Buscar

PROJETO - AÇOES DE ENDOMARKETING NO ÂMBITO ESCOLAR - Prof

Prévia do material em texto

4
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA
NÚCLEO-GUARARAPES 
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ELIZANGELA PEREIRA DE MENEZES
 
AÇÕES DE ENDOMARKETING NO ÂMBITO ESCOLAR: contribuições para geração institucional e posicionamento estratégico
RECIFE
2020
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA
ELIZANGELA PEREIRA DE MENEZES
AÇÕES DE ENDOMARKETING NO ÂMBITO ESCOLAR: contribuições para geração institucional e posicionamento estratégico
Projeto apresentado como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina de Estudo Orientado I, sob a orientação do professor Tiago Rocha.
 
RECIFE
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 JUSTIFICATIVA	4
3 PROBLEMA	5
4 HIPÓTESE	6
5 OBJETIVOS	6
5.1 Geral	6
5.2 Específicos	6
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA	7
7 METODOLOGIA	9
8 CRONOGRAMA	10
REFERÊNCIAS	11
APÊNDICE		12
1 INTRODUÇÃO
No contexto contemporâneo, as empresas buscam diferenciar suas estratégias de forma a melhorar sua competitividade no mercado. Por um longo tempo, as organizações tinham como foco sua aparência física, havendo um cuidado especial com a estrutura do prédio, com a sua limpeza, sua decoração, enfim, simplesmente com sua "fachada", na tentativa de passar uma boa impressão para as pessoas com as quais mantinham relações comerciais. Aos pouco, as empresas foram observando e se preocupando, também com a sua imagem perante seus funcionários, através das pessoas que nela trabalham, continuava emitindo sinais de que as coisas não corriam tão bem.
Neste cenário, surge uma ferramenta organizacional de suma importância, denominada endomarketing, ou marketing interno, tem como objetivo principal, a valorização do cliente interno das empresas, os colaboradores. Garantir que os alunos, principais clientes dos estabelecimentos educacionais, tenham suas necessidades atendidas é fundamental para que uma instituição possa se consolidar. 
Para tanto, faz-se necessário que todos os envolvidos neste processo estejam comprometidos com os objetivos organizacionais (DUGAICH, 2005). Partindo dessa premissa, notam-se fortes correlações entre as atitudes dos empregados e as percepções da qualidade do serviço entre os clientes da mesma instituição. A intenção é observar a instituição como organismo vivo que desfruta dispõe vontades, desejos e anseios. 
As constantes mudanças no mercado consumidor, com o surgimento de novos concorrentes, é preciso buscar e desenvolver estratégias inteligentes para que uma empresa se mantenha no mercado, é devido a essa necessidade que muitas estão voltando a sua atenção para os seus colaboradores, buscando conhecer as suas necessidades e preferências, percebendo assim que funcionários motivados, satisfeitos com ambiente de trabalho, desempenham suas funções com mais dedicação e competência (NUNES; SOUZA, 2012, p. 03)
Sendo assim, é possível ver a relevância do uso do endomarketing como ferramenta de gestão, melhorando, assim, a qualidade e o ambiente de trabalho dentro da organização, proporcionando um melhor desempenho e qualidade nas atividades realizadas.
A proposta desse projeto é mostrar a percepção dos colaboradores sobre as ações de endomarketing utilizadas pela instituição de ensino e as contribuições para geração institucional e posicionamento estratégico.  
2 JUSTIFICATIVA
Com a velocidade e avanço que com que as mudanças vêm acontecendo, as organizações estão observando a necessidade de implantar o endomarketing, por se tratar de uma ferramenta de suma importância dentro do âmbito organizacional. O funcionário tem que se comprometer com a instituição, ofertar o seu melhor, e consequentemente o cliente externo estará satisfeito. Partindo desses pressupostos destinados a aplicar técnicas de endomarketing em organizações de forma a conscientizar e demonstrar para seus gestores a importância de valorizar e investir na capacitação e desenvolvimento de funcionários de forma orientada ao serviço e ao cliente.
Baseado nas constatações supracitadas, o estudo das práticas do endomarketing torna-se primordial e relevante para as organizações que, diante de um ambiente competitivo e mutável, desejam compreender melhor seus clientes. Contudo, a relação entre colaborador e cliente externo, não dever se restringir apenas de contratação, consumo e prestação de serviços, devem ser mais afinados. A empresa deverá proporcionar todo suporte para alcançar suas metas e por sua vez precisa capacitar valorizar seus funcionários, permitindo está ciente da realidade da instituição.
3 PROBLEMA
Numa escola o gestor necessita investir a sua atenção e dedicação em seus funcionários, aplicando práticas que os incentive, essa é uma forma de mantê-los motivados e dedicados com o trabalho, exaltando o potencial dos funcionários, independentemente de sua posição profissional e tarefa executada.
 Nas instituições privadas de ensino, os colaboradores visam reconhecimento e ascensão profissional, fatores determinante para o sucesso, tanto pessoal quanto institucional. Desta forma, as pessoas são observadas como fatores estratégicos e essenciais. As escolas buscam a satisfação do seu cliente externo, por meio de troca de bens e serviços, pelo alcance de seus objetivos. Porém, para obter os interesses alcançados, é imprescindível a concretização dessas realizações é o funcionário da empresa. Atualmente, existe uma preocupação com os clientes internos, com relação à satisfação dentro da empresa.
