Buscar

Resumo do tratamento da polpa viva e da polpa morta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do tratamento da polpa viva e da polpa morta.
Discente: Maria Paula Pereira Ribeiro
 A importância da diferenciação das condições clínicas na prática é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo ser classificados em três tipos: dentes polpados, dentes despolpados e casos de retratamento. O tratamento endodôntico de dentes com a polpa vital também é denominado de biopulpectomia é quando se tem uma agressão superficial, mas ainda terá polpa viva que pode estra normal ou inflamada ou quando houve fracasso no tratamento conservador. Há casos em que a polpa, apesar de não inflamada, precisa ser removida para tratamentos periodontais, protéticos ou cirúrgico. 
 Para o tratamento endodôntico, é indispensável o cuidado com a assepsia, para não levar microrganismos para o interior da do sistema radicular. Sendo necessária a esterilização de todos os matérias e o preparo do dente com a remoção total da carie, placa bacteriana, calculo, hiperplasias gengivais e a reconstrução da porção dentária perdida. Após o preparo do dente, faz-se a antissepsia com bochecho de solução, por exemplo, diagluconato de clorexidina a 0,12% por um minuto e o isolamento absoluto. Após o preparo da cavidade de acesso e remoção da polpa coronária, realiza-se profunda irrigação da câmara pulpar com solução de NAOCl na concentração de 2,5%, tem ação bactericida e também é um solvente de matéria orgânica, então ele vai agir tanto nas bactérias que estão colonizando aquela região como também vai dissolver os restos pulpares smear layer.
 Não exige ao certo um instrumento eficiente e atraumático que propicie o corte a remoção do tecido pulpar de forma controlada, alguns estudos apontam um maior uso da lima Hedstrom. Feito o corte e remoção da polpa, o preparo químico-mecânico é indicado para a mesma sessão. Depois existem duas possibilidades de tratamento: a obturação do sistema de canais radiculares na mesma sessão, apresentando inúmeras vantagens como, economia de tempo e material descartável, maior produtividade e início imediato dos procedimentos restauradores; ou a colocação de uma medicação intracanal, adiando a conclusão do tratamento para segunda sessão. 
 No entanto, se a polpa estiver necrosada, a característica de qualquer tipo de necropulpectomia ou retratamento é a presença de infecção, pode ter sido uma inflamação que evoluiu para necrose. Ou seja, além da importância da prevenção a introdução de novos microrganismos no interior do sistema de canais, deve-se eliminar a infecção endodôntica ou reduzir para que o tratamento ou retratamento, tenha sucesso. Sendo assim, o tratamento realizado em dentes com polpa necrosada, sem lesão periradicular aparente é o mesmo dos dentes em lesão visível radiograficamente. 
 Algumas escolas indicam o tratamento especificado para as três condições: sessão única para casos de polpa viva; duas sessões usando hidróxido de cálcio com condutor nos casos de polpa necrosada; e hidróxido de cálcio com condutor em varias sessões com trocas ou em duas sessões substituindo o veículo inerte por um biologicamente ativo (paramonoclofenol canforado, clorexidina ou iodeto de potássio iodetado) nos casos de retratamento. 
 Ao longo do preparo químico-mecânico, as limas endodônticas produzem a remoção mecânica de microrganismos, seus produtos e tecidos degenerados, auxiliadas por uma substancia química que, maximiza a remoção de detritos através da ação mecânica da irrigação e aspiração, mas também pode exercer um efeito químico significativo, desde que possua ação antimicrobiana e solvente de matéria orgânica, como mostra uma pesquisa do professor Siqueira, em que utilizou solução irrigadora de hipoclorito de sódio e ele usou só uma solução salina e na outra, diversas concentrações de hipoclorito de sódio. Notou-se que a diferença de porcentagem de bactérias mortas foi muito pequena entre as soluções de hipoclorito, então o verificado mais importante foi o volume com o que se utiliza e a frequência em que é feita essa irrigação. Ressaltando a importância de sempre irrigar, aspirar e inundar entre uma lima e outra.

Continue navegando