Buscar

AVALIAÇÃO FINAL-Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos
	1.
	Com as novas tecnologias existentes a partir do século XX, o cuidado e a preservação documental ganharam impulso. A digitalização é um importante aliado na preservação dos documentos de papel, pois garante uma sobrevida à fragilidade material com que foram produzidos.  Cite as oito vantagens admitidas pelo Conarq no processo de preservação digital.
FONTE: CONARQ - CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital. Brasília: Conarq; Unesco, 2005. Disponível em: conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Carta_preservacao.
pdf. Acesso em: 14 mar. 2020.
	Resposta Esperada:
*Possibilita o conhecimento de acervos e seus respectivos instrumentos de pesquisa.
*Difusão de acervos que originalmente não são digitais.
*Auxilia na preservação dos documentos, pois os originais não são manuseados.
*Melhora o acesso à informação.
*Permite o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas.
*Promove a difusão e a reprodução dos acervos arquivísticos não digitais, em formatos e apresentações diferenciados do original.
*Auxilia na preservação e na segurança dos documentos originais que estão em suportes não digitais, por reduzir seu manuseio.
	2.
	Uma das maneiras de preservar informação em livros é a realização da cópia de um suporte para outro, uma mudança de matriz. Numa linha de tempo, a Antiguidade utilizava manuscritos feitos por copistas. Com o tempo, o processo seguiu para edições fac-similares, reimpressões, chegando à microfilmagem com o avanço tecnológico. Explique como na atualidade é processada essa forma de preservar livros.
	Resposta Esperada:
*Atualmente, os livros são preservados em seu formato físico, preferindo o uso do formato digital. *A tecnologia digital de vários dispositivos, como computadores, laptops, celulares, e-readers, entre outros, *permite a disseminação da informação e do conhecimento com acesso mais amplo.

Continue navegando