Buscar

Prova 3 (Discursiva) - Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Carolini Costa da Silva (1661409)
	
	Disciplina:
	Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
(Cod.:670244) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30610245
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, a maior preocupação da alfabetização é formar cidadãos letrados. A alfabetização e o letramento vêm sendo discutidos como dois processos inseparáveis, mas ainda há muitas dúvidas sobre a diferença entre um conceito e outro. Nesse sentido, muitos autores pesquisadores têm contribuído para esclarecer melhor estes dois termos. Com base no exposto, disserte sobre o que é letramento no contexto escolar.
	Resposta Esperada:
O letramento é um conceito recente para designar as práticas sociais de leitura e escrita, e não se refere só à capacidade de ler e escrever, é mais do que estar alfabetizado. É saber utilizar e resinificar seus conhecimentos de leitura e escrita em prol das suas necessidades humanas e sociais.
	2.
	Há uma estreita relação entre a alfabetização e o letramento, estes são considerados aliados nas conquistas de espaços sociais, pois a  escrita tem múltiplas funções. Disserte sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente educativo, mencionando a diferença entre alfabetizar e letrar.
	Resposta Esperada:
A escola é considerada a mais importante agência de letramento, pois é nela que se tem acesso ao ensino formal da escrita. A alfabetização refere-se a decifrar códigos e a alfabetização em compreender e saber empregar. Alfabetizar é diferente de letrar, mas é parte integrante do processo. A escola é mediadora entre a alfabetização e o letramento. Na escola aprendemos sobre o processo de escrita que, posteriormente, será usado no meio social de acordo com nossas necessidades.
Parte inferior do formulário

Outros materiais