Buscar

narrativas midiaticas av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Ainda sem escrita e sem o registro por escrito dos fatos históricos, os gregos na Antiguidade Clássica acreditavam, então, nos deuses. A tragédia, como modalidade de representação do gênero dramático (teatral), mostrava que mortais não poderiam fugir da ira, dos caprichos e da vontade desses deuses, como vemos em Édipo Rei, peça de Sófocles de 427 a.C. Explique a importância da mímesis, do mito e da catarse para a tragédia.
Resposta: A Mímesis é a representação da realidade, sendo assim, era importante porque a imitação das pessoas e do mundo dos artistas.
O Mito é a imitação e composição de ações, ele foi importante porque com ele explicavam a vida, a origem do mundo, fenômenos naturais. Era basicamente todas as coisas que tinham ao redor do homem.
A Catarse é o que provoca a descarga emocional, ou seja, é o sentimento que o público vai ter ao vê aquela tragédia.
2- O que é a jornada do herói? Como ela se insere nos três atos da narrativa?
Resposta: A Jornada de Herói é uma técnica utilizada que tem como objetivo mostrar a transformação de uma pessoa em herói, ou seja, o protagonista supera vários desafios e provocações até alcançar uma recompensa final, se tornar um herói. 
Essa jornada se divide em 3 fases principais:
1- Partida, separação: é quando o personagem começa em seu mundo comum e começa a se aventurar em um mundo desconhecido. Inicialmente ele recusa esse chamado do desconhecido por medo e se mantem em seu mundo. Depois ele se compromete encontrando com um mentor , atravessando totalmente para o novo universo.
2- Descida, iniciação: Acontece uma série de testes e provocações para o herói enfrentar, encontra itens que vão ajudar no seu futuro. Depois tem o momento em que ele quase cai em tentação, algo que desvia ele do objetivo e depois de enfrentar esses fatores ele chega ao seu objetivo final.
3- Retorno: Depois do cumprimento do seu objetivo ele se recusa a voltar a sua vida comum e encontro o equilíbrio em os dois mundos, também passando seu conhecimento a diante.
3- Sobre os gêneros cinematográficos, qual é a importância deles para a constituição de Hollywood como uma indústria cultural e como eles veiculam ideologias?
Resposta: Os produtos cinematográficos estão ligados ao contexto histórico e politico de sua produção, fornecendo projetos políticos, militares e econômicos.Com isso, ele consegue influenciar em padrões de comportamento, propagação e naturalização de verdades absolutas.
4- Qual é a importância do ponto de vista/foco narrativo em uma história. Explique com exemplos da literatura ou do cinema discutidos em aula.
Resposta: O foco narrativo é quando o narrador é um dos personagens, como em O Sol na Cabeça de Geovani Martins.
5- A partir dos anos 1950, a modernização da sociedade leva à modernização do jornalismo. Esta última propõe espaços distintos para a informação e a opinião. A partir de que exemplos podemos afirmar que essa distinção não é tão radical assim?
Resposta: A Informação é aquilo que o texto jornalístico esta passando para o leitor, a opinião é a conclusão pessoal a respeito desses fatos, como por exemplo as propaganda de produtos.

Continue navegando