por Portugal em relação ao Brasil.
É correto o que se afirma em.
Escolha uma:
I, II, III e IV.
Questão 4
Texto da questão
A tributação, enquanto prática pecuniária compulsória se associa às obrigações tributárias, onde basicamente uma relação, do ponto de vista jurídico, é firmada, contemplando-se nesse vértices pessoas de direito público que tem competência para instituir tributação em relação a pessoas juridicas e fisicas por sua da baliza da lei.
Leia com atenção as asserções dispostas a seguir.
A natureza jurídica do tributo se dá a partir de um fato gerador.
PORQUE
A qualificação do fato gerador depende tanto da denominação das características formais como da destinação legal dos produtos da arrecadação.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Prova avaliativa legislação e direito tributário ava fase 1 
Questão 5
texto da questão
Doutrinadores do direito tributário têm por costume afirmar que a obrigação tributária, em sentido estrito é “ex lege”, dito de outro modo, é algo que deriva da forma da lei.
Leia com atenção as afirmativas dispostas a seguir acerca da questão tributária.
A obrigação tributária entende que existe dever, por parte do (s) sujeito (s) passivo (s) de lidar com ob ônus tributário,
A obrigação tributária se configura como dever imposto em relação a sujeito passivo a partir da constatação de fato gerador respectivo.
A emissão de uma nota fiscal, por exemplo, tem como fato gerador a aquisição de um produto ou serviço
podemos dizer que obrigações tributárias acessórias podem ser reconhecidas enquanto deveres instrumentais.
Escolha uma:
I, II, III e IV.

Continue navegando