Buscar

AD1 Teatro, Educação e Saúde 2020 2

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO 
DE JANEIRO
)
	Nome: Tais Silva Pereira
	Matrícula:
	Polo:
AD1 – Primeira Avaliação à Distância - 2020.2
Disciplina: TEATRO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Coordenadora da Disciplina: Professora Elza de Andrade
Mediadora Pedagógica à Distância: Professora Nathália Brito 
· AD1 na plataforma – Grupo 2 – Até 6ª feira, 04 setembro 2020. 
Conteúdo das Aulas – 1, 2, 3 e 4. 
Postagem das Respostas 
Online na Plataforma 
Até Domingo 13 de setembro de 2020. 
QUESTÃO 1 (2,5 pontos): Explique com suas próprias palavras, três conceitos principais que definem o paradigma moderno dominante, dando para cada um dos conceitos um exemplo prático de sala de aula. 
Dos conceitos que determinam o Paradigma Moderno dominante, o primeiro é o pensamento cartesiano de Descartes que significa a organização, razão e método em todo conhecimento científico. O segundo é o pensamento positivista, o qual se utiliza das ciências experimentais para decretar uma verdade e, por último o mecanicismo, onde o mundo, a natureza e o universo são fenômenos causais explicados pela a lei da Física. Respectivamente, podemos citar o método cartesiano pela organização das cadeiras e mesas em sala de aula, depois o tipo de avaliações tradicionais que pontuam o aluno a fim de classifica-lo, e por fim o aluno que realiza uma tarefa prática em aula.
QUESTÃO 2 (2,5 pontos): Para você quais são as principais ideias do novo paradigma chamado de “emergente”. Exemplifique com práticas pedagógicas de sala de aula. 
Considerando o conhecimento cientifico e as novas tecnologias, o paradigma emergente no século XX, estabelece ideias que integram o homem do mundo e da natureza, em outras palavras, são os saberes relacionados à parte orgânica e física. Neste sentido, o paradigma emergente tem caráter de integração e universal, como por exemplo, na prática pedagógica tem a ver com a questão do currículo ao ser elaborado deve apreciar o contexto do aluno. Ainda também, a interdisciplinaridade , o docente estabelece atividades que possam integrar conteúdos tradicionais como : Literatura com Biologia, Matemática com Ciências e por aí vai, sendo o aluno o sujeito da construção do seu conhecimento.
QUESTÃO 3 (2,5 pontos): “Na medida em que sentimentos, emoções e valores são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-me mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para escola”. Explique esta citação e dê três sugestões de como é possível torná-la real em sala de aula. 
Discute-se a questão da afetividade como um dos aspectos mais importantes para envolver o aluno com o propósito de tornar possível a aprendizagem. A abordagem cognitiva com afetividade na escola é primordial para estabelecer boas relações interpessoais, assim como dentro de sala de aula. A aula precisa ter um sentido para efetivar o processo de aprendizagem senão, para o aluno não há motivação e nem estímulo, é preciso saber o porquê de estar ali, ocupando aquele espaço. Desse modo, pode-se trabalhar propostas tais como : filmes cuja temática seja voltada para questões emocionais que facilitem a troca de afetos ; atividades de quebra-gelo (de conhecimento pessoal , por exemplo) ao iniciar efetivamente a aula ou para introduzir algum conteúdo; feiras interdisciplinares, feira de profissões , festival de talento etc. ( são ótimas atividades de interação e proporcionam experiências reais de acordo com a realidade de cada aluno). 
QUESTÃO 4 (2,5 pontos): O ser humano é capaz de pensar, sentir, criar, ser saudável ou ficar doente. Como a sala de aula, e a relação professor(a)-aluno(a) podem contribuir para desenvolver um espaço de saúde dentro da escola? 
A relação professor-aluno em sala de aula deve ser na base da afetividade, sendo assim de maneira contextualizada proporcionar momentos de integração com a questão da saúde. Ambos devem encontrar um espaço na escola em que haja propostas que trabalhem com prevenções, cuidados básicos, hábitos saudáveis valorizando diálogos e suas potencialidades.

Continue navegando