O colaborador é o agente principal neste cenário, no desenvolvimento da escola com o cliente, para obter a confiança. Sendo assim, o endomarketing, parte do conceito que os funcionários são o primeiro mercado, interno, para a organização, isto é pré- requisito para o sucesso do marketing externo. Ao investir na capacitação de seus funcionários, propondo treinamentos, incentivando a fazerem cursos ou os levando em seminários da área educacional, o gestor está mostrando que valoriza sua equipe e que procura maneiras de contribuir profissionalmente. Portanto, quando o colaborador trabalha numa empresa que apresenta formas de aprimorar o seu lado profissional, o mesmo dar o melhor de si em sua função, já que a instituição está investindo nele.
Fundamentado na relevância para a instituição e com base nas premissas supracitadas, este projeto pretende responder à seguinte problemática: a empresas a ser estudada pratica o endomarketing? Qual a percepção dos colaboradores sobre as ações de endomarketing utilizadas pela instituição?
4 HIPÓTESE
Quando as ações de endomarketing são bem aplicadas, a tendência é os colaboradores criarem um relacionamento duradouro com a empresa onde trabalham, as ações de endomarketing permite a revitalização e o fortalecimento da cultura organizacional, o sucesso da empresa é resultado da satisfação dos clientes internos e externos. Sendo, necessário conhecê-lo a fundo, seus interesses, valores, crenças e princípios, algo que somente é possível com um prévio conhecimento da cultura da organização. Baseado nas informações supracitadas, o projeto visa identificar através dos colaboradores, as ações implantadas pela instituição de ensino.
5 OBJETIVOS
5.1 Geral
Estudar a relevância da prática do endomarketing no âmbito escolar, buscando estratégias e elementos inovadores, tornando esta ferramenta poderosa, na construção e valorização dos profissionais da área de educação. 
5.2 Específicos
· Identificar as ferramentas do endomarketing utilizadas na instituição de ensino;
· Descrever a percepção dos colaboradores internos em relação às práticas de endomarketing da instituição;
· Analisar os instrumentos com mais potencial e eficácia para a prática do endomarketing e sua importância no fortalecimento da cultura organizacional.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Brum (2010), o significado de endomarketing pode ser facilmente identificado através da composição etimológica da palavra: “endo”, do grego, quer dizer “ação interior” ou “movimento para dentro”, portanto, endomarketing significa marketing voltado para dentro, ou marketing interno.Baseado em uma revisão da literatura sobre endomarketing, Silva (2008) enfatiza que os conceitos para o endomarketing estão focados em preparar e conscientizar a empresa e seus funcionários de que o próprio colaborador tem um papel fundamental para a manutenção de um bom relacionamento entre empresa e cliente.
Portanto, o objetivo da ferramenta é uma criação de cultura de valores, focada na valorização dos colaboradores, formando uma sinergia de onde a soma das partes é maior que um todo, desempenhando suas atribuições, reconhecendo que todos os departamentos dependem uns dos outros, para que sejam mais eficientes, desenvolvendo uma harmonia entre todos. Segundo Cerqueira (2002, p2), define: o próprio colaborador está conscientizado de que não é fator qualquer na produção, mas sim o fator principal do processo produtivo.
Contudo, concluí-se que o endomarketing, são todas as ações desenvolvidas pelas instituições focada para o cliente interno com a meta desenvolver a cooperação entre ambos. As mesmas são capazes incentivar o engajamento no funcionário e renovar de acordo com os objetivos e processos institucionais.
	São diversos instrumentos a serem inseridos para a implantação da ferramenta de endomarketing obter êxito. Para isso, é necessário que esses instrumentos estejam de acordo com a realidade institucional e concretizado a partir de um plano pré-definido.	
	Brum (1998), já numa abordagem operacional, relaciona, alguns instrumentos operacionais que podem ser utilizados:
· Palestras internas, programas para apresentar novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve;
· Jornal interno com a utilização de vários encartes;
· Cartazes motivacionais e informativos;
· Grife interna, que pode ser utilizada em roupas e acessórios;
· Memória, ou seja, o resgate da história da empresa, com o objetivo de passar a evolução da mesma às pessoas que a desconhecem;
· Radio interno, para divulgação de notícias;
· Vídeo jornal para divulgação de lançamentos e pronunciamentos de diretores e coordenadores.
Em suma, a instituição deve dispor diversos meios de comunicação, visando transmitir suas propostas, proporcionando um ambiente por sua vez, mais confiança e credibilidade a todos os colaboradores.
7 METODOLOGIA
Serão realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. No levantamento bibliográfico serão utilizados livros, artigos, revistas especializadas. Os materiais bibliográficos utilizados serão obtidos por meio da internet e bibliotecas.
Conforme esclarece Boccato (2006, p. 266), a pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação.
	A pesquisa de campo será realiza Colégio Nossa Senhora da Conceição, instituição da rede privada, localizada na Rua Guaraná, Q. 11, nº 01 – Ouro Preto, Olinda, o questionário composto por 11 perguntas, serão aplicados aos 124 colaboradores da instituição, no propósito de identificar as ações implantadas pela organização, os dados coletados, serão tabulados, analisados e interpretados. 
8 CRONOGRAMA 
	Etapa / mês
	Maio
	Jun.
	Jul.
	Agos.
	Set.
	Out.
	Escolha do tema
	x
	x
	x
	x
	x
	
