Buscar

CARTA DE INTENÇÕES PEDAGÓGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARTA DE INTENÇÕES PEDAGÓGICAS
MINI GRUPO I C/D
2021
PROFESSORA MYLLENA
Queridos familiares,
Esta carta tem como objetivo demonstrar os objetivos para com os pequenos e quais serão as estratégias adotadas para alcançá-los. Um dos grandes propósitos que temos neste ano é garantir a segurança e proteção de nossos alunos, famílias e parceiros diante da situação de saúde que enfrentamos atualmente, dessa forma o CEI Vitória já tomou medidas preventivas para conter o vírus da COVID-19 e segue todas as normas decretadas e protocolos de saúde. Além disso tenho a intenção de conscientizar os alunos sobre como se proteger do vírus, de maneira lúdica como brincadeiras de lavar as mãos, cuidado com os alimentos, contato físico com os demais, entre outros.
Após quase um ano inteiro em casa com a volta de nossos alunos, esperamos que eles voltem a conviver com outras crianças e adultos no ambiente escolar, brincar de diversas formas ampliando seus conhecimentos, imaginação, criatividade, explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens, conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, que são os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, previstos na BNCC.
Conforme as necessidades dos alunos da turma, nesse ano buscarei trabalhar a autonomia deles, de forma a incentivar que eles façam suas ações sozinhos quando puderem, como se sentar a mesa, comer, lavar as mãos, buscar algum brinquedo, ir ao banheiro, calçar o sapato, e quais ações mais se sentirem preparados para fazerem só, tornando-se cada vez mais independentes. Quero que eles se sintam confortáveis em sala de aula, enxergando a escola como uma extensão de seus lares e sentindo-se agradáveis e seguros ao encontrarem as professoras e seus colegas.
Contudo para que eles se desenvolvam cada vez mais seguirei os campos de experiências propostos pela BNCC que nortearam a programação durante esse ano, fazendo que nossos alunos sejam cuidados e educados com muita dedicação, carinho e atenção de acordo com as pretensões. O primeiro campo de experiência trata-se do “O eu, o outro e nós” onde trabalharei a percepção dos pequenos em relação a eles mesmos, os colegas, professores e familiares, e a sua percepção no grupo, seja no escolar ou familiar, pois é na escola que o aluno entrará em contato com grupos com hábitos e costumes que diferem os seus e de seus familiares, logo pretendo mostrar a eles diferentes formas de se relacionar para que assim eles consigam distinguir semelhanças e diferenças sobre si, seus familiares, sua família e os outros.
O segundo campo de experiência que trabalharei será o Corpo, gestos e movimentos, a proposta aqui é mostrar para eles o que eles são capazes de fazerem com o corpo, atividades que desenvolvam a coordenação motora fina e grossa, atividades para que reconheçam e saibam quais são as partes que compõem o seu corpo, tais como os seus cinco sentidos, e diferentes sensações como frio/calor, também importante frisar aqui o respeito do espaço do outro como tocar no colega sem machucar. Tudo isso através de brincadeiras, músicas e jogos que tragam essa temática para que descubram por si.
No campo de experiência Traços, sons, cores e formas serão trabalhado atividades com as cores, para que eles reconheçam e saibam diferenciá-las, brincadeiras musicais, criação de instrumentos, os nomes das formas com jogos de encaixe, tudo de forma lúdica e prazerosa para os pequenos. Apresentarei diferentes expressões artísticas e demonstrações diferentes da arte.
Já no campo Escuta, fala, pensamento e imaginação, pretendo incentivá-los bastante a fala, questionando-os e criando oportunidades para que eles se expressem, também que escutem os colegas, a professora. Serão contados histórias, contos, fábulas, poemas, para eles, com ou sem a utilização de livros para que possam manifestar a imaginação através delas, e aprender a diferenciação de diferentes gêneros literários. Tudo com o objetivo de aguçar a curiosidade dos alunos.
O último campo que trabalharei será Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, nesse campo o objetivo é trabalhar com atividades lúdicas que trarão noções matemáticas de contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc. Através de jogos, brincadeiras e atividades que promovam experiências divertidas e engrandecedoras aos alunos, para que possam aprender brincando.
Para finalizar eu espero que esse ano seja um ano melhor para todos e que os alunos possam se desenvolver da melhor maneira possível e com segurança. Me comprometo a cada dia levar mais experiências enriquecedoras de forma lúdica e que os encante para que sempre busquem por mais conhecimento e que nunca percam a essência curiosa de criança.
Atenciosamente
Professora Myllena

Continue navegando