Buscar

Anotações das Aulas - Metodologia Cientifica

Prévia do material em texto

AULA 1
Metodologia cientifica: É o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar a natureza de um determinado problema, seja para explica-lo ou estuda-lo.
Epistemologia: Área que se ocupa da fundamentação da ciência;
Metodologia cientifica aplicada: É destinada a pesquisa e a elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
“Penso, logo existo” – Uma frase de Descartes;
O que significa conhecer?
R: Significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer;
Qual o valor do conhecimento para a vida humana?
R: É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana;
Conhecimento pode ser: 
- Senso comum ou conhecimento empírico;
- Conhecimento filosófico;
- Conhecimento cientifico;
- Discurso religioso ou conhecimento teológico.
Diferença de opinião e argumento: Opinião é subjetiva, se diz respeito a um sujeito e argumento é uma sequência lógica, parte de uma premissa e chega a uma conclusão.
AULA 02
 Razão: Tem várias acepções como razão humana, particular, universal, divina, etc. Cada um adicionado ao termo altera o sentido do conceito razão.
Racionalidade: Galileu acredita que o homem e o mundo são inteligíveis e suscetíveis de entendimento ao tentar refutar uma das ideias de Aristóteles. Por tanto, esse termo racionalidade, liga-se a ideia de racional dizendo assim que o ser humano é um ser racional, usamos meios racionais, que o mundo é racional, ou seja, o mundo e o humano são inteligíveis e suscetíveis de serem entendidos.
Sistemático: Denota o sentido de um todo organizado, interconectado em suas partes. É um processo de construção do conhecimento a partir de objetivos gerais e específicos que visam alcançar algum fim (pesquisa). Cada etapa da pesquisa dever estar interconectada formando um sistema coerente de procedimentos e ideias, constituindo, assim, um todo organizado.
Método: É o conjunto de procedimentos para atingir um objetivo, ou seja, uma maneira ordenada e sistemática de agir. Assim fez Galileu, de maneira ordenada, provando que Aristóteles estava errado através da queda das esferas. Por isso, nos acostumamos a dizer que uma pessoa é metódica quando segue um método de trabalho ou quando se preocupa com os detalhes.
Porque o método é tão importante?
R: Ajuda a compreender o processo de investigação; possibilita a demonstração; disciplina suas ações; ajuda a perceber erros; auxilia as decisões do cientista.
Procedimentos do método cientifico:
- Dedutivo: Significa dizer que o argumento dedutivo enuncia uma informação ou ideia já conhecida, ou seja, o método dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados, apresentando uma conclusão inevitável, a partir de dados gerais para dados particulares (lógica).
- Indutivo: Partimos de experiências específicas para alcançarmos uma regra geral (experiência empírica).
Processo de conhecimento:
AULA 03
Pesquisa: É uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método cientifico. 
- O levantamento de algum problema;
- A solução a qual se chega;
- Os meios escolhidos para chegar a essa solução, como os instrumentos científicos e os procedimentos adequados;
Pesquisa cientifica: Será considerada científica, se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme as normas metodológicas consagradas pela ciência.
Razão para fazer uma pesquisa:
- Razão de ordem intelectual, que decorrem do desejo de conhecer, são comuns nas dissertações de mestrado, nas monografias, nos artigos e nos trabalhos de conclusão de curso, em que a pesquisa é voltada para fins de conhecimento.
- Razão de ordem pratica, como próprio título diz, vem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo, que muitas vezes pode vir a ser útil e beneficiar a própria sociedade.
Aspectos de pesquisa (podem delimitar a busca):
- Classificação: Pesquisa pura, que envolve verdade e interesses universais, com o objetivo de gerar novos conhecimentos sem a aplicação pratica, motivada pela curiosidade do pesquisador. EX.: A origem do universo. Pesquisa aplicada, envolve verdade e interesses locais com o objetivo de gerar conhecimento para a aplicação pratica. Ex.: A busca pela vacina contra a AIDS.
- Abordagem: Qualitativa, tem o propósito de reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. É descritiva e utiliza métodos indutivos. Quantitativa, ocorre a coleta e analises de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa. Métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações.
- Objetivo: Descritiva, tem como objetivo principal descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Exploratória, Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade, com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo mais explícito ou viabilizar a construção de uma hipótese. Explicativa, O objetivo é identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, um aprofundamento de conhecimentos, porque se busca entender ou explicar as razões das coisas ― fato que amplia o entendimento.
- Procedimentos: Pesquisas bibliográficas, documental, de campo, histórica, comparada e estudo de caso;
AULA 04
Fichamento (Como utilizar e como elaborar).
- Quando utilizar: É utilizado quando precisa ser relembrado algum artigo ou livro, então, terá o fichamento para não precisar reler o conteúdo completo.
- Como elaborar: Escolher o tipo, por referência bibliográfica, e fazer anotações de partes importantes da leitura feita.
Diferença de resenha e resumo.
- Resenha: É um conteúdo crítico sobre determinada obra. Sua importância está em desenvolver a capacidade de proferir juízos críticos sobre a leitura.
- Resumo: Uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação.
AULA 05
Antes de iniciar uma pesquisa:
Passo 1: Escolher um tema;
Passo 2: Originalidade;
Passo 3: Revisão de literatura;
Passo 4: Justificativa;
Passo 5: Formulação do problema (perguntas a serem respondidas);
Passo 6: Determinação de objetivos;
Hipótese: São as possíveis respostas encontradas para o problema formulado;
Problematização: Requer a possibilidade de respostas, que compõem alternativas que devem ser consideradas e examinadas;

Continue navegando

Outros materiais