	Pesquisa bibliográfica
	
	x
	
	
	
	
	Elaboração do questionário
	
	x
	
	
	
	
	Aplicação do questionário
	
	x
	
	
	
	
	Análise de dados
	
	
	
	x
	x
	
	Fichamento
	x
	x
	x
	x
	
	
	Escrita do TCC
	x
	x
	x
	x
	x
	
	Apresentação
	
	
	
	
	
	x
REFERÊNCIAS
BRUM, Analista de Medeiros . Endomarketing de A a Z: Como Alinhar o Pensamento das Pessoas às Estratégias de Empresa. 1.Rio de Janeiro: Integrare Editora, 2010.
BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing: o papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.
CERQUEIRA, Wilson. Endomarkting: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. 161p
DUGAICH, C.. Marketing de relacionamento nas instituições de ensino. In: COLOMO, S. S.. Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. Porto Alegre: Bookman, 2005
NUNES, M. L.; SOUZA, A. C. Endomarketing: os desafios na formação de equipes conscientemente comprometidas. Revista Cientifica da Faculdade de Balsas. 2012, Balsas, p. 1-15.
APÊNDICE 
 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
 NOME:
 IDADE:
 CARGO: 
 TEMPO DE EMPRESA:
 ESCOLARIDADE:
1. Há quanto tempo trabalha no Colégio?
( ) menos de um ano ( ) mais de um ano ( ) mais de dois anos	
2. Indique o setor que você trabalha
( ) Coordenação ( ) Docente ( ) Administração ( ) Zeladoria
3. Qual sua percepção quanto às ações de endomarketing desenvolvidas pela Colégio Nossa Senhora da Conceição? 
4. Essas ações são facilmente observadas pelo grupo de funcionários da empresa, sim ou não e por que? 
5. Na sua opinião, quais são os objetivos dessas ações? 
6. O Emdomarketing da Colégio Nossa Senhora da Conceição é apto de influenciar seu desempenho, de que forma?
7. As ações de endomarketing da empresa fornecem benefício para um ambiente de trabalho satisfatório, sim ou não e por que?
8. A comunicação interna da Colégio Nossa Senhora da Conceição é eficiente, sim ou não e por que? 
9. Você tem conhecimento dos valores e objetivos organizacionais, caso afirmativo, de que forma você obteve essas informações? 
10. Das ações de endomarketing utilizadas pela organização, quais são de sua preferência e por que? 
11. Você verifica proximidade entre o RH da empresa e seu grupo de colaboradores?

Continue navegando